Problemas da pele

Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 26 janeiro 2023
Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As dermatites, popularmente conhecidas como assaduras, não acometem apenas bebês que usam fraldas, mas podem ser frequentes também nos cães, especialmente em locais pouco ventilados e úmidos, com acúmulo de sujeiras, como no espaço entre as mamas das cadelas em período de amamentação, nas dobras da pele do focinho de cães braquicefálicos (como o pug e o bulldog), na área do períneo, ao redor do ânus e em outros lugares que podem sofrer atrito com a própria pele ou com acessórios, como as coleiras.

A irritação também pode ser causada pelo contato da pele com substâncias como a urina, ocasionando a proliferação de fungos e bactérias. Os locais mais comuns são os de acúmulo de sujeiras, como as dobras. Os sintomas mais frequentes são coceira, aspecto avermelhado na região, lambedura constante, alopecia, odor desagradável e, em alguns casos em que a pele está muito ferida, dor.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada. Apesar de todos os cuidados, se o quadro não apresentar melhora, é necessário acompanhamento do médico veterinário para avaliar quais são os medicamentos mais adequados e se há necessidade de antibióticos para complementar o tratamento. Confira neste artigo do PeritoAnimal todos os detalhes sobre assaduras em cachorros, seus sintomas e como tratar. Indicaremos o que é possível usar para ajudar na recuperação do peludo e as pomadas de assaduras recomendadas.

Índice

  1. O que causa assadura em cachorros?
  2. Sintomas de assaduras em cachorros e locais mais comuns
  3. Pode passar Hipoglós em cachorros?
  4. Pode usar Bepantol em assaduras de cachorros?
  5. Pode passar maisena para assaduras em cães?
  6. Como tratar as assaduras em cachorros corretamente

O que causa assadura em cachorros?

A pele é o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira anatomofisiológica entre o animal e o meio ambiente, fornecendo proteção contra lesão química, física e microbiológica. Também é vista como um órgão imune, que desempenha um papel ativo na indução e manutenção de respostas imunológicas, que podem ser benéficas ou nocivas. A microflora cutânea normal também contribui para a imunidade da pele. Bactérias e, ocasionalmente, leveduras e fungos filamentosos, estão localizados na epiderme superficial e no infundíbulo dos folículos pilosos. A microflora cutânea normal é um misto de bactérias que vivem em harmonia. Porém, uma colonização excessiva somada a uma série de alterações na superfície da pele pode dar início a uma infecção bacteriana.

Alguns fatores podem predispor a pele a infecções, tais como:

  • Fricção mecânica
  • Trauma
  • Umidade excessiva
  • Sujeira
  • Pelos aglutinados,
  • Irritantes químicos
  • Queimaduras
  • Irradiação solar
  • Dieta inadequada
  • Infestação parasitária
  • Além da presença de fungos na pele e uma colonização excessiva de bactérias.

Quando ocorrem alterações nas condições normais da pele, pode acontecer a proliferação de fungos e bactérias, resultando em assaduras nos cachorros. O atrito da pele gera pequenas lesões, que podem ser colonizadas por microrganismos patogênicos ou da própria microflora cutânea, causando inflamação e dor.

Sintomas de assaduras em cachorros e locais mais comuns

A assadura em cachorros caracteriza-se por uma inflamação exsudativa leve, onde a área acometida apresenta-se com odor fétido, podendo existir evidências de escoriações, alopecia e eritema. O sintoma mais comum é o incômodo do cachorro, que pode ser percebido pelo excesso de lambedura no local e a coceira. A pele fica edemaciada e avermelhada, algumas vezes o animal pode sentir dor ao ser manipulado.

Animais com paralisias ou os mais velhinhos, com dificuldade de locomoção, incontinência urinária ou que ficam muito tempo deitados podem apresentar assaduras com uma maior frequência, necessitando de maiores cuidados e atenção dos tutores.

