Curiosidades do mundo animal

Porque o flamingo é rosa

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 3 outubro 2019
Porque o flamingo é rosa

Os flamingos são aves do gênero phoenicopterus, do qual são conhecidas três espécies vivas, phoenicopterus chilensis (flamingo chileno), phoenicopterus roseus (flamingo comum) e phoenicopterus ruber (flamingo rosa), todos eles de cor rosa quando adultos.

Essa é uma ave única, de porte grande e aspecto peculiar, é capaz de recorrer grandes distâncias durante a época de migração. Vive em áreas úmidas, onde se alimentam e criam seus filhotes, sendo apenas um filhote por casal de flamingos. Ao nascer, os filhotes são brancos acinzentados com certas regiões do corpo pretas, mas quando chegam a idade adulta, adquirem uma maravilhosa e característica coloração rosa.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar porque o flamingo é rosa e como ele adquire essa cor. Para desvendar esse mistério, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre os flamingos

Índice

  1. Animal flamingo e sua cor característica
  2. Flamingo: alimentação
  3. Flamingo rosa: porque eles têm essa cor

Animal flamingo e sua cor característica

A cor das aves é resultado do acúmulo de pigmentos nas estruturas tegumentares (pele ou, principalmente, penas). As aves não produzem todos os pigmentos ou cores que apresentam, a maioria provem da dieta. Assim, as aves podem criar melanina, dando cor preta ou parda em distintas tonalidades, a ausência desse pigmento resulta na cor branca. Outras cores como o amarelo, laranja, vermelho ou verde são adquiridos através da alimentação.

Apenas existem um grupo de aves, pertencentes à família musophagidae, que produzem pigmentos verdadeiros além da melanina, esses pigmentos são a uroporfirina III que dá uma coloração violeta e o turacoverdin, único pigmento realmente verde conhecido entre as aves.

As penas das aves têm milhares de funções, como a camuflagem, a busca de um companheiro ou o estabelecimento do território. Além disso, as penas de uma ave podem dar muitas informações sobre o indivíduo, como o estado de saúde, sexo, modo de vida e época vital em que se encontra.

Geralmente, as aves mudam de penas pelo menos uma vez ao ano, essa mudança não ocorre aleatoriamente, cada região do corpo fica sem penas em um determinado momento. Também existem mudanças concretas que apenas acontecem antes do cio ou no momento de reprodução da espécie, dando origem a uma plumagem diferente do resto do ano, normalmente mais vistosa e chamativa, cujo objetivo é encontrar um parceiro.

A cor e a forma das penas são determinadas pela genética e influência hormonal. As penas estão compostas principalmente por queratina, uma proteína que é produzida e organizada pelas células epidérmicas antes que a pena comece a sair de um folículo pela pele. As variações estruturais da queratina produzem efeitos óticos que, junto com diferentes distribuições de pigmentos, dão origem aos diferentes padrões de cores nas aves.

Você sabia que os flamingos são aves migratórias? Veja mais sobre as características dessas aves e também exemplos nesse artigo do PeritoAnimal.

Porque o flamingo é rosa - Animal flamingo e sua cor característica

Flamingo: alimentação

Os flamingos são aves filtradoras. Para se alimentarem submergem a cabeça na água, colocando-a entre as patas. Com a ajuda delas e com o bico, removem o fundo arenoso fazendo com que a matérias orgânica entre seu bico, fechando-o e, pressionando com a língua, fazendo com que a água saia deixando o alimento preso em uma das finas lâminas que tem na borda do bico, em forma de pente.

A dieta do flamingo rosa é diversa e pouco seletiva devido ao modo da alimentação. Quando filtram a água, os flamingos podem consumir pequenos organismos aquáticos, como insetos, crustáceos, moluscos, vermes, algas e protozoários.

Agora que você já sabe porque o flamingo é rosa, confira também essa lista do PeritoAnimal com as 10 aves que não voam.

Flamingo rosa: porque eles têm essa cor

De todos os organismos que os flamingos se alimentam podem adquirir pigmentos, mas principalmente o Artemia salina faz com que os flamingo sejam rosa. Esse pequeno crustáceo vive em pântanos muito salgados, daí o seu nome.

Quando o flamingo o come, durante a digestão, os pigmentos são metabolizados de forma que se unem a moléculas de gordura, viajando até a pele e daí, para as penas quando se produz a mudança de plumagem. E, como resultado, se tem uma das características mais marcantes do flamingo rosa. Os filhotes de flamingo não adquirem a cor rosa até que mudam a plumagem na fase adulta.

Por outro lado, sabe-se que os machos de flamingo rosa durante a época de cio extraem um azeite da sua glândula uropigial, localizada na base da cauda, com uma forte cor rosa, que é extraído pelas penas para ter uma aparência mais atrativa para as fêmea.

Abaixo, confira algumas fotos de flamingo rosa.

Porque o flamingo é rosa - Flamingo rosa: porque eles têm essa cor
Porque o flamingo é rosa -
Porque o flamingo é rosa -
Porque o flamingo é rosa -
Porque o flamingo é rosa -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o flamingo é rosa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Amat, J. A., Rendón, M. A., Garrido-Fernández, J., Garrido, A., Rendón-Martos, M., & Pérez-Gálvez, A. (2011). Greater flamingos Phoenicopterus roseus use uropygial secretions as make-up. Behavioral Ecology and Sociobiology, 65(4), 665-673.
  • Brush, A. H. (1990). Metabolism of carotenoid pigments in birds. The FASEB Journal, 4(12), 2969-2977.
  • Curto, E. D. (2006). Artemia, el camaron de la sal. Banados del rio Dulce y laguna Mar Chiquita (Cordoba, Argentina), Academia Nacional de Ciencias, Cordoba, Argentina, 161-171.
  • Fox, D. L., & McBeth, J. W. (1970). Some dietary carotenoids and blood-carotenoid levels in flamingos. Comparative Biochemistry and Physiology, 34(3), 707-713.
  • Ralph, C. L. (1969). The control of color in birds. American Zoologist, 9(2), 521-530.
  • Yokoyama, S., Radlwimmer, F. B., & Blow, N. S. (2000). Ultraviolet pigments in birds evolved from violet pigments by a single amino acid change. Proceedings of the National Academy of Sciences, 97(13), 7366-7371.

Vídeos relacionados com Porque o flamingo é rosa

1 de 3
Vídeos relacionados com Porque o flamingo é rosa
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Porque o flamingo é rosa