Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vivem as pombas?

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 27 novembro 2023
Quanto tempo vivem as pombas?

As pombas (família Columbidae) são conhecidas por sua grande adaptabilidade aos ambientes urbanos e rurais, assim como por sua convivência com os seres humanos desde tempos ancestrais. Essas aves estão distribuídas por todo o mundo, tornando-as uma das espécies mais reconhecidas por todos.

Ao longo do tempo, têm sido objeto de estudos para determinar sua longevidade em diferentes condições ambientais. No entanto, para analisar sua expectativa de vida, é necessário levar em consideração vários fatores que influenciam sua sobrevivência, como a disponibilidade de recursos alimentares, ameaças ambientais e predadores, entre outros. Já se perguntou quanto tempo vivem as pombas? Se deseja obter a resposta para essa e outras perguntas sobre essas aves, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual discutiremos detalhadamente o ciclo de vida das pombas.

Também lhe pode interessar: Tipos de pombos

Índice

  1. Quanto tempo vivem as pombas em cativeiro?
  2. Quanto tempo vivem as pombas na natureza?
  3. Quanto tempo vivem as pombas sem comer?
  4. Qual é o ciclo de vida das pombas?

Quanto tempo vivem as pombas em cativeiro?

Quando estão em cativeiro, as pombas experimentam uma série de vantagens a desafios que podem resultar em uma vida significativamente mais longa em comparação com suas companheiras que vivem na natureza. Em um ambiente controlado, como um aviário ou uma instalação de reprodução, as pombas têm a vantagem de escapar de muitas das ameaças e pressões que enfrentam em seu habitat natural. A exposição a predadores é drasticamente reduzida, e as condições ambientais, como a temperatura e a disponibilidade de alimentos, podem ser gerenciadas de forma ideal para atender às necessidades dessas aves. Essa proteção e atenção mais próxima às suas necessidades básicas muitas vezes se traduz em uma expectativa de vida mais longa.

Em média, as pombas em cativeiro vivem geralmente entre 10 e 20 anos. No entanto, esse intervalo é bastante amplo, e existem registros de pombas bem cuidadas que atingiram idades ainda mais avançadas. Fatores-chave que influenciam a longevidade das pombas em cativeiro são:

  • Qualidade da alimentação: a dieta desempenha um papel fundamental na saúde e longevidade das pombas. Uma alimentação equilibrada e variada, que inclui uma mistura adequada de sementes, grãos, frutas e vegetais, fornece os nutrientes essenciais de que necessitam para se manterem saudáveis. Saiba sobre a alimentação de aves em nosso artigo "Qual a melhor comida para passarinhos?";
  • Atendimento veterinário: o cuidado regular à saúde das pombas por parte de um veterinário especializado em aves são essenciais para detectar e abordar possíveis problemas de saúde precocemente;
  • Proteção contra doenças: em cativeiro, as pombas podem estar expostas a doenças específicas que não são tão prevalentes na natureza. Portanto, é importante implementar práticas de prevenção e controle de doenças para garantir seu bem-estar a longo prazo. Confira nosso artigo sobre "Doença que transforma pombos em zumbis - Sintomas e contágio";
  • Ambiente enriquecido e adequado: oferecer um ambiente que simule de maneira eficaz seu habitat natural, com espaço para voar e poleiros adequados, contribui para o bem-estar desses animais, o que pode ter um impacto direto em sua expectativa de vida.

Quanto tempo vivem as pombas na natureza?

A expectativa de vida das pombas na natureza é significativamente mais curta em comparação com aquelas em cativeiro. Vários fatores contribuem para essa diferença, e a vida na natureza impõe uma série de desafios que afetam sua longevidade. Em média, na natureza, as pombas geralmente têm uma expectativa de vida de cerca de 3 a 5 anos. Isso ocorre devido a várias ameaças que enfrentam em seu ambiente natural, que incluem desde predadores e doenças, até a escassez de alimentos.

Por um lado, as pombas são alvo de uma ampla variedade de predadores, como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. A predação é uma das principais causas de mortalidade em populações de pombas selvagens. Além disso, essas aves podem ser vulneráveis a doenças transmitidas por outros animais e por parasitas. Por isso, a propagação de doenças infecciosas pode ser um fator limitante na expectativa de vida das pombas na natureza.