Locais mais comuns de assaduras nos cachorros

  • Escroto;
  • Região entre as mamas de cadelas em amamentação ou de animais obesos;
  • Dobras da pele perto do nariz e testa de cães braquicefálicos com excesso de pele;
  • Região perivulvar, principalmente de cadelas no cio;
  • Ao redor do ânus, geralmente quando o animal está com diarreia.
Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar - Sintomas de assaduras em cachorros e locais mais comuns
Imagem: Reprodução/reddit.com 

Pode passar Hipoglós em cachorros?

Essa é uma pergunta bastante comum entre os tutores e sim, você pode passar Hipoglós no cachorro. A Hipoglós é uma pomada composta por palmitato de retinol, colecalciferol e óxido de zinco, indicada para assaduras em bebês. O medicamento não apresenta contraindicações para o uso em cães. No entanto, deve-se ter o cuidado de aplicar o medicamento e evitar que o animal fique lambendo, sendo necessário, muitas vezes, o uso do colar elizabetano. Outra opção é aplicar a pomada e levar o cachorro para passear, permitindo que o medicamento tenha um maior tempo de ação.

No vídeo a seguir mostramos como fazer um colar elizabetano caseiro.

Pode usar Bepantol em assaduras de cachorros?

A Bepantol é uma pomada à base de dexapantenol, que protege a pele penetrando em suas camadas internas e transformando-se em vitamina B5, que estimula a formação e regeneração natural da pele. E sim, você pode usar Bepantol em assaduras de cachorros, sempre tendo o cuidado de não o deixar lamber o produto após a aplicação.

Pode passar maisena para assaduras em cães?

O amido de milho (maisena) é amplamente utilizado como remédio caseiro em assaduras de bebês. Mas a maisena pode ser usada para assadura em cachorros? Sim, pode ser usada tranquilamente nos peludos. O amido de milho, utilizado após a aplicação da pomada para assadura, auxilia na formação de uma barreira na pele, evitando que a umidade perpetue o processo de assadura.

A melhor forma de aplicação do amido de milho é após o uso da pomada, que pode ser Hipoglós, Bepantol ou similar, sendo colocada sobre a pele lesionada com delicadeza e em quantidade generosa. A maisena absorverá a umidade, potencializando o efeito da pomada para assaduras.

Como tratar as assaduras em cachorros corretamente

Aqui detalharemos um passo a passo para o tratamento de assaduras em cães:

  1. Primeiramente, é necessário realizar uma boa limpeza do local, com solução fisiológica e clorexidine.
  2. Após a higienização, a região com assadura deverá ser bem seca, para posterior aplicação do medicamento.
  3. Ao se garantir que a região esteja limpa e seca, deve-se aplicar uma pomada para assadura, seguida do amido de milho.
  4. Não é aconselhável abafar a região com ataduras, faixas ou curativos. Quanto mais ventilada estiver a assadura, mais rápido irá cicatrizar.

Caso esses cuidados não sejam suficientes para a cicatrização, o animal deverá ser avaliado por um médico veterinário, podendo ser prescritos antibióticos tópicos ou orais.

Agora que você já sabe as causas e como tratar corretamente as assaduras em cachorros, recomendamos este outro artigo sobre feridas e crostas na pele do cachorro.

Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar - Como tratar as assaduras em cachorros corretamente

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Brito, A.C., Amitay, S. Dermatopatias em pequenos animais. Disponível em https://www.vetsmart.com.br/cg/estudo/13352/atualizacao-cientifica-mundo-animal-volume-iii-dermatopatias-em-pequenos-animais. Acesso em 24/01/2023.
  • Dermatite perivulvar em animal paralisado. 2012. Disponível em https://petcare.com.br/dermatite-perivulvar-em-animal-paralisado/. Acesso em 24/01/2023.
  • Carvalho, C.A. Piodermatite em cães: aspectos revisionais e contribuição clínica prospectiva. Universidade Estadual de Londrina, 2017. Disponível em http://www.uel.br/pos/mestradoclinicasveterinarias/pages/arquivos/disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20CRISTIANE%20AZANHA%20DE%20CARVALHO.pdf. Acesso em 24/01/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/reddit.com 
1 de 3
Assaduras em cachorros - Sintomas e como tratar