Ideal para

A galinha como animal de estimação

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 15 julho 2022
A galinha como animal de estimação
Galos e galinhas

Ver fichas de  Galos e galinhas

É possível ter uma galinha como animal de estimação? Certamente que sim, embora seja um mascote um tanto peculiar quando comparamos com cães, gatos, coelhos e hamsters.

O ideal é que a galinha disponha de um pedaço de terreno ao ar livre e um refúgio onde possa se abrigar e dormir. Não se recomenda prender a galinha dentro de uma jaula no chão, e pior ainda é deixar que ela ande livremente pela casa, já que muito provavelmente ela fará cocô em locais como sobre a televisão, no chão, sobre a mesa e as cadeiras, e pelo piso todo em geral. Pense que as galinhas têm uma "personalidade" abundante e dispersa, e você muito dificilmente conseguirá fazer com que ela use um local específico para depositar seus excrementos, como fazem os felinos.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos, portanto, sobre a galinha como animal de estimação, os cuidados necessários, exemplos de algumas raças que estão bastante populares e mais. Continue lendo.

Índice

  1. Imprinting em galinhas
  2. Acomodando a galinha na sua casa
  3. Cuidados com uma galinha de estimação
  4. Raças de galinha populares
  5. Raças de galinhas do Brasil

Imprinting em galinhas

O ideal para se ter uma galinha afetuosa é fazer o imprinting nela. O imprinting é uma reação normal nas aves e em outros animais, que, ao nascer, consideram os primeiros seres que veem como sendo seus pais. Por esse motivo, o ideal seria adotar um ovo a ponto de eclodir. Dessa forma, quando o pintinho nascer diante da sua presença, e você lhe proporcionar o seu primeiro alimento, ele irá te considerar para sempre como sendo a mãe dele. Com isso, ele vai te seguir e será mais receptivo aos seus ensinamentos, facilitando muito o seu adestramento.

Caso não seja possível fazer esse procedimento, você também pode acolher na sua casa um pintinho recém-nascido, cujo imprinting terá sido feito por outra pessoa. O pintinho não te reconhecerá como mãe, mas saberá que você é da sua mesma espécie (uma característica do imprinting é que o animal pensa que ele é igual a você, já que você é a mãe dele). Ele pensará que você é da mesma espécie que a mãe vista por ele pela primeira vez, e te aceitará.

Essa modalidade de adoção é a mais comum, já que tem a vantagem de que as galinhas já estarão com o sexo definido. Assim, você terá a certeza de adotar uma galinha em vez de um galo (que é uma ave mais complexa de domesticar do que as galinhas). Um pintinho que tenha convivido com sua mãe galinha jamais irá considerar que você seja da mesma espécie que ele. Sempre te verá como um possível predador, dificultando muito a sua domesticação.

Neste outro artigo te apresentamos uma série de sugestões de nomes para galinhas.

A galinha como animal de estimação - Imprinting em galinhas

Acomodando a galinha na sua casa

Antes de mais nada, é imprescindível que a sua galinha seja criada numa área externa, mesmo que seja em um pequeno curral só para ela. As galinhas devem ser criadas sobre a terra, já que esta absorverá as suas fezes e as transformará num fertilizante inofensivo.

Em um cantinho, dentro do espaço reservado para a ave, coloque um galinheiro protegido e cômodo, que estará resguardado dos elementos. No interior, disponha um poleiro de madeira onde a galinha irá dormir, e coloque também uma espécie de caixote para que a galinha ponha ou choque seus ovos.

É preciso ter cuidado com a convivência com outros mascotes, principalmente com os gatos, enquanto a galinha for filhote.

Quanto tempo vive uma galinha?

O tempo de vida médio das galinhas vai de 5 a 10 anos, o que varia bastante de acordo com a raça. Falando nisso, neste outro artigo falamos sobre mais de 120 raças de galinhas que são as mais conhecidas do mundo.

