Partilhar

Akita Inu

Akita Inu

O Akita Inu ou também chamado de akita japonês é uma raça proveniente do Japão, Ásia, e no seu país natal é considerado um tesouro nacional. Também se tornou objeto de veneração como símbolo de boa saúde, prosperidade e boa sorte. Em sua honra, e graças à história de Hachiko, foi dado a esta maravilhosa raça um monumento nacional.

É comum que no nascimento de uma bebê na família ou diante de uma doença de um parente se ofereça uma pequena estátua de um akita inu. Este cachorro pertence à família dos spitz de criação natural desde há mais de 3.000 anos.

Origem
  • Ásia
  • Japão
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Aparência física

O Akita Inu é um cão de tamanho grande. Tem uma cabeça grande e peluda, além de um corpo forte e musculado. Tanto as orelhas como os olhos parecem ter formas triangulares. Tem um peito profundo e a cauda, como uma forma singular e arredondada que desliza por cima do seu dorso.

As cores do akita japonês são o branco, o dourado, o bege e tigrado. Tem duas camadas de pelo, esponjoso e volomuso. Mede entre 61 e 67 centímetros, variáveis segundo o exemplar e o gênero. Quanto ao peso, podem chegar até aos 50 kg.

Caráter do Akita Inu

Tem um caráter muito reservado e tímido, são tranquilos na maior parte do dia, adotando uma atitude calma inclusivamente em momentos de stress. A serenidade do cachorro é palpável. Trata-se de uma raça de cão muito equilibrada, dócil e bem resolvida. A lealdade que oferece ao seu dono é a característica mais forte e conhecida desta raça.

Embora seja muito desconfiado com os estranhos, trata-se de um cachorro que não atacará sem motivo, apenas perante a provocação e apelos de agressividade. É um excelente cão de guarda.

Saúde

Quanto ao tema de doenças, as mais comuns costumam ser a displasia da coxofemoral, patologias do sistema imunológico, de joelhos e disfunção das glândulas tiroides.

Cuidados do Akita Inu

Suporta sem dificuldade as intempéries. Ainda assim, devido ao seu pelo denso é aconselhável que seja escovado diariamente e com especial atenção nas épocas de mudança de pelo. Além disso, deve saber que se a sua alimentação for deficitária isso influenciará a beleza e saúde da sua pelagem, que pode ficar empobrecida e pouco reluzente.

O Akita Inu é um cão que precisa de uma dose média/alta de exercício todos os dias. Deve passeá-lo pelo menos duas vezes por dia tentando que corra ou faça algum tipo de atividade extra. Também é importante salientar que o Akita Inu pode adaptar-se tanto a uma casa como a um apartamento, onde será igualmente feliz.

Comportamento

A interação com outros cães é complicada, o Akita Inu é um cão dominante e embora não busque por confrontamentos criará inimigos para a vida se for desafiado. Desde filhote é muito importante socializá-lo com todo o tipo de raças de cães e outros animais para que não venha a ter problemas na etapa de adulto, onde se pode tornar mais violento. é um cão que requer um dono perito no trato de cães, que saiba impor a sua autoridade e o mais importante, se saiba utilizar o reforço positivo.

As crianças pequenas, especialmente as de casa, são muito queridas pelo Akita Inu, que não duvidará em protegê-las diante de qualquer ameaça. É paciente com elas sobretudo se as conhecer. Encontrará em alguns sites divergências sobre o aspeto do comportamento do Akita com crianças, e como tal é importante que saiba que o Akita Inu é uma raça muito especial, que precisará de um dono experiente e o principal: que lhe dê uma educação adequada.

Trata-se de um cão com muita força e de caráter muito marcado que tentará desafiar as pessoas mais fracas para conseguir ser o líder da hierarquia, é por esse motivo que recomendamos que as pessoas que tenham filhos e duvidem das suas capacidades como donos, depois de ler esta ficha, optem por outra raça que talvez seja mais dócil. Se pelo contrário, acredita que tem capacidade para controlar os impulsos do Akita Inu não duvide em ter um. A sua lealdade e inteligência são incríveis!

Educação do Akita Inu

O Akita Inu é um cão muito inteligente que requer um dono com personalidade forte. Se não veem uma atitude correta no seu dono, o cão tende a tomar as rédias impondo as suas próprias normas. Não o seguirá se não o considerar um líder digno, por este motivo nunca deve ceder diante das suas exigências. No Japão considera-se uma honra, um privilégio e uma demonstração de nobreza educar um Akita Inu.

Por vários motivos, os peritos nesta raça, aconselham a estimulação mental ensinando truques, obediência avançada e a identificação de vários objetos. Irá surpreender-se com as suas capacidades. Além disso, também de pode estimular fisicamente com atividades como o Agility. Todas as atividades tiver com o Akita Inu devem ter um limite de tempo de no máximo 1 hora diária, caso contrário o cão irá aborrecer-se e perder a concentração.

Curiosidades

  • O Akita Inu e a sua lealdade ficaram famosos no telão com o filme Sempre a seu lado, Hachiko no ano de 2009 (com Richard Fere). É um remake de um filme japonês que conta a história de um cão que todos os dias esperava o seu dono, um professor, na estação depois do trabalho. Depois da morte do seu dono, o cão continuou esperando o seu dono todos os dias durante 10 anos nessa mesma estação, sempre na esperança de o voltar a encontrar.
  • Foram várias as pessoas que observaram o comportamento de Hachiko na estação de Tóquio em 1925 e começaram a ofereceer-lhe comida e cuidados. Anos mais tarde a cidade inteira já conhecia a sua história e as autoridades ergueram em 1935 uma estátua em sua honra, estando o próprio Hachiko presente.

Fotos de Akita Inu

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Akita Inu

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Akita Inu

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
Lucas
Bom dia, adotei uma cadelinha à uns dois dias ... tem os pelos pretos,aparentando dupla pelagem,cauda longa, peitoral e patas brancas, deve ter uns 45 dias com mais ou menos 6 Kg. Gostaria de saber se a um artigo, para possível identificação de raça .
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lucas! Temos sim, esse artigo sobre como saber a raça do seu cachorro pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html
A sua avaliação:
Tayna Lira
É realmente um cachorrinho incrível, fiel esperto e leal aos que estão ao seu lado dorme no pé de nossa cama e acorda ansioso por nós, aprende onde deve fazer suas necessidades sem que nos preocupe. Só não sei qual ração certa dar a ele pois a que ele está comendo está deixando suas fezes mole.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tayna! Esse artigo pode te ajudar a escolher melhor uma ração para o seu cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-escolher-a-racao-do-meu-cachorro-22497.html
No entanto, se os sintomas persistirem, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança!

Akita Inu
1 de 7
Akita Inu

Voltar ao topo da página