Além disso, as pombas podem enfrentar riscos ambientais, como mudanças climáticas extremas, contaminações químicas e acidentes relacionados à interação humana, como atropelamentos por veículos. A competição por recursos alimentares também pode ser acirrada na natureza, o que pode levar à desnutrição e a uma maior vulnerabilidade a doenças e predadores.

Outra questão é o esforço reprodutivo constante das pombas, que frequentemente têm várias crias por ano, o que pode causar um desgaste significativo em sua saúde e longevidade.

Quanto tempo vivem as pombas? - Quanto tempo vivem as pombas na natureza?

Quanto tempo vivem as pombas sem comer?

A sobrevivência de uma pomba sem comida depende de vários fatores, como sua saúde geral, acesso à água e condições ambientais. Em geral, as pombas são bastante resistentes e podem sobreviver sem comida por vários dias ou semanas se tiverem acesso constante à água. Isso ocorre porque as pombas, como outras aves, podem armazenar energia na forma de gordura, que depois utilizam como fonte alternativa de alimento durante períodos de escassez.

No entanto, a falta de alimento a longo prazo pode levar à fraqueza, perda de peso e desnutrição, o que, em última instância, pode resultar na morte. Em condições normais, as pombas buscarão alimento diariamente de forma ativa, portanto, uma situação em que não comem por um período prolongado geralmente indica um problema, como a falta de acesso a alimentos ou mesmo uma doença.

Para garantir a saúde e a sobrevivência de uma pomba, é importante fornecer a ela uma alimentação adequada e acesso constante a água fresca.

Qual é o ciclo de vida das pombas?

O ciclo de vida das pombas pode variar dependendo de fatores como a espécie e o ambiente. No entanto, em geral, ele segue o mesmo padrão. As pombas são conhecidas por serem aves reprodutoras bem-sucedidas e, em condições favoráveis, podem ter várias ninhadas em uma única temporada. Assim, o ciclo de vida de uma pomba é o seguinte:

  • Cortejo nupcial: o ciclo de vida das pombas começa com a temporada de cortejo, que geralmente é mais proeminente na primavera e no verão. Durante esse período, os machos realizam exibições de cortejo, que incluem movimentos elegantes e vocalizações para atrair as fêmeas. Uma vez que um par se forma, eles acasalam;
  • Postura de ovos: o par de pombas procurará um local adequado para construir um ninho, que pode ser um espaço em um edifício, uma prateleira ou qualquer área que forneça proteção. Eles irão usar materiais como galhos, folhas e penas para construí-lo. Após a construção, a fêmea colocará um ou dois ovos, que são incubados tanto pelo macho quanto pela fêmea. O período de incubação geralmente dura cerca de 16 a 19 dias, dependendo da espécie. No pombo-comum (Columba livia), por exemplo, a incubação dura 19 dias;
  • Nascimento: após a eclosão dos ovos, os pais se revezam para alimentar os filhotes com uma substância chamada "leite de papo", produzida no papo dos adultos. Os filhotes crescem rapidamente e são alimentados por um período de duas a quatro semanas, após o qual se tornam independentes o suficiente para deixar o ninho;
  • Desenvolvimento: os filhotes gradualmente se tornam mais independentes e começam a aprender a procurar alimento e a voar. Esse período de aprendizado pode levar várias semanas antes que os filhotes sejam capazes de se sustentar por conta própria;
  • Idade adulta: uma vez que atingem a maturidade sexual, as pombas entram na fase de vida adulta. Elas repetem o ciclo ao procurar um parceiro, construir um ninho e criar sua própria prole.

Sabia que a expectativa de vida das pombas varia conforme a espécie e as condições de vida? Se deseja continuar aprendendo sobre essas curiosas aves, leia nosso artigo sobre tipos de pombos.

Quanto tempo vivem as pombas? - Qual é o ciclo de vida das pombas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vivem as pombas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Grat, A. D., Powlesland, R. G., Dilks, P. J., Flux, I. A., & Tisdall, C. J. (1997). Mortality, distribution, numbers and conservation of the Chatham Island pigeon (Hemiphaga novaeseelandiae chathamensis). Notornis, 44, 65-78.
  • Zeigler, H. P. (1974). Feeding behavior in the pigeon: a neurobehavioral analysis. Birds: brain and behavior, 101-132.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto tempo vivem as pombas?