Partilhar

Mastim Tibetano

Atualizado: 18 junho 2019
Mastim Tibetano

Se você está pensando em adotar um Mastim Tibetano também conhecido como Mastiff Tibetano, é indispensável que você saiba algumas informações sobre a personalidade, características físicas e cuidados necessários com essa raça de cachorro. Nessa ficha do PeritoAnimal, vamos explicar todos os detalhes que você deve ter em conta antes de pensar em adotar esse animal ou, simplesmente para conhecer mais sobre essa raça de cachorro gigante. Continue lendo e descubra tudo sobre o Mastim Tibetano.

Origem
  • Ásia
  • China
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Mastim Tibetano: origem

O Mastim Tibetano, também conhecido como Mastiff Tibetano, é uma das raças orientais mais antigas que existem no mundo. É conhecido por ser uma raça de trabalho dos antigos pastores nômades do Himalaias, assim como um cachorro de proteção dos mosteiros tibetanos. Quando o Tibete foi invadido pela China, na década de 50, esses cachorros praticamente desapareceram das suas terras originais. Felizmente para a raça, muitos desses cachorros gigantes foram parar na Índia e no Nepal, onde voltaram a popularizar a raça. Com a exportação do Mastim Tibetano para Inglaterra e Estados Unidos, a raça ganhou popularidade entres os fãs dos cachorros ocidentais. Acredita-se que o cachorro Mastim Tibetano é a raça antecessora de todas as raças de cachorro Mastim e dos cachorros de montanha, apesar de que não existem provas que confirmem.

Esse antigo e incrível cachorro foi mencionado pela primeira na história graças a Aristóteles (384 - 322 a.C), apesar disso, a origem da crianção da raça é desconhecida. Também foi mencionado por Marco Polo que, em suas viagens a Ásia (1.271 d.C), falava de um cachorro de grande força e tamanho. Mais para frente, já no século XIX, a Rainha Victória da Inglaterra recebeu na Europa um dos primeiros Mastiff Tibetano, mais especificamente em 1847. Tal foi o impacto, que anos depois, em 1898 foi registrado em Berlim a primeira ninhada de Mastiff Tibetano europeus, no zoológico de Berlim. Vale a pena mencionar que uma das características mais marcantes e valorizadas dessa raça de cachorro é o latido.

Mastim Tibetano: características físicas

O Mastim Tibetano se destaca por ser um cachorro forte e poderoso. De porte grande, muito robusto e imponente. O estandarte da raça o descreve como um cachorro de aparência solene, séria e de força majestosa.

A cabeça do Mastim Tibetano é larga, pesada e forte, com o crânio levemente arredondado. A protuberância occiptal é muito pronunciada e a depressão naso-fronta (stop) é bem definida. A cor do nariz depende da cor do pelo mas, deve ser mais o escura possível. O focinho é largo, os olhos são médios e ovais. As orelhas são de inserção média, triangulares e pendurada.

O corpo é robusto, forte e um porco mais lago do que alto. As costas são retas e musculosas, o peito é muito profundo e de amplitude moderada. A cauda é média e de inserção alta. Quando o cachorro está ativo, a cauda está enroscada sobre as costas. A pelagem do Mastim Tibetano é formado por capas. A capa externa é áspera, grossa e de pelo não muito largo. A capa interna é densa e lanosa na época fria mas, se converte em uma pelagem rala durante a época de calor. O pelo pode ser de cor preta com ou sem marcas de cor vermelha, azul, sabre e dourada. É aceito uma mancha branca no peito e nos pés. O tamanho mínimo das fêmeas são de 61 centímetros da cruz, enquanto que os machos tem no mínimo 66 centímetros na cruz e não existe limite de altura.

Mastim Tibetano: personalidade

O Mastim Tibetano é um cachorro de personalidade independente mas muito leal e protetor com a família que pertence. Apesar de não ser um cachorro apegado, desfruta da companhia dos familiares, dos quais não duvidará em em proteger. Pelo contrário, costuma ser desconfiado com pessoas estranhas. Costuma dar-se muito bem com outros cachorros e animais, especialmente com cachorros do mesmo tamanho. Mas, esse comportamento está relacionado com a socialização que recebeu desde filhote.

