Curiosidades do mundo animal

Cadeia alimentar aquática

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 13 maio 2020
Cadeia alimentar aquática

Existe um ramo da ecologia, chamado sinecologia, que estuda as relações que existem entre ecossistemas e comunidades de indivíduos. Dentro da sinecologia, encontramos uma parte responsável pelos estudos das relações entre os seres vivos, entre eles as relações alimentares, que estão resumidas nas cadeias alimentares, como é o caso da cadeia alimentar aquática.

A sinecologia explica que as cadeias alimentares são a forma como a energia e a matéria passam de uma etapa produtiva para outra, considerando também as perdas de energia, como a respiração. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que é uma cadeia alimentar aquática, começando com a definição de cadeia alimentar e teia alimentar.

Também lhe pode interessar: Animais aquáticos

Índice

  1. Diferença entre cadeia e teia alimentar
  2. Cadeia alimentar aquática
  3. Exemplos de cadeia alimentar aquática

Diferença entre cadeia e teia alimentar

Em primeiro lugar, para compreender a complexidade das cadeias alimentares aquáticas, é necessário conhecer as diferenças entre cadeias alimentares e teias alimentares e em que consiste cada uma delas.

Uma cadeia alimentar mostra como a matéria e a energia se movem dentro de um ecossistema através dos diferentes organismos, de forma linear e unidirecional, começando sempre em um ser autótrofo que é o principal produtor de matéria e energia, uma vez que é capaz de transformar matéria inorgânica em fontes de energia orgânicas e não assimiláveis, como a conversão da luz solar em ATP (adenosina trifosfato, a fonte de energia dos seres vivos). A matéria e a energia criadas pelos seres autótrofos passarão para o resto dos seres heterótrofos ou consumidores, que podem ser consumidores primários, secundários e terciários.

Por outro lado, uma teia alimentar ou rede trófica é um conjunto de cadeias alimentares que estão interligadas, mostrando um movimento muito mais complexo de energia e matéria. As redes tróficas revelam o que realmente acontece na natureza, uma vez que representam as múltiplas relações entre os seres vivos.

Cadeia alimentar aquática

O esquema básico de uma cadeia alimentar não varia muito entre um sistema terrestre e um sistema aquático, as diferenças mais severas são encontradas ao nível das espécies e da quantidade de biomassa acumulada, sendo maior nos ecossistemas terrestres. Abaixo mencionaremos algumas espécies da cadeia alimentar aquática:

Produtores primários

Na cadeia alimentar aquática, encontramos que os produtores primários são as algas, sejam elas unicelulares, como as pertencentes aos filos Glaucophyta, Rhodophyta e Chlorophyta, ou multicelulares, as do superfilo Heterokonta, que são as algas que podemos ver a olho nu nas praias, etc. Além disso, podemos encontrar bactérias a este nível da cadeia, as cianobactérias, que também realizam a fotossíntese.

Consumidores primários

Os consumidores primários da cadeia alimentar aquática são geralmente animais herbívoros que se alimentam de algas microscópicas ou macroscópicas e até mesmo de bactérias. Este nível geralmente consiste em zooplâncton e outros organismos herbívoros.

Consumidores secundários

Os consumidores secundários destacam-se como animais carnívoros, alimentando-se dos herbívoros do nível inferior. Eles podem ser peixes, artrópodes, aves aquáticas ou mamíferos.

Consumidores terciários

Os consumidores terciários são os super-carnívoros, animais carnívoros que se alimentam de outros carnívoros, aqueles que formam o elo de ligação dos consumidores secundários.

Na cadeia alimentar, podemos ver que as setas indicam um sentido unidirecional:

Cadeia alimentar aquática - Cadeia alimentar aquática
Imagem: Slideshare

Exemplos de cadeia alimentar aquática

Existem diferentes graus de complexidade nas cadeias alimentares. Aqui estão alguns exemplos:

  1. O primeiro exemplo de uma cadeia alimentar aquática consiste em duas ligações. Este é o caso do fitoplâncton e das baleias. O fitoplâncton é o principal produtor e as baleias são o único consumidor.
  2. Estas mesmas baleias podem formar uma cadeia de três ligações se se alimentarem de zooplâncton em vez de fitoplâncton. Então a cadeia alimentar ficaria assim: fitoplâncton > zooplâncton > baleia. A direção das setas indica para onde a energia e a matéria estão se movendo.
  3. Num sistema aquático e terrestre, como um rio, podemos encontrar uma cadeia de quatro ligações: fitoplâncton > moluscos do género Lymnaea > barbos (peixe, Barbus barbus) > garças cinzentas (Ardea cinérea).
  4. Um exemplo de uma cadeia de cinco ligações onde podemos ver um supercarnívoro é o seguinte: Phytoplankton > krill > pinguim imperador (Aptenodytes forsteri) > foca-leopardo (Hydrurga leptonyx) > orca (Orcinus orca).

Em um ecossistema natural, as relações não são tão simples. As cadeias alimentares são feitas para simplificar as relações tróficas e para que possamos entendê-las mais facilmente, mas as cadeias interagem entre si dentro de uma rede complexa de teias alimentares. Um dos exemplos de uma teia alimentar aquática pode ser o desenho seguinte, onde podemos observar como uma cadeia alimentar é integrada e várias setas que indicam um número superior de interações alimentares e fluxos de energia entre os seres:

Cadeia alimentar aquática - Exemplos de cadeia alimentar aquática
Imagem: Slideshare

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadeia alimentar aquática, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hansson, L. A., Nicolle, A., Granéli, W., Hallgren, P., Kritzberg, E., Persson, A., & Brönmark, C. (2013). Food-chain length alters community responses to global change in aquatic systems. Nature Climate Change, 3(3), 228.
  • Jake Vander Zanden, M., & Fetzer, W. W. (2007). Global patterns of aquatic food chain length. Oikos, 116(8), 1378-1388.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Slideshare
Imagem: Slideshare
1 de 3
Cadeia alimentar aquática