Dietas equilibradas

Alimentação da baleia-azul

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 18 maio 2020
Alimentação da baleia-azul

A baleia-azul, cujo nome científico é Balaenoptera Musculus, é o maior animal de todo o planeta, uma vez que este mamífero pode chegar a medir 20 metros de comprimento e pesar 180 toneladas.

O seu nome deve-se ao fato de que quando a vemos debaixo de água a sua cor é completamente azul, no entanto, na superfície apresenta uma cor muito mais acinzentada. Outra curiosidade do seu aspecto físico é que o seu ventre possui uma cor amarelada devido à grande quantidade de organismos que habitam na sua pele.

Se quer saber mais sobre este majestoso animal, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe tudo sobre a alimentação da baleia-azul.

Também lhe pode interessar: O que a baleia come?

Índice

  1. Como come a baleia-azul?
  2. O que come a baleia-azul?
  3. O que comem as crias da baleia-azul?
  4. A caça e a população da baleia-azul

Como come a baleia-azul?

Sabia que nem todas as baleias possuem dentes? Aquelas que não têm dentes, são as de bossas, e este é o caso da baleia-azul, um mamífero capaz de cobrir todos os requisitos nutricionais do seu grande organismo sem utilizar os dentes, uma vez que não os tem.

As bossas ou barbas podem definir-se como um sistema de filtragem que se encontra na mandíbula inferior e que permite que estas baleias podem alimentar-se lentamente absorvendo tudo, uma vez que o alimento será engolido mas a água será posteriormente expulsa.

A língua de uma baleia-azul pode pesar tanto como um elefante, e graças ao sistema de bossas, a água pode ser expulsa através de várias camadas de pele que forma a sua enorme língua.

Alimentação da baleia-azul - Como come a baleia-azul?
Imagem: buscarfondos.com

O que come a baleia-azul?

O alimento favorito da baleia-azul é o krill, um pequeno crustáceo cujo comprimento oscila entre os 3 e os 5 centímetros, de fato, diariamente uma baleia é capaz de consumir 3,5 toneladas de krill, embora também se alimente de várias formas de vida de pequeno tamanho que habitam no oceano.

Outro alimento predileto da baleia-azul e que esta tende a procurar são as lulas, embora também seja certo que apenas as come quando estas se encontram em número abundante.

Aproximadamente uma baleia-azul ingere 3.600 kg de comida diariamente.

Saiba mais sobre a alimentação das baleias no artigo "O que a baleia come?".

Alimentação da baleia-azul - O que come a baleia-azul?

O que comem as crias da baleia-azul?

A baleia-azul é um grande mamífero, por isso apresenta características deste ripo de animais, entre eles, a lactância.

No entanto, a cria da baleia-azul, depois de um período de gestação no útero de um ano aproximadamente, requer praticamente todo o tempo da mãe, isto porque em apenas um dia consumirá entre 100 a 150 litros de leite materno.

Alimentação da baleia-azul - O que comem as crias da baleia-azul?
Imagem: chismesmundo.com

A caça e a população da baleia-azul

Lamentavelmente a baleia-azul está em perigo de extinção devido à caça massiva de baleia e à lenta reprodução desta espécie, no entanto, atualmente e devido em parte à proibição da sua caça, os dados são mais positivos.

Na região antártica estima-se que a população de baleias-azul tenha aumentado 7,3%, e calculou-se também o aumento da população que habita em outras zonas geográficas, mas o aumenta de indivíduos destas regiões não é tão significativo.

A navegação de grandes embarcações, a pesca e o aquecimento global são outros fatores que põem em risco a sobrevivência desta espécie, por isso é urgente agir sobre estes pontos e garantir a reprodução e existência da baleia-azul.

Alimentação da baleia-azul - A caça e a população da baleia-azul

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação da baleia-azul, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: buscarfondos.com
Imagem: chismesmundo.com
1 de 5
Alimentação da baleia-azul