Costuma ser dócil e amigável com as crianças da casa, no entanto, apesar de se tratar de um cachorro tranquilo em casa, pelo seu grande tamanho e força pode machucar sem querer, por isso, se recomenda supervisionar sempre as sessões de brincadeiras com as crianças e outros cachorro, assim como oferecer brinquedos.

Em casa, é um cachorro tranquilo porém, fora de casa precisa de sessões de atividade moderada para manter em forma a musculatura e aliviar o estresse do dia a dia através de passeios largos, realizando as atividades físicas necessárias para o Mastim Tibetano. Um dado interessante para se ter em conta é que esse cachorro tende a latir bastante pelo passado como cachorro guardião, assim como, tem tendência a ser destrutivo quando estão sozinhos, caso sofram problemas de ansiedade ou até de conduta.

Não se trata de uma raça apropriada para proprietários pouco experientes, é recomendável a pessoas com conhecimentos avançados em educação canina, bem estar animal e cachorros de porte grande.

Mastim Tibetano: cuidados

O Mastim Tibetano requer cuidados regulares com a pelagem, o qual deve ser escovado cerca de três vezes por semana. Nas épocas de muda de pelo é recomendável a escovação diária para evitar um mal estado da pelagem. O banho deve ser realizado a casa 2 a 4 meses, aproximadamente.

Apesar de poder viver em um apartamento, é muito recomendável que essa raça possa viver em uma casa grande, com jardim que ele possa sempre ter acesso. No entanto, independente de onde viver, é recomendável realizar passeios diários, largos e de qualidade. Essa raça de cachorro se adapta perfeitamente a distintos climas, sejam frios ou temperados, apesar de demonstrar gosto por lugares úmidos e quentes.

Você deve ter em conta que essa raça de cachorro, principalmente pelo porte grande, demandará também grandes objetos como, cama, comedouro e brinquedos, dos quais, costuma ter um custo econômico mais elevado. Também é necessário ter atenção a alimentação diária necessária para o Mastim Tibetano.

Mastim Tibetano: educação

Como comentamos anteriormente, esse cachorro precisa de um tutor responsável e muito experiente no manjo com cachorros de porte grande e em adestramento avançado. Por isso, um proprietário inexperiente precisa recorrer, inclusive antes da adoção, a um educador e adestrador canino.

É fundamental trabalhar a socialização desde cedo e a inibição da mordida assim como, os exercícios de obediência básica. Recordamos que o cachorro cresce muito rápido, por isso, deve reforçar as condutas que não deseja na fase adulta, como por exemplo, subir em cima de alguém.

Uma vez que o cachorro já entenda as ordens básicas, não poderá iniciar as habilidades caninas ou outros exercícios que estimulem, no entanto será imprescindível repassar de forma diária ou semanal a obediência, assegurando aprendizado. Antes de qualquer conduta anormal ou problemas de comportamento, é necessário visitar um médico veterinário o quanto antes e nunca tenta realizar terapias por sua conta.

Mastim Tibetano: saúde

Diferente de outras raças antigas, o Mastim Tibetano não é especialmente propenso a sofrer problemas de saúde, pois se trata de uma raça bastante saudável geralmente. Apesar disso, as doenças mais habituais do Mastim Tibetano são:

É importante ressaltar uma característica que sugere que essa raça de cachorro é muito primitiva, as fêmeas somente tem um cio no ano, diferente da maioria das raças de cachorro e como os lobos.

Para assegurar um bom estado de saúde do Mastim Tibetano deve seguir o calendário de vacinação, a rotina de desparasitação, visitar o veterinário com a regularidade necessária para a saúde do seu cachorro. Normalmente as visitas são a cada 6 ou 12 meses. Seguindo esses conselhos, a esperança de vida do Mastim Tibetano está entre os 11 e 14 anos.

Fotos de Mastim Tibetano

Vídeos de Mastim Tibetano

Vídeos de Mastim Tibetano
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Mastim Tibetano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Mastim Tibetano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Mastim Tibetano
1 de 6
Mastim Tibetano

Voltar ao topo da página