Dietas caseiras

O que as ovelhas comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 31 maio 2023
O que as ovelhas comem?

As ovelhas ou ovinos domésticos (Ovis aries), são animais mamíferos, os quais estão entre os primeiros animais a serem domesticados pelos seres humanos. Suas características físicas são muito variáveis, graças a grande quantidade de raças existentes, mas em geral são animais de pequeno a médio porte, com comprimento entre 1,2 a 1,8 metro, altura de 0,6 a 1,2 metro e pesos que variam entre 20 a 200 kg. Lamentavelmente, esses animais têm sido muito explorados para se obter e comercializar vários produtos devido a sua adaptabilidade ao habitat e a facilidade de manejo.

Em relação a este último aspecto, estamos nos referindo a alimentação, a qual é particular para esses animais. Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para saber o que as ovelhas comem.

Também lhe pode interessar: O que os pandas comem?

Índice

  1. Tipo de alimentação das ovelhas
  2. O que os cordeiros comem?
  3. O que uma ovelha adulta come?
  4. Quantidade de comida que as ovelhas comem

Tipo de alimentação das ovelhas

As ovelhas são animais herbívoros que têm preferência pelo consumo de pastagens e vegetação de porte baixo, desenvolvendo-se adequadamente em áreas de monocultivo, algo que nem todo herbívoro é capaz de fazer. As ovelhas são animais ruminantes, que utilizam seus lábios e línguas para selecionar as partes das plantas que são nutritivas e de fácil digestão.

Assim como outros animais ruminantes, o sistema digestivo das ovelhas é bastante complexo e é constituído por quatro compartimentos. De fato, às vezes referem-se a esses animais como animais de vários estômagos, mas na verdade eles possuem apenas um estômago que é dividido em compartimentos, sendo o abomaso o verdadeiro estômago.

Esse tipo de sistema digestivo permite, então, que as ovelhas, ao consumirem diversas partes de uma planta, possam processar de maneira efetiva a celulose e assim obtenham os nutrientes necessários a partir de carboidratos mais simples.

O processo de alimentação começa pela boca, onde esses animais formam o bolo alimentar, o qual será transportado ao rúmen para ser fermentado por uma população de bactérias, fungos e protozoários que permitem o início da absorção de nutrientes. Parte do alimento é regurgitada de volta à boca para seguir sendo mastigada e salivada, antes de ser engolida e voltar ao rúmen.

Em seguida, o bolo alimentar passa para o retículo para continuar o processo digestivo e, finalmente, para o abomaso, onde ocorre a digestão final, para então passar para os intestinos. As ovelhas domésticas são consideradas animais muito resistentes, isso porque elas conseguem suprir suas necessidades alimentares a partir de celulose, amido ou açúcares, obtendo energia a partir dessas fontes, além das fontes de hidrogênio.

Aqui você pode consultar alguns Exemplos de animais ruminantes.

O que os cordeiros comem?

As ovelhas são animais mamíferos, portanto, as ovelhas filhotes, chamadas de cordeiros, devem consumir o leite de sua mãe. De fato, é fundamental que eles o façam poucas horas depois de nascer para obter o colostro, que lhes proporciona imunidade. Um cordeiro em seu primeiro dia de vida deve consumir pelo menos 20% de seu peso em colostro.

Em relação a o que os cordeiros comem, nas primeiras semanas eles se mantêm consumindo o leite materno, o qual lhes fornece os nutrientes necessários. Em seguida, eles começam a pastar e são desmamados por completo por volta dos três meses.

Como alimentar um cordeiro órfão?

Um cordeiro órfão deve ser rapidamente atendido para ser lavado e garantir que cresça saudável. Dessa forma, se é recém-nascido, é importante buscar colostro, seja de outra ovelha recém-parida ou algum suplemento de colostro vendido em lojas especializadas.

Durante, aproximadamente, um mês e meio o cordeiro deve comer pelo menos duas vezes ao dia, e é possível lhe oferecer substitutos de leite comercialmente disponíveis. Enquanto estão sendo amamentados, também é possível incluir algum alimento concentrado especial para ovelhas. Em todo caso, para alimentar corretamente um cordeiro, é importante consultar um médico veterinário, que indicará as quantidades e suplementos necessários segundo o peso e as condições do cordeiro recém-nascido.

O que as ovelhas comem? - O que os cordeiros comem?

O que uma ovelha adulta come?

Como mencionado anteriormente, as ovelhas são ruminantes, portanto sua alimentação se baseia exclusivamente em plantas. Assim, o alimento essencial das ovelhas adultas é o pasto, que elas obtêm diretamente do solo. Elas também podem consumir muitas variedades de feno, aveia e leguminosas.

Ao pastar, as ovelhas estão incorporando certos minerais importantes para sua nutrição. Deve-se evitar que as ovelhas consumam algumas plantas como carvalhos, bolotas, tomates, batatas, entre outras, porque podem causar algum nível de toxicidade.

O que as ovelhas de fazenda comem?

Nas fazendas, as ovelhas são alimentadas pela seleção feita por seus criadores. Geralmente, determinados tipos de plantas são cultivados para que as ovelhas se alimentem diretamente do solo, de modo, que seja o mais natural possível. Assim, são semeados tipos específicos de pastagens para que os animais se alimentem.

No entanto, a alimentação também pode ser complementada com:

  • Feno: que é pasto desidratado.
  • Palha de cereais: a qual consiste em um subproduto do cultivo de cereais.
  • Alimentos concentrados ou rações: que são formulados e produzidos de maneira comercial e têm uma mescla de proteínas, carboidratos e minerais especial para ovelhas.

É importante que todo alimento processado fornecido a uma ovelha, seja especial para ela, porque as rações feitas para outros tipos de animais podem ser prejudiciais às ovelhas.

Se encontrarmos uma ovelha ferida, dependendo da gravidade, pode ser necessária a atenção médica de imediato, mas podemos sim cuidar dela inicialmente e por nossa conta, podemos oferecer um pouco de:

  • Capim
  • Trevo
  • Alfafa
  • Leguminosas
  • Chicória
  • Arbustos
  • Grãos
  • Cascas de amêndoas
  • Nozes
  • Castanhas
  • Restos de brócolis
  • Couve-flor
  • Alcachofra
  • Além de água limpa e fresca, até que a ovelha seja levada para um centro de resgate para ser atendida por professionais.
O que as ovelhas comem? - O que uma ovelha adulta come?

Quantidade de comida que as ovelhas comem

As ovelhas são animais que consomem grandes quantidades de comida por dia, o que varia de acordo com seu tamanho e seu peso entre 3 a 6 kg. Elas se alimentam durante o dia, passando um tempo pastando, descansando e ruminando o alimento consumido. Diferente de muitos herbívoros, as ovelhas podem processar alimentos com alto teor de fibras, os quais elas digerem sem problemas.

Agora que você já sabe o que as ovelhas comem, sejam cordeiros ou ovelhas adultas, não perca este outro artigo com mais curiosidades sobre estes animais: as ovelhas têm chifres?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as ovelhas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Gobierno de Argentina. Nutrición de óvidos. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/02-6-21_materialnutricion_de_ovinos.pdf
  • Reavill, C. (2000). "Ovis aries". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Ovis_aries/
  • Silva, J. (2021). Claves en el manejo de los corderos recién nacidos. Disponível em: https://rumiantes.com/claves-en-el-manejo-de-los-corderos-recien-nacidos/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as ovelhas comem?