Animais da Indonésia
A Indonésia é um país localizado entre o sudeste asiático e a Oceania, portanto, está situado entre os os oceanos Índico e Pacífico. É o maior arquipélago do mundo, com ilhas proeminentes como Java, Sumatra, Bornéu, Nova Guiné, entre outras. Por estar na linha do Equador, possui um clima relativamente uniforme, com uma estação seca e outra úmida. Sua geografia inclui áreas costeiras, manguezais, pântanos, recifes de coral, florestas, selvas tropicais, entre outros, o que proporciona condições ideais para estar entre os países mais biodiversos do mundo.
Infelizmente, as proporções de impacto na biodiversidade também são muito elevadas, resultando em muitas espécies em risco e perigo de extinção. Neste artigo, o PeritoAnimal traz uma lista de 30 animais da Indonésia. Continue lendo e não perca nada sobre a fauna da Indonésia!
- Estorninho-de-bali (Leucopsar rothschildi)
- Bufalo-anão-das-planícies (Bubalus depressicornis)
- Martim-pigmeu-das-celebes (Ceyx fallax)
- Macaco-negro (Macaca nigra)
- Gibão-prateado (Hylobates Moloch)
- Civeta de Sulawesi (Macrogalidia musschenbroekii)
- Nycticebus javanicus
- Porco-veado (Babyrousa babyrussa)
- Tarsius pumilus
- Abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto)
- Outros animais da Indonésia
Estorninho-de-bali (Leucopsar rothschildi)
O estorninho-de-bali (Leucopsar rothschildi) é uma ave nativa apenas desta ilha, sendo, portanto, classificada como uma espécie endêmica da Indonésia. É um tipo de estorninho que mede cerca de 25 cm, quase completamente branco, exceto pela ponta das asas e da cauda, que são negras, e ao redor dos olhos tem uma coloração azulada.
É um dos exemplos de animais da Indonésia à beira da extinção, classificada como em perigo crítico, devido à captura em massa para o comércio ilegal de aves, já que é mantida como animal de estimação e tem um alto custo em dólares.
Confira nosso artigo sobre outras aves em extinção.
Bufalo-anão-das-planícies (Bubalus depressicornis)
Outro dos animais nativos da Indonésia é o bufalo-anão-das-planícies (Bubalus depressicornis), também havendo a espécie anoa-da-montanha (Bubalus quarlesi), sobre a qual há debates se corresponde a uma espécie diferente. Trata-se de um bovino que está presente apenas em Sulawesi e na ilha Buton.
Este animal da Indonésia tem uma massa que varia entre 90 a 225 kg, cerca de 90 cm de altura e um comprimento de aproximadamente 180 cm. A coloração da pele é preta, com pouco pelo marrom ou negro, e também pode ter cor branca nas patas. Possui chifres de 25 a 30 cm. Seu estado de conservação é em perigo de extinção, devido à caça para consumo, mas a alteração do habitat também afeta a espécie.
Martim-pigmeu-das-celebes (Ceyx fallax)
O martim-pigmeu-das-celebes (Ceyx fallax) é um dos animais da Indonésia que faz parte do grupo dos martins-pescadores. É uma ave minúscula e bonita, com cerca de 12 cm de comprimento, com a cabeça azul, bochechas violeta, partes inferiores alaranjadas, garganta esbranquiçada, dorso marrom-avermelhado com tons de roxo e um bico grande e característico de cor laranja intensa. Como pode ver, combina muitas cores e é muito divertido de se ver.
Esta espécie da fauna da Indonésia se desenvolve em áreas florestais que são impactadas pelo desmatamento. Até o momento, é classificada como de menor preocupação quanto à extinção.
Para saber mais, confira nosso artigo sobre "Aves aquáticas - Tipos, características, nomes e exemplos".
Macaco-negro (Macaca nigra)
A Indonésia possui diversas espécies de primatas e o macaco-negro (Macaca nigra) é uma das nativas da região. Assim, encontramos outro exemplo de animais nativos da Indonésia. Em média, os machos pesam cerca de 9,9 kg e as fêmeas 5,5 kg, com um tamanho variando entre 44 e 57 cm. É totalmente negro, com pelagem densa e mais opaca na parte superior e a característica crista na cabeça.
É outro caso preocupante de animais da Indonésia, pois está classificado como criticamente em perigo de extinção, principalmente devido à caça para consumo de carne, mas também é afetado pela alteração das florestas onde habita e pelo comércio ilegal como animal de estimação.
Aqui você pode descobrir quais são "Os menores primatas do mundo".
Gibão-prateado (Hylobates Moloch)
Classificado como criticamente em perigo de extinção, o gibão-prateado (Hylobates moloch) é outra espécie de animal endêmico da Indonésia. Isso se deve à alteração do habitat, caça e comércio ilegal no mercado de animais de estimação.
