Curiosidades do mundo animal

Animais da França

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 12 março 2024
Animais da França

A França é um país localizado na Europa ocidental, com território tanto em terra firme quanto marítimo, este último composto por várias ilhas. Possui uma variedade de paisagens naturais, como suas montanhas onde se encontra o Mont Blanc, cadeias montanhosas, áreas costeiras ou florestais, entre outros. Embora as espécies endêmicas da França não sejam tão abundantes, em nenhum caso este país está livre de uma biodiversidade importante.

Você quer conhecer a fauna da França? Neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos informações sobre os animais típicos da França. Aventure-se a continuar lendo!

Também lhe pode interessar: Animais da Europa

Índice

  1. Trepadeira-corsa (Sitta whiteheadi)
  2. Salamandra-da-Córsega (Salamandra corsica)
  3. Sapo-pintado-da-Córsega (Discoglossus montalentii)
  4. Lagarto-de-rocha-pirenáico (Iberolacerta bonnali)
  5. Lagartixa ibérica (Podarcis hispanicus)
  6. Víbora-de-Seoane (Vipera seoanei)
  7. Íbex alpino (Capra ibex)
  8. Vison europeu (Mustela lutreola)
  9. Camurça-dos-pirenéus (Rupicapra pirenaica)
  10. Tritão de montanha da Córsega (Euproctus montanus)
  11. Outros animais da França
Ver mais >>

Trepadeira-corsa (Sitta whiteheadi)

O trepadeira-corsa é uma ave que pertence aos animais endêmicos da França. Tem uma distribuição limitada na ilha da Córsega, desenvolvendo-se particularmente em árvores de pinheiro-corsa (Pinus laricio), as quais têm entre 150 e 200 anos de idade, e fazendo seus ninhos nos troncos mortos. Embora possa se desenvolver na presença de outros tipos de árvores, estes não podem superar 50% da diversidade vegetal.

É uma ave relativamente pequena, com cerca de 12 cm de comprimento, com plumagem cinza-azulada na parte superior e branca acinzentada na parte inferior; o macho apresenta uma coroa negra. É classificado como "vulnerável" devido ao corte e queima de florestas.

Animais da França - Trepadeira-corsa (Sitta whiteheadi)
Imagem: spain.inaturalist.org

Salamandra-da-Córsega (Salamandra corsica)

Outro dos animais endêmicos da França é a salamandra-da-Córsega, que se desenvolve exclusivamente na ilha francesa da Córsega. Ela está distribuída por quase todo este território, sendo mais comum entre os 500 e 1300 metros de altitude. Este anfíbio nativo da França vive principalmente em florestas decíduas temperadas, com a presença de faias, castanheiros, pinheiros e sobreiros. Também pode habitar em certos arbustos, mas está ausente em áreas intervenidas.

Esta salamandra se destaca por sua cor preta brilhante com um padrão de manchas amarelas. Ela mede entre 12 e 30 cm, e seu estado de conservação é de "menor preocupação".

Você quer conhecer mais tipos de salamandras diferentes e surpreendentes? Não perca este post: "Tipos de salamandras".

Animais da França - Salamandra-da-Córsega (Salamandra corsica)

Sapo-pintado-da-Córsega (Discoglossus montalentii)

Endêmica da França, o sapo-pintado-da-Córsega se desenvolve principalmente na região central desta ilha. É um anfíbio especialista em habitat, vivendo em riachos íngremes em diversas altitudes. Tem cerca de 6,5 cm de comprimento e apresenta coloração marrom, cinza ou avermelhada, podendo também ter manchas escuras, enquanto seu ventre é claro.

É classificado como "quase ameaçado" devido à construção de represas que altera o fluxo normal da água, o que influencia nos níveis dos rios e afeta o desenvolvimento da espécie.

Animais da França - Sapo-pintado-da-Córsega (Discoglossus montalentii)

Lagarto-de-rocha-pirenáico (Iberolacerta bonnali)

O lagarto-de-rocha-pirenáico é uma espécie de réptil nativa da França e também da Espanha. Habita principalmente os Pirineus de ambas as regiões, encontrando-se entre os 1580 e 3060 metros de altitude. Desenvolve-se em espaços rochosos e afloramentos, tanto alpinos quanto subalpinos.

Este lagarto tem um comprimento total de cerca de 12 cm e apresenta duas faixas escuras nas laterais. O dorso é marrom acinzentado, enquanto a região ventral é mais clara, de cor cinza ou esverdeada. É classificado como "quase ameaçado" devido à modificação do habitat pelo pastoreio excessivo de gado.

Se você ama esses animais, não perca este outro artigo, onde falamos dos "Maiores lagartos do mundo".

Animais da França - Lagarto-de-rocha-pirenáico (Iberolacerta bonnali)

Lagartixa ibérica (Podarcis hispanicus)

Outro dos animais nativos da França é a lagartixa ibérica, embora esta espécie também seja encontrada em Espanha e Portugal. Ela se desenvolve desde o nível do mar até cerca de 3480 metros de altitude. Habita em áreas de pradarias e arbustos com afloramentos rochosos, aos quais costuma escalar, assim como em áreas com construções rurais.