Uma galinha-d'angola, por exemplo, vive entre 6 e 8 anos. Já uma galinha sedosa ou também chamada galinha japonesa usualmente vivem de 4 a 8 anos.

A galinha como animal de estimação - Acomodando a galinha na sua casa

Cuidados com uma galinha de estimação

Você viu que o tempo de vida de uma galinha varia bastante mas é claro que, para que uma galinha tenha uma expectativa de vida mais longa, é necessário oferecer todo o cuidado necessário, espaço adequado e boa alimentação, como vimos nas seções anteriores. Além disso, sendo um animal de estimação que provavelmente adotamos desde a infância, não pode faltar o amor e as visitas regulares ao veterinário, que indicará as vacinas que a galinha deve receber e seu calendário desparasitação.

Aqui no PeritoAnimal já fizemos uma série de artigos com detalhes de cuidados com as galinhas:

Raças de galinha populares

Agora apresentaremos algumas raças de galinhas conhecidas e populares por também serem adotadas como animais de estimação:

  • Galinha sedosa: popular por sua beleza e plumagem macia, podendo colocar até três ovos por semana.
  • Galinha pinta asturiana: é uma subespécie da espécie Gallus Gallus Domesticus, com uma espetacular plumagem pintalgada de preto e branco.
  • Galinha menorquina: é uma galinha de tamanho grande nativa da ilha de Menorca, na Espanha. Seu tamanho é o maior dentre as raças mediterrâneas. Põe cerca de 120 ovos por ano. Sua plumagem é negra, e sua cara ostenta uma parte branca. Não é criada a nível industrial.
  • Galinha faverolles: é uma galinha da Alemanha. A peculiaridade desta raça é o colarinho plumoso que se destaca em seu pescoço. É uma grande poedeira de ovos, e um excelente mascote por seu temperamento pacífico.
  • Galinha ayam cemani: é uma galinha realmente espetacular. Da Indonésia, é completamente preta: penas, pele, olhos, bico, patas, unhas, ossos, carne, entranhas, etc. Só seu sangue não é preto, embora seja mais escuro.
  • Galinha australorp: é uma galinha de plumagem muito macia e muito lustrosa. Essa plumagem ostenta uma cor negra densa, com reflexos metálicos esverdeados. É proveniente da Austrália e tem sido adotada como galinha de estimação também por ser uma ótima poedeira.
  • Galinha sebright: é uma galinha maravilhosa, cuja raça foi criada em 1800, na Grã Bretanha. A característica principal dessa ave é a sua plumagem constituída por penas de cor branca contornadas com uma fina listra negra. Também ostenta uma elegante cauda erguida em forma de leque.
  • Galinha araucana: tem origem chilena. É uma galinha de tamanho médio que pode ser encontrada em diversas cores. Algumas simples e básicas, e outras muito complexas e misturadas. A grande particularidade dessa raça é que ela produz ovos de uma linda cor azul turquesa.
  • Appenzeller: é uma galinha de tamanho mediano proveniente da Suíça. Uma característica peculiar dessa raça é a crista emplumada sobre a cabeça, e sua preciosa cauda em leque. Seus ovos pesam entre 50-55g e têm cor branca.

Além dessas, podemos destacar essas outras raças de galinha como animal de estimação:

  • Serama
  • Cochim
  • Ameraucana
A galinha como animal de estimação - Raças de galinha populares
Imagem: Galinha pinta asturiana
A galinha como animal de estimação -
Imagem: Galinha ayam cemani

Raças de galinhas do Brasil

Se o que você busca é adotar uma galinha de estimação tipicamente brasileira, podemos citas algumas:

  • Barbuda do Catolé
  • Canela preta
  • Caneluda do Catolé
  • Galinha caipira
  • Paraíso pedrês

Agora que você já sabe como cuidar e viu alguns exemplos de galinhas como animais de estimação, não perca este outro artigo no qual explicamos por que galinha não voa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A galinha como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Galinha pinta asturiana
Imagem: Galinha ayam cemani
1 de 5
A galinha como animal de estimação