Partilhar

Cachorros para ter em apartamento pequeno

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 abril 2016
Cachorros para ter em apartamento pequeno

Ver fichas de  Cachorros

Se conta com um apartamento pequeno sem varanda nem jardim, não se preocupe, porque se quiser pode acolher também um cachorro, no entanto, este deve poder adaptar-se a um espaço reduzido, sem que isso diminua a sua qualidade de vida.

Ter um Pastor Alemão ou um Rottweiler em um apartamento é sinônimo de privar o animal das condições que precisa para ser feliz, pelo contrário, são muitos os cachorros de tamanho médio e pequeno que podem desfrutar plenamente de um espaço reduzido, mas entendendo sempre que os cachorros precisam de atividade física diária e que devemos nos comprometer a oferecer-lhes todos os passeios necessários.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você quais são as melhores raças de cachorros para ter em apartamento pequeno.

Também lhe pode interessar: 23 cachorros para apartamento

Pequinês

O Pequinês é uma das raças pequenas mais cativantes e conhecidas e, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores cachorros para ter em apartamento pequeno, tanto as raças puras como as cruzadas. Apesar de ser um cachorro independente, também é bastante carinhoso e facilmente se afeiçoa à casa e aos restantes membros da família.

É um cachorro muito seguro e forte que age como um excepcional cachorro de guarda, pois uma vez que não costuma ladrar dá alerta perante o mínimo ruído suspeito. O Pequinês precisa de muito exercício pelo que é ideal para pessoas maiores ou que desfrutem de uma vida familiar maioritariamente.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Pequinês

Dachshund

Mais conhecido como cão salsicha, o Dachshund carateriza-se por ter umas extremidades muito curtas em comparação com as proporções do seu corpo, é outro dos cachorros que podem conviver perfeitamente em um espaço reduzido. Trata-se de um cachorro muito inteligente que aprende rapidamente, de caráter dócil, protetor e brincalhão.

Apesar do seu tamanho reduzido, a verdade é que precisa de um dono que tenha experiência em adestramento, caso contrário o Dachshund pode ser um cachorro muito teimoso e difícil de obedecer.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Dachshund

Shih tzu

Esta raça é originária do Tibete e, pelo seu tamanho reduzir é ideal para viver em espaços pequenos, embora não devamos subestimar a sua aparência, uma vez que foi sempre uma raça bastante apreciada pelas suas qualidades como cachorro de guarda. Tratam-se de cachorros leais, carinhosos e sociáveis, que além disso se mantêm alerta para proteger a casa.

São carinhosos com pessoas e outros animais, pelo que é ideal quando tenhamos acolhido também outros animais de estimação ou quando convivemos com crianças pequenas. Apesar deste cachorro ser ideal para um apartamento de dimensões reduzidas, precisa de cuidados diários, neste caso devemos dedicar-nos ao seu bonito pelo.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Shih tzu

Bulldog Inglês

Apesar da sua aparência, o Buldogue ou Bulldog Inglês é um cachorro dócil e calmo como poucos, que está sempre de bom humor e que não poupa na hora de mostrar afeto às pessoas com quem vive.

Também é um cachorro corajoso e seguro de si mesmo, que se comporta de forma pacífica e que não pede continuamente atenção aos seus donos, no entanto, como qualquer outro cachorro, precisa da presença dos mesmos.

É um cachorro de tamanho médio, que não precisa de exercício físico excessivo e, por isso torna-se ideal para viver em um apartamento pequeno.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Bulldog Inglês

Pug

O Pug é um cachorro pequeno originário da China, carateriza-se por possuir um temperamento muito carinhoso e brincalhão, no entanto isto pode-nos confundir uma vez que precisará de uma socialização desde filhote mais comprida e intensa que no outros casos uma vez que é bastante tímido e ciumento.

É um cachorro alegre e muito ativo, pelo que os passeios diários têm uma importância especial, após os seus primeiros anos de vida o Pug acalma e converte-se em um cachorro muito caseiro, ideal para ter em um espaço reduzido.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Pug

Bichon frisé

É um cachorro de tamanho reduzido e aparência cativante. Com a adequada socialização adapta-se perfeitamente ao ambiente de casa e torna-se adequado para conviver com crianças, sendo um ótimo animal de companhia.