A coloração da espécie consiste na alternância de tons marrons com presença de linhas claras e manchas escuras. Mede entre 5 e 7 cm, sem incluir a cauda, que pode ter o dobro do tamanho do corpo. Seu estado de conservação é de "menor preocupação", embora existam algumas ameaças latentes como a perda de habitat e a introdução de competidores.

Animais da França - Lagartixa ibérica (Podarcis hispanicus)

Víbora-de-Seoane (Vipera seoanei)

A Víbora-de-Seoane é uma serpente venenosa encontrada na França, além de ser nativa da Espanha e de Portugal. Na região francesa, está restrita ao extremo sudoeste do país, desde o nível do mar até os 1900 metros de altitude. Habita áreas de matagal, bordas de florestas e espaços abertos, bem como áreas de pastagem e agrícolas.

Em relação às características físicas deste animal típico da França, destaca-se que tem cerca de 75 cm de comprimento e apresenta vários padrões de cores, que podem ser marrons, bege ou cinzas. É classificada como de "menor preocupação" em termos de conservação.

Gostaria de conhecer mais espécies de serpentes perigosas? As mencionamos aqui nesse artigo: "As 10 maiores serpentes do mundo".

Animais da França - Víbora-de-Seoane (Vipera seoanei)

Íbex alpino (Capra ibex)

Também conhecido como íbex alpino, esta espécie de bovino esteve à beira da extinção e apenas uma pequena população foi mantida na fronteira entre França e Itália. Atualmente, a espécie experimentou uma recuperação graças a programas de conservação e foi reintroduzida na França, Suíça, Alemanha e Áustria como parte de seus habitats naturais.

Vive nas montanhas alpinas, em áreas abertas e rochosas, com declives acentuados. Os machos são muito maiores e mais pesados que as fêmeas, com uma faixa de altura de 65 a 105 cm, um comprimento de 1,3 a 1,4 metros e um peso de 65 a 100 kg. Atualmente, é classificado como "pouco preocupante" em termos de conservação.

Animais da França - Íbex alpino (Capra ibex)

Vison europeu (Mustela lutreola)

O vison europeu é outro dos animais típicos da França e de outros países da região, que está classificado como "em perigo crítico de extinção" devido à sobre-exploração, perda de habitat e ao impacto do vison americano, uma espécie introduzida. Na França, a situação do vison europeu é desconhecida, embora se estime que possa estar extinto localmente, já que os últimos dados disponíveis são de apenas alguns indivíduos em 2004.

Esta espécie é especialista em seu habitat, sendo semi-aquática e ocupando as margens de rios com vegetação densa. Tem um comprimento que varia entre 31 e 38 cm, com um peso de 4 a 7 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas.

Animais da França - Vison europeu (Mustela lutreola)

Camurça-dos-pirenéus (Rupicapra pirenaica)

Também conhecido como camurça pirenáica, este tipo de caprino é um animal nativo da França, Espanha, Andorra e Itália. Ele se desenvolve na cordilheira pirenáica desses países, habitando habitats formados por prados alpinos, áreas rochosas, vales florestados e encostas inferiores. Durante os meses de verão, quando as temperaturas são mais quentes, costuma elevar-se até cerca de 1800 metros de altura. No inverno, sua pelagem é marrom ou negra, enquanto no verão é marrom avermelhado. Tem cerca de 80 cm de altura e chifres de cerca de 20 cm. É classificado como "pouco preocupante" em termos de conservação.

Animais da França - Camurça-dos-pirenéus (Rupicapra pirenaica)

Tritão de montanha da Córsega (Euproctus montanus)

O tritão de montanha da Córsega é outro dos animais representativos da França. Ele se desenvolve desde o nível do mar até cerca de 2260 metros de altitude, ocupando uma área de quase 10.000 km². Encontra-se em espaços com presença de corpos d'água, como rios e lagos não perturbados, bem como em florestas ribeirinhas.

Esta espécie enfrenta ameaças como a perda de habitat devido à degradação dos ecossistemas aquáticos e desmatamento. Seu tamanho é de cerca de 13 cm e sua coloração varia entre marrom e oliva com manchas. O tritão de montanha da Córsega está classificado como "em perigo crítico de extinção" devido à sua área de distribuição reduzida e à contínua degradação de seu habitat.

Animais da França - Tritão de montanha da Córsega (Euproctus montanus)
Imagem: spain.inaturalist.org

Outros animais da França

Os anteriores não são os únicos animais característicos da França, pois a fauna deste país é variada e abundante. Por isso, e para que você conheça ainda mais, a seguir mencionamos outros animais famosos da França:

  • Lirão de jardim (Eliomys quercinus)
  • Desmânio ibérico (Galemys pyrenaicus)
  • Pardal (Passer domesticus)
  • Mariposa isabelina (Graellsia isabellae)
  • Sapo verde balear (Bufotes balearicus)
  • Furão (Mustela putorius)
  • Rato-de-água (Arvicola sapidus)
  • Felosa aquática (Acrocephalus paludicola)
  • Salamandra-de-riacho-pirenáica (Calotriton asper)
  • Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da França, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
  • IUCN (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org

Fotos de Animais da França

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: spain.inaturalist.org
Imagem: spain.inaturalist.org
1 de 21
Animais da França