Dietas caseiras

O que os pandas comem?

Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 17 agosto 2023
O que os pandas comem?
Ursos

Ver fichas de  Ursos

O urso panda ou também panda-gigante, cujo nome científico é Ailuropoda melanoleuca, é um grande mamífero que habita áreas montanhosas da China e do Tibete. Embora sua beleza e corpo robusto sejam admirados por todos os amantes de animais, infelizmente, essa criatura está em perigo de extinção.

Uma das peculiaridades desse mamífero é que, ao contrário de outros ursos, ele não passa por nenhum período de hibernação. No entanto, durante o verão, ele tende a subir para as áreas mais altas da montanha (às vezes a uma altitude de 3.000 metros) e durante o inverno, eles geralmente descem em busca de um ambiente mais quente.

Se você quiser descobrir mais sobre esse animal fascinante, neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre a alimentação do panda. Detalhamos o que os pandas comem na natureza e em cativeiro. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: O que as ovelhas comem?

Índice

  1. Características dos pandas
  2. O que os pandas comem?
  3. Como o panda come?
  4. Quantas horas por dia os pandas passam comendo?
  5. Curiosidades sobre a alimentação dos pandas

Características dos pandas

O urso panda, uma das criaturas mais carismáticas do reino animal, possui uma gama surpreendente de características que capturam nossa admiração. Embora muitas vezes associado a uma dieta predominantemente herbívora, o panda é, na verdade, um animal onívoro, o que significa que pode consumir tanto substâncias orgânicas de origem animal quanto vegetal. No entanto, é na escolha de alimentos de origem vegetal que encontramos sua inclinação alimentar mais proeminente e notável.

Esses gigantes gentis podem alcançar um tamanho impressionante, com alguns indivíduos pesando cerca de 130 quilogramas. No entanto, é mais comum observar pandas com um peso médio variando entre 100 e 115 quilos. Sua imponente presença na natureza reflete não apenas sua adaptação a ambientes desafiadores, mas também a notável variação individual dentro da espécie.

A pelagem inconfundível do panda, composta por áreas distintas de preto e branco, não é apenas um espetáculo visual, mas também uma adaptação complexa ao ambiente. O padrão de cores não apenas reflete sua necessidade de camuflagem enquanto se alimenta de bambu, mas também é um distintivo importante para a identificação individual.

Além disso, a habilidade do panda-gigante de manipular o ambiente ao seu redor é auxiliada por um polegar oponível altamente funcional. Essa característica permite que eles agarrem, rasguem e quebrem os caules fibrosos do bambu, demonstrando uma incrível destreza alimentar.

O que os pandas comem? - Características dos pandas

O que os pandas comem?

Praticamente 99% da alimentação do panda-gigante está baseada na ingestão de diferentes tipos bambu e, para que esse alimento possa suprir todas as suas necessidades nutricionais, o panda-gigante precisa consumir cerca de 12,5 quilogramas de bambu por dia, embora possa ingerir até 40 quilos, dos quais aproximadamente 23 serão eliminados por meio de defecações, uma vez que o sistema digestivo do panda não está completamente preparado para assimilar as moléculas de celulose que compõem o bambu.

Na natureza, em seu habitat montanhoso, estável e úmido, podem encontrar-se mais de 200 espécies de bambu, embora se estime que o urso panda apenas use 30 espécies para cobrir as suas necessidades de energia.

Apesar de ser maioritariamente herbívoro, outras das coisas que os pandas gostam de comer de forma minoritária são frutas, como maçãs e peras, ovos, insetos, roedores e crias de cervos.

No entanto, apesar de ser um onívoro, o sistema digestivo do panda não é completamente adaptado para a digestão eficiente das fibras da celulose presentes no bambu. Isso significa que ele precisa consumir grandes quantidades de bambu para obter os nutrientes necessários.

Além disso, é importante enfatizar que os demais itens citados aqui fora o bambu representam uma parte ínfima da dieta do panda-gigante. Seu sistema digestivo não está bem adaptado para processar proteínas animais, e sua principal fonte de alimento e nutrição continua sendo o bambu. Em cativeiro, os pandas também podem receber suplementos alimentares para garantir que suas necessidades nutricionais sejam atendidas.

