Alimentação da baleia-azul
A baleia-azul, cujo nome científico é Balaenoptera Musculus, é o maior animal de todo o planeta, uma vez que este mamífero pode chegar a medir 20 metros de comprimento e pesar 180 toneladas.
O seu nome deve-se ao fato de que quando a vemos debaixo de água a sua cor é completamente azul, no entanto, na superfície apresenta uma cor muito mais acinzentada. Outra curiosidade do seu aspecto físico é que o seu ventre possui uma cor amarelada devido à grande quantidade de organismos que habitam na sua pele.
Se quer saber mais sobre este majestoso animal, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe tudo sobre a alimentação da baleia-azul.
Como come a baleia-azul?
Sabia que nem todas as baleias possuem dentes? Aquelas que não têm dentes, são as de bossas, e este é o caso da baleia-azul, um mamífero capaz de cobrir todos os requisitos nutricionais do seu grande organismo sem utilizar os dentes, uma vez que não os tem.
As bossas ou barbas podem definir-se como um sistema de filtragem que se encontra na mandíbula inferior e que permite que estas baleias podem alimentar-se lentamente absorvendo tudo, uma vez que o alimento será engolido mas a água será posteriormente expulsa.
A língua de uma baleia-azul pode pesar tanto como um elefante, e graças ao sistema de bossas, a água pode ser expulsa através de várias camadas de pele que forma a sua enorme língua.
O que come a baleia-azul?
O alimento favorito da baleia-azul é o krill, um pequeno crustáceo cujo comprimento oscila entre os 3 e os 5 centímetros, de fato, diariamente uma baleia é capaz de consumir 3,5 toneladas de krill, embora também se alimente de várias formas de vida de pequeno tamanho que habitam no oceano.
Outro alimento predileto da baleia-azul e que esta tende a procurar são as lulas, embora também seja certo que apenas as come quando estas se encontram em número abundante.
Aproximadamente uma baleia-azul ingere 3.600 kg de comida diariamente.
Saiba mais sobre a alimentação das baleias no artigo "O que a baleia come?".
O que comem as crias da baleia-azul?
A baleia-azul é um grande mamífero, por isso apresenta características deste ripo de animais, entre eles, a lactância.
No entanto, a cria da baleia-azul, depois de um período de gestação no útero de um ano aproximadamente, requer praticamente todo o tempo da mãe, isto porque em apenas um dia consumirá entre 100 a 150 litros de leite materno.
A caça e a população da baleia-azul
Lamentavelmente a baleia-azul está em perigo de extinção devido à caça massiva de baleia e à lenta reprodução desta espécie, no entanto, atualmente e devido em parte à proibição da sua caça, os dados são mais positivos.
Na região antártica estima-se que a população de baleias-azul tenha aumentado 7,3%, e calculou-se também o aumento da população que habita em outras zonas geográficas, mas o aumenta de indivíduos destas regiões não é tão significativo.
A navegação de grandes embarcações, a pesca e o aquecimento global são outros fatores que põem em risco a sobrevivência desta espécie, por isso é urgente agir sobre estes pontos e garantir a reprodução e existência da baleia-azul.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação da baleia-azul, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.