Partilhar

Os 10 animais com menor tempo de vida

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 14 dezembro 2016
Os 10 animais com menor tempo de vida

A esperança de vida define-se como toda a vida de um animal desde o seu nascimento até à morte. Existem animais que podem viver muitas décadas e outros que apenas vivem dias e que têm uma esperança de vida curta.

A vida parece longa mas é curta para todas as criaturas do planeta, especialmente para um grupo de animais que atravessam o seu ciclo de vida com uma grande intensidade, passando em muito pouco tempo, por todos os processos que envolvem nascer, se reproduzir e morrer. São especialistas em sintetizar o seu momento na terra.

O mundo animal surpreende-nos todos os dias, por isso confira os 10 animais com menor tempo de vida neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Esperança de vida do boxer

1. O fila Gastrotricha

O registro de uma das menores esperanças de vida pertence a um grupo de animais microscópicos parecidos a vermes chamados filo gastrotricha. É surpreendente! Todo o ciclo de vida destes micro-organismos aquáticos dura entre três e quatro dias.

Embora hajam muitas variedades nenhuma supera esta meta, inclusive nas circunstâncias mais ideais. Passam a sua vida curta flutuando, comendo e se reproduzindo (para alguns deles significa uma mudança de genes com outro indivíduo). No entanto, muitas espécies se reproduzem por partenogénese, na qual a descendência é uma cópia genética do animal adulto. Um morre e é como se tivesse um filho clone.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 1. O fila Gastrotricha

2. Os efemerópteros

Conhecidos também como efémeras, os efemerópteros pertencem aos insetos pterygota. Este animal está entre as criaturas com o menor tempo de vida.

O mais interessante neste animal é que quando é jovem e permanece no seu casulo, pode chegar a viver até um ano, no entanto quando chega à fase adulta pode morrer em uma questão de um dia ou menos.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 2. Os efemerópteros

3. Moscas

A vida das moscas é realmente fugaz em comparação com centenas de outras criaturas no reino animal. Em uma casa têm mais possibilidades de se alimentarem e, por isso de sobreviver.

Os exemplares que se encontram na natureza não têm tanta sorte e têm uma expetativa de vida mais curta. No geral, a sua expetativa de vida é entre 15 e 30 dias. As moscas podem ser encontradas em praticamente todas as partes do mundo, é a espécie mais popular do Planeta Terra e uma das que vive menos também.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 3. Moscas

4. Abelhas operárias

As abelhas, soldados trabalhadores, vivem uma vida curta mas muito intensa que dura aproximadamente um mês. Elas vêm para cumprir a sua missão e vão embora. O que é realmente interessante é que estas abelhas são todas fêmeas e têm uma vida extenuante e curta, enquanto que a abelha rainha se dedica a ordenar, colocar ovos e a viver até quatro anos.

As abelhas passam por quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. A esperança de vida de toda uma comunidade ou colmeia de abelhas depende da sobrevivência de uma boa quantidade de exemplares nela. Não funciona viver apenas a rainha, visto que ela não pode produzir mel nem polinizar as flores e precisa das suas operárias para a subsistência da colmeia.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 4. Abelhas operárias

5. As artêmias

As artêmias são um dos 10 animais com menor tempo de vida. Estes pequenos seres aquáticos podem viver até dois anos e alcançar uns dois centímetros de comprimento.

Muitas pessoas fazem criação delas em casa com água salgada e alimentam-nas com levedura e algas verdes. Quando nascem, as artêmias são de um tamanho mínimo, quase microscópico, por isso ao nascerem são até difíceis de ver e deve-se esperar umas 24 horas para as ver nadar.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 5. As artêmias

6. As borboletas monarcas

Estas bonitas criaturas não decoram a natureza por muito tempo, visto que apenas nos acompanham desde 1 a 6 semanas, dependendo de muitos fatores como a espécie, o tamanho, o clima, a alimentação e as condições do seu habitat.

Embora a maioria delas morram muito jovens, o seu papel na natureza é fundamental, elas fazem parte do processo de polinização das flores e também são o alimento favorito de outras espécies animais.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 6. As borboletas monarcas

7. Os gambás

Os gambás que não se encontram em cativeiro e vivem na natureza têm uma esperança de vida curta de um ano e meio, pois em estado natural não estão protegidos de qualquer perigo como predadores, assim como a mudança radical do tempo e a perda do seu habitat.

Estes mamíferos marsupiais originários do continente americano são muito inteligentes e criativos no que se refere a sobreviver. Para dissuadir e se defender dos inimigos mortais, fingem que já estão mortos.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 7. Os gambás

8. As formigas

E regressamos aos insetos dentro desta lista dos 10 animais com menor tempo de vida. Enquanto que as rainhas podem viver mais de 30 anos, a classe operária costuma ser a que se despede do planeta mais rapidamente.

Estes humildes e sacrificados trabalhadores vivem pouco mais de um mês, e isso sem pensar na esperança de vida que têm quando o ser humano está presente. As formigas são muito sociáveis e colaboradoras. Além disso são muito fortes, podem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 8. As formigas

9. O camaleão-de-labord

Este curioso réptil que apenas se pode encontrar na ilha de Madagascar vive apenas um ano, o seu ciclo de vida é bastante difícil. A espécie nasce a cada mês de novembro e os jovens amadurecem sexualmente entre os meses de janeiro ou fevereiro, quando começa a fase de acasalamento. Antes da próxima geração estar pronta para eclodir (abrir-se ou quebrar um ovo ao nascer), no mês de novembro seguinte, toda a população adulta morre.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 9. O camaleão-de-labord

10. As libélulas

Como gostamos das libélulas! Elas são uma grande inspiração para tatuagens e jóias entre muitas outras representações, no entanto são um dos animais com menor tempo de vida.

Muitas pessoas pensam que as libélulas vivem apenas um dia, mas isto é um mito. As libélulas adultas são muito delicadas e podem chegar a viver até 6 meses. Felizmente, hoje em dia, ainda existem mais de 5000 espécies de libélulas no Planeta Terra, estendendo as suas grandes asas pelo ar.

Os 10 animais com menor tempo de vida - 10. As libélulas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais com menor tempo de vida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 10 animais com menor tempo de vida

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Claudius Marcus Mattos Raybolt
Adorei, esse estudo voltado para o tempo de vidas desses animais, agora vi a necessidade que eles tem em gerar outros individuo da mesma especie.

Os 10 animais com menor tempo de vida
1 de 11
Os 10 animais com menor tempo de vida

Voltar ao topo da página