Estes animais da Indonésia são caracterizados por serem cinzentos, com uma cabeça mais escura e sem cauda externa. Ao contrário de outros animais, não há dimorfismo sexual neles, então a média de massa corporal tanto para machos quanto para fêmeas é de 8 kg.
Civeta de Sulawesi (Macrogalidia musschenbroekii)
A civeta de Sulawesi (Macrogalidia musschenbroekii) é um viverrídeo, pertencendo assim ao subordem Feliformia. Possui uma massa entre 3,85 a 6 kg e comprimento variando entre 113 a 125 cm. Tem uma pelagem suave, com coloração marrom no dorso, amarelada nas partes inferiores e algumas partes podem ser escurecidas.
O estado de conservação deste animal da Indonésia é vulnerável devido à perda e degradação das florestas e à caça direta, pois chega a ser um predador de gado.
Nycticebus javanicus
O Nycticebus javanicus é outra espécie em nossa lista de animais nativos da Indonésia e corresponde a um dos primatas da região. Seu estado de conservação é criticamente em perigo de extinção, devido à forte alteração das florestas, captura para o comércio ilegal e uso na medicina popular.
O peso deste animal da Indonésia varia entre 500 e 600 g. É de cor amarelada, com ombros e rosto creme, mas possui uma faixa escura típica que percorre todo o dorso e se divide em direção às orelhas e aos olhos, criando uma forma de diamante no rosto.
Porco-veado (Babyrousa babyrussa)
O porco-veado (Babyrousa babyrussa) pertence à família dos Suidos, que também inclui os porcos. Estes animais da Indonésia têm um comprimento entre 85 a 110 cm, uma cauda entre 20 a 32 cm e uma altura de 65 a 85 cm. Possuem uma coloração variável entre cinza-pardo, marrom a preto com o ventre claro.
Há discussões sobre as subespécies estabelecidas destes animais da Indonésia que ainda não foram definidas. Eles estão incluídos na categoria de vulnerável, pois a indústria madeireira causa estragos nas florestas onde habita a espécie, o que é uma importante ameaça para a mesma, além de algumas localidades a caçarem para consumo.
Tarsius pumilus
O Tarsius pumilus é um primata da subordem Haplorhini endêmico da Indonésia com uma distribuição muito restrita em áreas florestais de montanha que têm sido alteradas pela intervenção humana, o que levou à espécie estar em perigo de extinção. É um animal da Indonésia pequenino, com uma massa entre 48 a 52 g, tamanho de 8 a 11 cm, grandes olhos, de cor marrom-avermelhada e pelagem sedosa.
Abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto)
A abelha-gigante-de-Wallace (Megachile pluto) é um inseto endêmico da Indonésia e até agora a maior abelha já identificada. No caso das fêmeas, têm grandes mandíbulas e medem cerca de 38 mm, os machos 23 mm, é de cor preta com uma faixa branca no abdômen. É classificada como vulnerável, embora haja falta de informação populacional. Esta espécie da Indonésia só foi avistada em florestas nativas em terras baixas que estão sendo modificadas pelos seres humanos.
Outros animais da Indonésia
Agora que já vimos os principais animais da Indonésia com seus nomes, vamos ver outra lista. Não existem tantos detalhes para estes animais nativos da Indonésia, mas muitos deles estão em perigo de extinção, como já vimos nos exemplos anteriores.
- Raposa voadora Aru (Pteropus aruensis): criticamente em perigo de extinção;
- Cobra cilíndrica Aru (Cylindrophis aruensis): dados insuficientes;
- Cobra de mangue de Aru (Myron karnsi): dados insuficientes;
- Anoa-da-montanha (Bubalus quarlesi): em perigo de extinção;
- Esquilo voador do Bartel (Hylopetes bartelsi): dados insuficientes;
- Leopardo-de-java (Panthera pardus melas): em perigo de extinção;
- Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis): em perigo de extinção;
- Cacatua-das-molucas (Cacatua moluccensis): vulnerável;
- Tigre-de-java (Panthera tigris sondaica): em perigo de extinção;
- Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis): criticamente em perigo de extinção;
- Rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus): criticamente em perigo de extinção;
- Orangotango-de-sumatra (Pongo abelii): criticamente em perigo de extinção;
- Maleo (Macrocephalon Maleo): criticamente em perigo de extinção;
- Ave-do-paraíso-de-Wilson (Cicinnurus respublica): quase ameaçada;
- Elefante-de-sumatra (Elephas maximus sumatranus): em perigo de extinção;
- Dicaeum celebicum: menor preocupação;
- Otomops johnstonei: dados insuficientes;
- Calamaria nuchalis: dados insuficientes;
- Megophrys montana: menor preocupação;
- Nyctixalus margaritifer: menor preocupação.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Indonésia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web. (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
- IUCN. (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org