Os gatos podem comer grão-de-bico?



Ver fichas de Gatos
Os gatos podem comer grão-de-bico ou esse alimento é tóxico para eles? Essa é uma dúvida comum entre tutores destes pequenos felinos, especialmente em regiões onde o consumo de grão-de-bico é amplamente difundido. A resposta é que os gatos podem comer grão-de-bico, pois ele não é tóxico, mas seu consumo não é recomendado.
O grão-de-bico é um alimento rico em nutrientes e traz benefícios para a saúde humana, porém não é ideal para os gatos devido às suas necessidades nutricionais específicas. Além disso, pode ser de difícil digestão para esses animais. Se você deseja saber mais sobre a possibilidade de oferecer grão-de-bico aos gatos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
O grão-de-bico é bom para os gatos?
O grão-de-bico é a semente de uma planta leguminosa muito difundida pelo mundo e de origem pré-histórica, já que foram encontrados indícios de sua existência em escavações pré-neolíticas na Sicília. No entanto, não se sabe com certeza se sua origem está na bacia mediterrânea ou na Ásia Ocidental.
No mercado, existem diversas variedades de grãos de bico, como o castelhano, o pedrosillano, o venado ou o branco. Se você consome habitualmente essa leguminosa, é possível que se pergunte se seu gato pode comer grãos-de-bico também. A resposta é sim, já que não são tóxicos, mas não é o mais recomendável.
Os gatos são carnívoros estritos e não necessitam de leguminosas nem de vegetais para sua subsistência. Além disso, seu organismo não está preparado para digerir grandes quantidades de carboidratos ou fibras presentes nas leguminosas e hortaliças. Pelo contrário, eles precisam de proteínas de origem animal para obter os nutrientes essenciais e não essenciais necessários para sua sobrevivência, como mostramos aqui: "O que os gatos comem?".
De fato, se seu gato ingerir grãos-de-bico, especialmente em uma quantidade considerável, é possível que apresente problemas gastrointestinais. Por isso, se seu gato comer grãos-de-bico, deve ficar atento aos sintomas que possa manifestar e à aparência de suas fezes.
Os gatos podem comer homus de grão-de-bico?
Como mencionamos, os gatos precisam fundamentalmente de proteínas de origem animal para suprir suas necessidades nutricionais e manter uma dieta equilibrada. Isso não pode ser fornecido pelos grãos-de-bico, já que, embora sejam ricos em proteínas, essas não são de origem animal. Portanto, não contêm taurina nem ácido araquidônico, dois nutrientes essenciais que os gatos devem obter da carne.
Com o homus de grão-de-bico acontece o mesmo, já que se trata de grãos-de-bico triturados que costumam ser acompanhados de outros aditivos ou ingredientes, como alho ou cebola, que são tóxicos para os gatos. Por esse motivo, os gatos não devem consumir homus de grão-de-bico, já que pode representar um risco de toxicidade se contiver esses ingredientes ou causar problemas gastrointestinais por ser muito pesado para seu organismo.
Neste vídeo, mencionamos os alimentos mais tóxico:

Benefícios do grão-de-bico para gatos
Os grãos-de-bico são leguminosas que não oferecem mais benefícios do que desvantagens para nossos gatos, já que, como já comentamos, não são um alimento recomendado para essa espécie. No entanto, se não apresentassem essas contraindicações, os grãos de bico, por serem ricos em fibra, poderiam contribuir para que os gatos se sentissem saciados mais rapidamente, ajudando no controle de peso e na regulação do trânsito intestinal. Também poderiam ser úteis no controle da diabetes, já que os carboidratos que contêm ajudam a reduzir os picos de glicose no sangue.
Além disso, os grãos-de-bico são uma boa fonte de vitaminas, como B1, B6, B9 (ácido fólico), e de minerais como cálcio, ferro e magnésio.
Como dar grão-de-bico ao meu gato?
Os gatos podem comer grão-de-bico cozido? De que forma os gatos podem comer grão-de-bico? A melhor forma de oferecer grão-de-bico aos nossos gatos é cozido, pois o grão-de-bico cru costuma conter toxinas prejudiciais à saúde deles. Além disso, quando cozidos, os grãos-de-bico ficam muito mais fáceis de ingerir, já que ficam mais macios e o risco de engasgo é reduzido significativamente.
Também é recomendado retirar a pele para facilitar a aceitação e evitar que fiquem desagradáveis para o gato. No entanto, reforçamos que não é a melhor ideia oferecer grão-de-bico ao seu gato, pois existem muitos outros alimentos mais adequados e benéficos para essa espécie.
Quantidade de grão-de-bico para gatos
Não é recomendável que os gatos ingiram mais do que uma colher de sopa de grão-de-bico cozido por dia. O mais adequado é que consumam no máximo de um a três grãos de bico por dia, oferecendo-os apenas como um petisco ocasional. Em quantidades maiores, os grãos de bico podem ser prejudiciais ao organismo dos gatos.
Efeitos colaterais do grão-de-bico para gatos
Embora o grão-de-bico seja uma boa fonte de proteína vegetal e os gatos necessitem de uma dieta rica em proteínas, essa não é a opção adequada para eles. Os felinos precisam que a proteína seja de origem animal, pois os vegetais não contêm aminoácidos essenciais para sua saúde, como a taurina e o ácido araquidônico.
Por esse motivo, uma alimentação com pouca proteína animal e uma grande quantidade de vegetais ou leguminosas, como o grão-de-bico, pode causar deficiências nutricionais e levar a problemas de saúde nos gatos. Além disso, o principal efeito colateral do consumo de grão-de-bico em gatos, especialmente em grandes quantidades, é o desconforto estomacal, podendo causar vômitos e fezes amolecidas.

Contraindicações dos grãos-de-bico para gatos
O grão-de-bico já é uma contraindicação para os gatos, apesar de não ser tóxico. No entanto, em alguns casos, seu consumo é ainda mais desaconselhado:
- Gatos com doenças renais, como insuficiência renal, pois o alto teor de fósforo pode agravar a condição.
- Gatos com doenças digestivas, especialmente aquelas que afetam o estômago ou o intestino.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Os gatos podem comer grão-de-bico?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.