Curiosidades do mundo animal

Animais que vivem em árvores

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 setembro 2022
Animais que vivem em árvores

No seu habitat, os animais se distribuem em diferentes áreas, tendo um nicho ecológico particular de acordo com as funções e relações que estabelecem. Dentro dessa distribuição espacial, encontramos os animais arborícolas, que são aqueles que vivem ou que se desenvolvem principalmente nas árvores, e, dependendo da espécie, se limitam quase exclusivamente a esse tipo de hábito, ou têm uma interação mais constante com o solo, mas seus costumes se associam, em maior medida, à vegetação do ecossistema.

Se você tem tanta curiosidade por esses animais quanto nós e quiser conhecer espécies reais com esses hábitos, neste artigo do PeritoAnimal te mostramos uma lista com diversos animais que vivem em árvores. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Animais que vivem em cavernas e tocas

Índice

  1. Formiga alloumerus
  2. Binturong (Arctictis binturong)
  3. Cangurus arborícolas
  4. Rãs voadoras
  5. Esquilos voadores
  6. Preguiça-de-hoffman (Choloepus hoffmanni)
  7. Gibões
  8. Suaçuboia (Corallus hortulanu)
  9. Orangotangos
  10. Araras
  11. Outros animais que vivem em árvores
Ver mais >>

Formiga alloumerus

Você sabia que também existem insetos que vivem nos troncos das árvores? Geralmente, associamos as formigas a animais que vivem no chão. Porém, nem todas têm esse comportamento. A formiga alloumerus (Allomerus decemarticulatus), que habita a região amazônica, vive especialmente em um tipo de planta com flor, a qual pertence à espécie Hirtella physophora, com a qual desenvolveu uma estreita relação de mutualismo, já que a planta lhe fornece alimento e espaço para a criação dos formigueiros, enquanto que as formigas defendem ferozmente a pequena árvore de qualquer animal, ou até de qualquer outra planta, que possa lhe causar algum dano.

Animais que vivem em árvores - Formiga alloumerus

Binturong (Arctictis binturong)

O binturong é um tipo de viverrídeo que habita diversos países da Ásia, principalmente em vários tipos de floresta. Esse mamífero é o maior do grupo ao qual pertence, já que tem uma massa que varia entre 9 e 20 kg, e hábitos arborícolas, fazendo uso da sua cauda preênsil. Entretanto, devido ao seu peso, para passar de uma árvore a outra, ele deve descer ao chão e subir novamente.

Animais que vivem em árvores - Binturong (Arctictis binturong)

Cangurus arborícolas

Neste caso, nos deparamos com várias espécies que pertencem ao gênero Dendrolagus, as quais são marsupiais nativos da Oceania. Dentro dos macrópodes, família à qual pertencem, os cangurus arborícolas são os únicos animais que vivem em árvores. De acordo com a espécie, o seu peso varia entre 5 e 15 kg, e têm adaptações, como patas traseiras grandes, extremidades dianteiras com garras curvas e caudas longas, que facilitam a sua vida nas árvores. A título de exemplo, podemos mencionar a espécie canguru-arborícola-de-huon (Dendrolagus matschiei), que é o mostrado na foto abaixo.

Animais que vivem em árvores - Cangurus arborícolas

Rãs voadoras

Esses seres curiosos também fazem parte da lista de animais que vivem nos troncos das árvores. Existem diversas espécies de anfíbios, distribuídos por várias partes do mundo, conhecidos como "rãs voadoras", devido aos seus hábitos arbóreos e à capacidade que têm de planar de uma árvore a outra. Isso é possível graças a algumas adaptações, como seu tamanho pequeno e o desenvolvimento de membranas estendidas nas patas, que facilitam a planagem.

Algumas das famílias que os contém são:

  • Hylidae
  • Phyllomedusidae
  • Rhacophoridae

Na foto abaixo, observamos a rã arbórea Rhacophorus pardalis.

Animais que vivem em árvores - Rãs voadoras

Esquilos voadores

Outros dos animais que vivem em árvores são as várias espécies de roedores agrupadas na tribo denominada "Pteromyini". Elas se caracterizam por possuir uma membrana chamada "patagium" ou "patágio", que se estende desde a região do pulso, nas extremidades anteriores, até o tornozelo, nas posteriores. Essas membranas lhes permitem planar entre as árvores, onde costumam viver. Na imagem, observamos o esquilo-vermelho-gigante-voador (Petaurista petaurista).

Mas não são só os esquilos voadores que têm hábitos arborícolas. Em geral, os diferentes tipos de esquilo passam grande parte do tempo em cima das árvores. Alguns esquilos, como os voadores mencionados, são animais que vivem dentro das árvores, pois aproveitam as cavidades para criar sua toca.

Neste outro artigo falamos sobre os animais que voam e os que planam.

Animais que vivem em árvores - Esquilos voadores

Preguiça-de-hoffman (Choloepus hoffmanni)

A preguiça-de-hoffman, também conhecida como "preguiça-de-dois-dedos", é um animal originário das Américas Central e do Sul, que habita diversas florestas. Tem um peso máximo de cerca de 8 kg, e tem hábitos quase totalmente arborícolas. Esse animal se alimenta, acasala e dorme nos ramos das árvores, e só desce eventualmente a cada cerca de cinco dias, para defecar no chão. Move-se muito lentamente entre os ramos das árvores, mas não costuma se mover mais de 30 metros por dia.

