Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento

Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento

A anemia é uma doença comum em indivíduos com doenças hepáticas que afeta tanto os seres humanos quanto os cães. Existem vários tipos de anemia, cada uma com suas características particulares e seus tratamentos correspondentes. Um deles é a anemia hemolítica, que afeta os cães e está relacionada ao sistema imunológico.

Se o seu amigo peludo sofre desta doença ou apresenta algum dos sintomas aqui descritos, então você não pode perder este artigo sobre anemia hemolítica em cães, sintomas e tratamento. Continue lendo!

O que é a anemia hemolítica em cães?

É um tipo de anemia caracterizada pela destruição precoce dos glóbulos vermelhos presentes na corrente sanguínea. Isso ocorre devido a vários fatores que explicaremos a seguir e impede que essas células funcionem adequadamente.

Trata-se de uma doença rara, mas que requer muitos cuidados, uma vez que, se não for tratada adequadamente, pode levar o indivíduo à morte, inclusive os cachorros.

Causas da anemia hemolítica em cães

Existem diversas causas que provocam a anemia hemolítica em cães, sendo as mais comuns as seguintes:

  • Genética: assim como muitas outras doenças, a anemia hemolítica em cães pode ser simplesmente uma questão genética hereditária, manifestando-se desde o momento do nascimento ou aparecendo em uma idade mais avançada.
  • Infecções: causadas por bactérias e microrganismos que atacam os glóbulos vermelhos. As infecções também podem ocorrer devido a ferimentos ou hemorragias internas.
  • Lesões causadas por medicamentos: a anemia ocorre quando há uma reação desfavorável após a ingestão de medicamentos ou outros agentes químicos.
  • Consumo excessivo de vitamina C: a ingestão descontrolada de ácido ascórbico pode causar essa doença.

Sintomas da anemia hemolítica em cães

Alguns dos sinais que um cão pode apresentar quando sofre desta doença são:

  • Fadiga: é uma das características mais significativas desta doença. Isso ocorre porque a quantidade de células que transportam oxigênio para o cérebro diminui.
  • Taquicardia: ocorre porque o coração tenta aumentar o número de batimentos cardíacos para que o sangue possa chegar aos tecidos e ao cérebro. Como as células que transportam oxigênio estão em menor quantidade, o organismo do cão acelera o ritmo cardíaco para garantir um suprimento adequado.
  • Icterícia: é um sintoma muito comum neste tipo de anemia, pois os níveis de bilirrubina aumentam significativamente. A bilirrubina é um pigmento amarelo presente na bile e é formada pela destruição dos glóbulos vermelhos.
  • Urina escura: a urina escura ocorre quando há um excesso de bilirrubina.
  • Hiperesplenismo: refere-se ao aumento da atividade no baço. Quando o baço está mais ativo do que o normal, ele destrói os glóbulos vermelhos em seu interior, impedindo a entrega de oxigênio ao corpo do cão.

Também se apresentam outros sintomas característicos em cães com anemia, como:

  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Fraqueza
  • Desânimo
  • Vômito
  • Diarreia
  • Respiração acelerada
  • Perda de apetite
  • Palidez nas gengivas

Se você observar alguns destes sintomas no seu cão, consulte imediatamente o seu médico veterinário.

Imagem: veterinarysci.blogspot.com

Diagnóstico da anemia hemolítica em cães

Se o seu cão apresentar os sintomas descritos anteriormente, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Na consulta, o especialista analisará o caso com base no que você disser e realizará um exame completo do estado físico do cão. Parte do exame físico inclui pressionar cuidadosamente várias áreas do corpo com a intenção de detectar sensibilidade ou um baço inflamado.

Em seguida, será feita uma análise de sangue para medir os níveis de hemoglobina e reticulócitos. Se o veterinário julgar necessário, podem ser necessários outros testes para descartar outras doenças ou infecções causadas por bactérias e microrganismos.

Em pouco tempo, os resultados estarão prontos, e o tratamento adequado será iniciado. A anemia hemolítica em cães pode ser mortal, portanto, um diagnóstico precoce é crucial para garantir a sobrevivência do cão.

Tratamento da anemia hemolítica em cães

Existem diversos tratamentos para a anemia hemolítica em cães. Alguns deles são:

  • Transfusão de sangue: tem como objetivo aumentar rapidamente a quantidade de glóbulos vermelhos, substituindo as células destruídas pela doença.
  • Corticosteroides: são um tipo de hormônio usado para impedir que o sistema imunológico do cão forme novos anticorpos que possam eliminar os glóbulos vermelhos do sangue.
  • Antiparasitários: quando a anemia hemolítica é causada por infecções ou agentes parasitários, é comum que o veterinário recomende algum tipo de medicamento antiparasitário para eliminar possíveis bactérias e microrganismos que possam estar afetando a saúde do cão.
  • Cirurgia: é uma medida normalmente usada como último recurso, quando os outros tratamentos não produziram os resultados esperados. Isso ocorre, principalmente, quando o baço está inflamado com frequência, tornando a remoção necessária.

A anemia hemolítica em cães tem cura?

A cura da anemia hemolítica em cães dependerá, em grande medida, da causa que a provocou. Como vimos na seção anterior, dependendo do grau de anemia apresentado pelo animal, as medidas de urgência para restaurar o número de glóbulos vermelhos serão diferentes, mas, uma vez feito isso, o especialista determinará o tratamento a seguir para combater a causa subjacente. Assim, nunca devemos automedicar nosso cão, pois inconscientemente poderíamos piorar o quadro clínico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.