O seu temperamento é bastante estável, sendo um cachorro muito calmo que também se recomenda especialmente para viver junto a pessoas mais velhas. O seu pelo precisa de cuidados especiais e periódicos, é necessário cortar o pelo ao redor dos olhos e limpar cuidadosamente as manchas de lágrimas.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Bichon frisé

Bichon Maltês

Trata-se de um cachorro de tamanho pequeno cujo peso oscila entre os 3 e os 4 quilos, por isso, é ótimo para viver comodamente em uma casa de dimensões reduzidas.

É excepcional como animal de companhia, uma vez que além de ser inteligente, comporta-se de forma bastante carinhosa e amigável, e age como um bom cão de guarda, ladrando no caso de ouvir o mínimo ruído desconhecido. Precisa de pouca atividade física, pelo que se torna adequado para conviver com pessoas mais velhas.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Bichon Maltês

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um dos melhores cachorros para ter em um apartamento devido ao seu pequeno tamanho, uma vez que o seu peso médio é de 3,1 quilos. Além disso, é um excelente cão de guarda pois está sempre em alerta e avisa-nos antecipadamente ao ladrar.

Apesar de não precisar de muito espaço, precisa de atenção contínua dos seus donos, carateriza-se por ser um cachorro tenaz, corajoso e super protetor com a sua família.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Yorkshire Terrier

Poodle

O Poodle ou Caniche é um cachorro adequado para espaços pequenos, nas suas variedades de tamanho médio, pequeno ou toy. O Caniche é um cachorro alegre, brincalhão e muito ativo e que conta com muita energia, pelo que precisa de bastante exercício para ser disciplinado, algo que é muito importante. Apesar de estarmos perante um cachorro adequado para conviver com crianças, pode desenvolver uma tendência destrutiva se não se socializar adequadamente.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Poodle

Cocker Spaniel

Tanto o Cocker Spaniel Inglês como o Cocker Spaniel Americano são cachorros de tamanho médio adequados para viver em um apartamento pequeno. Trata-se de um cachorro atlético, pelo que o exercício físico é muito importante para ele, embora também seja um excelente animal de companhia pois possui um caráter amoroso, obediente e desfruta da companhia da sua família humana.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Cocker Spaniel

West highland white terrier

Este cachorro originário da Escócia, conhecido também como westie, possui um peso corporal que oscila entre os 5 e os 10 quilos, pelo que se pode adaptar bem ao espaço reduzido de um apartamento.

É um cachorro que agradece bastante as demonstrações de carinho dos seus donos, no entanto, estamos perante um cachorro muito tenaz que possui o temperamento de uma raça grande, pelo que precisa de um adestramento adequado baseado no adestramento positivo e de um exercício físico moderado.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - West highland white terrier

Chihuahua

Este simpático cachorro originário do México chegará a pesar no máximo 3 quilos, dependendo da variedade, pelo que se pode adaptar perfeitamente à vida em um apartamento pequeno.

Ao contrário do que se possa pensar, trata-se de um cachorro muito inteligente e que se mantém em estado de alerta, embora também acabe desenvolvendo uma verdadeira devoção pelos seus donos, tudo isto converte-o em um ótimo animal de companhia.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Chihuahua

Ainda não se decidiu por uma raça em concreto?

Se está pensando em adotar um cachorro mas não sabe qual é a raça que melhor se adapta a si ou ao seu estilo de vida, recomendamos que consulte os seguintes artigos:

Lembre-se que não é por pertencer a uma raça que os cachorros se vão comportar de uma forma concreta, pois podemos encontrar muitas vezes um Bulldog Inglês muito nervoso assim como um Cocker muito tranquilo. Dependerá de cada caso.

Também é importante ressaltar que os cachorros sem raça de um tamanho grande, médio ou pequeno são igualmente ideais para um apartamento. Para isso, basta ir a um refúgio e conferir o nível de atividade do animal que desejar levar para casa. Por vezes o tamanho não importa mas sim o comportamento individual de cada cachorro.

Cachorros para ter em apartamento pequeno - Ainda não se decidiu por uma raça em concreto?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros para ter em apartamento pequeno, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário sobre Cachorros para ter em apartamento pequeno

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorros para ter em apartamento pequeno
1 de 14
Cachorros para ter em apartamento pequeno

Voltar ao topo da página