Embora tenhamos mencionado a de dois dedos, a preguiça-de-três-dedos também é um animal arborícola. Não perca este outro artigo e descubra mais Curiosidades sobre o bicho-preguiça que vão te surpreender.

Animais que vivem em árvores - Preguiça-de-hoffman (Choloepus hoffmanni)

Gibões

Os gibões correspondem a um grupo de primatas que contém quatro gêneros e 20 espécies, além de várias subespécies. Esses pequenos símios habitam selvas tanto tropicais quanto subtropicais da Ásia, em países como China, Índia, Bangladesh e Sumatra, entre outros. Têm a peculiaridade de se movimentar através do deslocamento conhecido como "braquiação", que consiste em se balançar entre os ramos das árvores, onde eles normalmente ficam. São muito ágeis e velozes para passar por entre a vegetação, de forma que são outra espécie tipicamente arborícola.

Se quiser conhecer mais Animais típicos da Ásia, não perca esse outro artigo.

Animais que vivem em árvores - Gibões

Suaçuboia (Corallus hortulanu)

Essa espécie de cobra arborícola, embora possa habitar savanas e matas secas, é encontrada principalmente na floresta amazônica, em áreas úmidas de países como Colômbia e Venezuela, mas também em ilhas como Trindade e Tobago, entre outras. Pode estar no nível do solo ou em rios, mas sua principal localização é a 1 ou 2 metros de altura em árvores ou em qualquer outro tipo de vegetação.

Outro exemplo de cobra arborícola, com os mesmos hábitos da espécie mencionada, é a araramboia (Collarus caninus).

Animais que vivem em árvores - Suaçuboia (Corallus hortulanu)

Orangotangos

Atualmente são reconhecidas três espécies de orangotangos agrupadas no gênero Pongo. Em geral, as fêmeas pesam cerca de 35 kg, enquanto que os machos podem alcançar os 75 kg. Entre os grandes símios, os orangotangos são os que têm mais hábitos arborícolas, alimentando-se principalmente de frutas, embora também comam insetos, ovos, mel e plantas.

Animais que vivem em árvores - Orangotangos

Araras

É claro que não podíamos deixar fora da lista de exemplos de animais que vivem em árvores as aves, que são precisamente as que costumam passar mais tempo nesse tipo de vegetação. Como são muitas espécies, a título de exemplo podemos mencionar as araras.

O gênero Ara corresponde a um grupo de nove espécies de aves que habitam zonas neotropicais, e que normalmente são conhecidas como "araras". São aves muito bonitas, coloridas e de hábitos sociais. Algumas tem até constante interação com os humanos. Seus hábitos são arborícolas, motivo pelo qual é muito comum observá-las voando, ou pousadas até mesmo na vegetação de áreas urbanas onde haja vegetação abundante. Na imagem, observamos um par de araras-azuis-grandes, caracterizadas por sua intensa cor azul.

Animais que vivem em árvores - Araras

Outros animais que vivem em árvores

Os animais arborícolas mencionados anteriormente não são os únicos, já que existem também outros insetos que vivem nos troncos das árvores, como a aranha-vermelha. Sendo assim, a seguir te apresentamos uma lista com outros exemplos de animais que vivem em árvores, seja em seus ramos ou dentro delas:

  • Quatipuruzinho-bigodeiro (Microsciurus flaviventer)
  • Boomslang (Dispholidus typus)
  • Tamanduaí (Cyclopes didactylus)
  • Lagartixa-ornada (Urosaurus ornatus)
  • Porco-espinho-anão-peludo-mexicano (Sphiggurus mexicanus)
  • Pica-pau-de-magalhães (Campephilus magellanicus)
  • Iguana-verde (Iguana iguana)
  • Andorinhão-arborícola-pequeno (Hemiprocne comata)
  • Bugio-de-manto (Alouatta palliata)
  • Camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)
  • Lêmures (Lemuroidea)
  • Coala (Pascolarctos cinereus)
  • Subfamília Stromatopelminae
  • Salamandra (Bolitoglossa engelhardti)
  • Jacurutu (Bubo virginianus)
  • Colugos (Cynocephalidae)
  • Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)
  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)
  • Caracóis do gênero Achantinella (Achantinella)
  • Lagarto-jacaré-mexicano (Abronia graminea)

Agora que você conheceu os animais que vivem em árvores, talvez possa se interessar pelo vídeo a seguir com os maiores animais do mundo já encontrados:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que vivem em árvores, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ITS (2021). Sistema Integrado de Información Taxonómica. Disponível em: <https://www.itis.gov/>. Acesso em 30 de agosto de 2022.
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2022). Web de Diversidad Animal. Disponível em: <https://animaldiversity.org>. Acesso em 30 de agosto de 2022.

Fotos de Animais que vivem em árvores

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 21
Animais que vivem em árvores