O que os pandas comem? - O que os pandas comem?

Como o panda come?

O urso panda está dotado de fortes dentes e mandíbula o que lhe permite poder triturar os troncos de bambu e extrair a sua polpa, além disso, possuem um sexto dedo que na realidade é uma adaptação do osso do pulso, graças a ele, têm maior facilidade para obter o seu alimento. Seu polegar adaptado os auxilia na manipulação precisa do bambu, permitindo que agarrem e quebrem os caules e folhas com facilidade.

Essas mesmas estruturas físicas são as que lhe permitem poder caçar quando assim é necessário para obter o 1% restante da sua dieta, que consiste em nutrientes de origem animal.

O que os pandas comem? - Como o panda come?

Quantas horas por dia os pandas passam comendo?

Devido ao seu grande apetite, à falta de hibernação e ao fato de não estarem preparados para obter os nutrientes do bambu, os ursos panda podem chegar a passar 14 horas diárias comendo, algo que é especialmente fácil uma vez que têm a particularidade de poder comerem sentados.

O resto do tempo passam dormindo, e assim que se levantam, começam de novo a busca por comida para poderem saciar o seu apetite, este processo é sempre levado a cabo de forma solitária, isto porque o urso panda é um animal que apenas se acompanha pela sua mesma espécie na época de reprodução.

Não perca outras curiosidades sobre pandas neste outro artigo.

O que os pandas comem? - Quantas horas por dia os pandas passam comendo?

Curiosidades sobre a alimentação dos pandas

Agora que você já sabe o que os pandas comem, listamos aqui algumas curiosidades sobre a alimentação desses ursos surpreendentes:

  • Folhas e caules: enquanto a maioria dos animais herbívoros se alimenta principalmente das partes mais macias das plantas, os pandas-gigantes, que são onívoros, consomem tanto as folhas quanto os caules do bambu.
  • Técnicas de alimentação: os pandas-gigantes possuem um polegar oponível que lhes permite agarrar o bambu com facilidade. Eles também usam os dentes molares achatados para triturar as fibras duras do bambu.
  • Baixa taxa metabólica: a dieta de baixo teor calórico dos pandas, principalmente baseada em bambu, está relacionada à sua baixa taxa metabólica. Isso significa que eles têm uma taxa de energia mais baixa do que outros mamíferos de tamanho similar.
  • Padrões de alimentação: os pandas costumam ser mais ativos durante as primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando buscam e consomem bambu. O restante do tempo eles geralmente descansam.
  • Hábitos de seleção de bambu: os pandas tendem a escolher cuidadosamente o bambu que comem, muitas vezes selecionando brotos jovens e folhas tenras, que são mais fáceis de mastigar e têm um teor nutricional mais alto.
  • Adaptações únicas: a dieta especializada do panda-gigante é uma das muitas características únicas que tornam essa espécie tão fascinante e emblemática. Sua evolução para depender do bambu é um exemplo notável de adaptação a um nicho específico.

Quer ir além da alimentação dos pandas? Então não perca nosso artigo com as características e curiosidades sobre o panda-vermelho! No vídeo a seguir explicamos mais sobre o que os pandas gostam de comer.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os pandas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • WWF. What does pandas eat? Disponível em: <https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/endangered_species/giant_panda/panda/what_do_pandas_they_eat/>. Acesso em 18 de agosto de 2023.
  • National Geographic. Giant panda. Disponível em: <https://kids.nationalgeographic.com/animals/mammals/facts/giant-panda>. Acesso em 18 de agosto de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Paulo Cezar de Oliveira
adorei esse artigo
A sua avaliação:
sophia
eu gostei muito
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sophia! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ana Paula Pinheiro
amei o site. amo pandas e pude tirar muitas dúvidas minhas aqui. obg!!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Muito obrigada pela sua preferência!
A sua avaliação:
Àlvaro Quintino Neves dos Santos
ótimo site e com muitas informações. muito bom!!!!!!!!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Álvaro, muito obrigado pelo seu comentário! :)
1 de 5
O que os pandas comem?