Nebulização em gatos - Como e quando fazer
Ver fichas de Gatos
Se você é tutor de felinos, ou se já foi alguma vez na vida, sabe que eles podem contrair algumas doenças que causam congestão nasal, secreções oculares, espirros e por aí vai! Além disso, temos os bichanos que são asmáticos e alérgicos, precisando de uma atenção toda especial para o controle dos sintomas dessas doenças. O uso de nebulizadores como parte do tratamento pode ter bastante utilidade quando devidamente manejado, já que ajuda a fluidificar e eliminar as secreções das vias aéreas.
No entanto, fazer nebulização em gatos não é uma tarefa muito fácil, podendo se tornar tão estressante a ponto de prejudicar mais do que ajudar o paciente. Ficou curioso para saber como ajudar seu gatinho com problemas respiratórios quando ele precisar fazer nebulização? Então não deixe de ler este artigo que o PeritoAnimal elaborou sobre o assunto, com várias explicações e dicas preciosas! Boa leitura.
Pode fazer nebulização em gatos?
Sim! A nebulização é excelente para gatos com nariz entupido e excesso de secreção nas vias aéreas. Pode ser feita com medicação, como broncodilatadores, ou somente com soro fisiológico, para facilitar a expectoração.
Como fazer nebulização em gatos?
O melhor aparelho para fazer nebulização em gatos é o nebulizador ultrassônico, de preferência o mais silencioso possível. Alguns gatos aceitam o uso da máscara perto do focinho, sem estresse excessivo. No entanto, outros não suportam o vapor que sai dela, ficando extremamente estressados ao serem contidos.
Nesses casos, o uso de uma caixa organizadora de plástico transparente será necessário. A caixa precisa ter um tamanho que permita ao gato se mexer dentro dela, dar uma volta e mudar de posição com facilidade. Deverá ser feito um pequeno buraco na tampa, para que a mangueira do nebulizador seja conectada, fazendo com que todo o vapor entre na caixa.
Dessa forma, o animal não ficará estressado devido à contenção e nem por causa da máscara. Quanto mais tranquilo for o ambiente, melhor. Ambientes com muitos ruídos, claridade excessiva e trânsito de pessoas podem atrapalhar o procedimento.
Por quanto tempo devo fazer nebulização em gatos?
O tempo de nebulização a ser feita no gato dependerá do quadro clínico dele e do tratamento prescrito pelo médico veterinário. Geralmente, as nebulizações duram de 3 a 5 minutos, para que o bichano não se estresse, mas pode ser necessário um tempo maior.
Dividir o tempo necessário em pequenos períodos no decorrer do dia também pode facilitar o procedimento. Se o gato ficar muito estressando, dê um tempo para ele descansar. Gatos com problemas respiratórios não podem ser submetidos a estresse muito elevado, correndo o risco de virem a óbito.
Quando fazer nebulização em gatos?
A nebulização é indicada nos casos de excesso de secreção nas vias aéreas, tanto as superiores (nariz, garganta e laringe) como as inferiores (traqueia e pulmões). Mas em quais casos isso acontece? Algumas doenças que os gatos podem contrair causam inflamação das vias aéreas e a produção excessiva de secreções, como o muco. Isso prejudica a respiração, fazendo com que o gato apresente dificuldades para puxar e liberar o ar. O uso de medicamentos inalatórios é vantajoso para evitar o estresse da administração via oral ou injetável e com menos efeitos colaterais.
O Complexo Respiratório Felino, também conhecido como gripe felina, é um exemplo de doença que necessita de nebulização para aliviar os sintomas gripais, como a congestão nasal. O excesso de secreções no nariz, garganta, laringe, traqueia e até mesmo nos pulmões, impede que o gato respire de forma adequada, diminuindo sua disposição para as atividades normais diárias, como se alimentar, beber água e realizar a limpeza da pelagem. Com a nebulização, utilizando medicamentos ou somente com a solução fisiológica, as secreções são umedecidas e diluídas, sendo expectoradas de forma mais rápida.
O uso da nebulização nos casos de asma felina também é bastante útil. A asma felina é uma doença brônquica inflamatória bastante similar com a asma humana, e, acompanhada da bronquite crônica, é a doença respiratória mais comum em gatos domésticos.
Durante as crises, pode ser necessário fazer nebulização com broncodilatadores, sendo o uso da caixa ou câmara o mais seguro para animais estressados. A outra opção é utilizar a sedação para realizar o procedimento, quando o animal corre o risco de vir a óbito se manipulado demais. Mas lembre-se sempre: toda medicação deverá ser prescrita pelo médico veterinário! É mais seguro para o seu pet!
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Nebulização em gatos - Como e quando fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.
- Kolikauskas, T. C. Tratamento e manejo da asma felina: Revisão de literatura. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Botucatu, 2023. disponível em https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/1be9fd96-1e95-41c7-a18b-55e82471b49d/content. Acesso em 16/08/2024.