Dietas caseiras

Porquinho-da-índia pode comer laranja?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 13 outubro 2022
Porquinho-da-índia pode comer laranja?
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

A laranja (Citrus sinensis) é o fruto da laranjeira, um membro da família Rutaceae. É uma fruta cítrica nativa do sudeste da China e do norte da Birmânia, que é conhecida na região do Mediterrâneo há cerca de 3.000 anos. Sua grande popularidade faz com que muitos tratadores se perguntem se porquinhos-da-índia podem comer laranjas.

Se este é o seu caso e você está se perguntando o que acontece se você der laranja para ele ou se faz mal dar laranja para o porquinho-da-índia, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos tudo que você precisa saber sobre esta fruta na dieta deste animal.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer laranja? E tangerina?

Índice

  1. Porquinho-da-índia pode comer laranja?
  2. Benefícios da laranja para os porquinhos-da-índia
  3. Como dar laranja para o porquinho-da-índia
  4. Que quantidade de laranja posso dar para o porquinho-da-índia?
  5. Efeitos colaterais e contraindicações da laranja para porquinhos-da-índia

Porquinho-da-índia pode comer laranja?

Sim, os porquinhos-da-índia podem comer laranja. Antes de detalhar tudo sobre isso, cabe destacar que os porquinhos-da-india são animais herbívoros cuja dieta deve consistir de três componentes principais:

  • Feno (70%)
  • Alimentos frescos (20%)
  • Ração (10%)

Dentro dos alimentos frescos, a grande maioria (75%) deve ser de hortaliças, tais como espinafre, acelga, rúcula, endívia, agrião, couve, couve, repolho, couve-de-bruxelas, etc. Os demais 25% devem ser compostos por outros vegetais e frutas.

A laranja é uma das frutas que podem ser incluídas na alimentação dos porquinhos-da-índia já que proporcionam uma série de benefícios nutricionais. Entretanto, há várias considerações que devem ser levadas em consideração antes de dar esta fruta aos porquinhos-da-índia, pois uma alimentação inadequada pode ter um efeito prejudicial significativo sobre sua saúde.

Para saber como incluir a laranja na alimentação dos das porquinhos-da-índia com segurança, recomendamos que você se junte a nós nas seções seguintes, nas quais detalharemos a forma e a quantidade em que esta fruta deve ser oferecida.

Benefícios da laranja para os porquinhos-da-índia

A inclusão da laranja na alimentação dos porquinhos-da-índia tem uma série de benefícios nutricionais:

  • É uma fruta de pouco valor calórico: a inclusão da laranja na dieta dos porquinhos-da-índia não leva a um aumento notável do valor energético de sua dieta, o que ajuda a manter estável a condição corporal desses animais. Isto é especialmente importante no caso dos porquinhos-da-índia, pois são roedores com alta tendência ao excesso de peso.
  • É rico em vitamina C ou ácido ascórbico, um micronutriente essencial para os porquinhos-da-índia. Assim como acontece com as pessoas, os primatas e alguns morcegos, os porquinhos-da-índia são incapazes de sintetizar a vitamina C por conta própria, o que significa que elas devem consumi-la a partir dos alimentos. As laranjas são uma boa fonte de vitamina C, por isso ajudam a suprir a necessidade desses roedores por este micronutriente. Falamos mais em profundidade sobre este assunto neste outro post: "Vitamina C para porquinhos-da-índia".
  • Fornecem carotenóides com atividade provitamina A: os carotenóides são transformados em vitamina A no corpo e atuam como antioxidantes, ajudando a proteger o corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
  • Contêm ácidos orgânicos, como o ácido málico e o ácido cítrico. Este último aumenta a ação da vitamina C, promove a absorção intestinal do cálcio e facilita a eliminação de resíduos tóxicos do organismo.
  • São ricos em flavonóides: hesperidina, neoshesperidina, naringin, narirutin, tangeretina e nobiletin. Estes fitonutrientes têm uma infinidade de propriedades, incluindo atividade antioxidante e antiinflamatória.

Como dar laranja para o porquinho-da-índia

As laranjas só devem ser oferecidas frescas, em seu estado natural. O suco de laranja, as laranjas secas e preparados como a compota ou geleia nunca devem ser oferecidos, devido ao seu alto teor de açúcar. Também não é recomendado oferecer frutas muito frias (congeladas ou diretamente da geladeira), mas de preferência à temperatura ambiente.

Para preparar a laranja, basta descascá-la, retirar as sementes e cortá-la em pequenos pedaços que são fáceis de manusear pelas cobaias.

Que quantidade de laranja posso dar para o porquinho-da-índia?

Como já vimos, a laranja é uma fruta adequada para porquinhos-da-índia. No entanto, isto não significa que esta fruta possa ser consumida diariamente ou em grandes quantidades.

Os porquinhos-da-índia devem consumir uma porção diária de alimentos frescos, incluindo cerca de 5 vegetais diferentes (principalmente hortaliças). Uma vez por semana, esta porção de alimentos frescos pode incluir uma pequena porção de frutas. Se desejar, duas vezes ao mês você pode oferecer laranja como porção semanal de fruta. Em termos de quantidade, um pedaço pequeno por porquinho-da-índia será mais do que suficiente.

Neste outro artigo apresentamos uma lista de frutas e verduras que porquinho-da-índia pode comer.

Porquinho-da-índia pode comer laranja? - Que quantidade de laranja posso dar para o porquinho-da-índia?

Efeitos colaterais e contraindicações da laranja para porquinhos-da-índia

Embora os porquinhos-da-índia possam comer laranjas, deve-se observar que uma ingestão excessiva pode ter alguns efeitos adversos sobre a saúde desses animais:

  • A relação cálcio/fósforo é alta, o que pode promover a formação de pedras no sistema urinário.
  • Sua acidez pode causar feridas ou aftas na boca.
  • Seu teor de açúcar pode levar à obesidade e pode promover a proliferação de bactérias nocivas no trato intestinal.
  • Seu sabor doce e sua textura suculenta podem fazer com que alguns porquinhos-da-índia prefiram alimentos frescos e rejeitem alimentos secos (feno e ração), o que pode levar a desequilíbrios nutricionais significativos, problemas dentários e digestivos.

Além disso, há certas situações em que sua administração pode ser contraproducente:

  • Porquinhos-da-índia com distúrbios urinários.
  • Porquinhos-da-índia com alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Alguns porquinhos-da-índia podem não tolerar bem esta fruta e desenvolver diarreia após o consumo. Sempre que qualquer fruta ou vegetal for introduzido na dieta dos porquinhos-da-índia, deve ser oferecido por 2-3 dias de cada vez em pequenas quantidades e, se qualquer efeito negativo sobre sua saúde for observado, deve ser removido da dieta e não oferecido novamente.

Agora que você sabe que os porquinhos-da-índia podem comer laranja e como você deve oferecer esta fruta a eles, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porquinho-da-índia pode comer laranja?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. Naranja. Citrus sinensis. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/naranja_tcm30-102369.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Porquinho-da-índia pode comer laranja?