Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre pandas

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 25 novembro 2022
Curiosidades sobre pandas
Urso-panda

Ficha do animal: Urso-panda

Os pandas são animais tão fofos que vídeos deles brincando ou de pandas bebês são uma verdadeira sensação na internet. De acordo com vestígios fósseis, esta espécie de urso habita nosso planeta há pelo menos 7 milhões de anos mas, infelizmente, sua população diminuiu drasticamente nas últimas décadas, chegando a ser considerado um animal ameaçado de extinção. No entanto, devido a um novo levantamento em que foram encontrados novos indivíduos, percebeu-se que sua população voltou a crescer na última década, e os pandas foram reclassificados para animais em situação vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza, também conhecida pelas siglas UICN e IUCN.

Quer saber mais sobre este animal considerado um dos mais adoráveis do planeta? Neste artigo do PeritoAnimal você conhecerá diversas curiosidades sobre os pandas que vão te surpreender!

Índice

  1. São “falsos
  2. Quantas espécies de pandas existem?
  3. Pandas adultos podem fazer quase 30 kg de cocô em um dia
  4. Por que os pandas rolam?
  5. Por que os pandas-gigantes têm seis dedos?
  6. Existem apenas 2 mil pandas no mundo
  7. Podem pesar mais de 150 quilos
  8. Conseguem se camuflar em seu habitat!
  9. Podem nadar e subir em árvores
  10. Os pandas são animais solitários
  11. Os pandas nascem cegos!
  12. Têm uma reprodução limitada
  13. A panda mais velha do mundo morreu aos 38 anos!
  14. O panda-vermelho não é um urso!
Ver mais >>

1. São “falsos

Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre os pandas destacando sua alimentação. Apesar de ter um sistema digestório carnívoro, 99% da dieta de um panda é vegetariana, tendo o bambu como principal fonte de alimento, que também inclui raízes, caules, brotos e folhas. Mas justamente por não ser projetado para processar matéria vegetal, seu organismo não quebra facilmente a celulose do bambu, fazendo com que ele coma quase que sem parar.

Um panda gigante, por exemplo, passa de 10 a 16 horas por dia se alimentando e pode consumir entre 12 e 40 kg de bambu em um único dia. Mas como dissemos, isso representa 99% de sua alimentação, o outro 1% pode ser composto por ovos, pequenos animais e carniça. Tais características leva a muita confusão de especialistas do mundo animal, pois muitos o classificam como um animal carnívoro, outros como um animal onívoro e, outros, como um herbívoro.

2. Quantas espécies de pandas existem?

Só existe atualmente uma espécie de panda no mundo, com duas subespécies. O panda-gigante é um mamífero da família Ursidae do gênero Ailuropoda cujo nome científico é Ailuropoda melanoleuca. Suas subespécies são:

  • Ailuropoda melanoleuca melanoleuca
  • Ailuropoda melanoleuca qinlingensis

Ainda neste artigo explicaremos que o panda-vermelho não é da mesma família que o panda-gigante.

3. Pandas adultos podem fazer quase 30 kg de cocô em um dia

Devido ao seu sistema digestório carnívoro e não adaptado para processar a matéria vegetal que mencionamos nestas curiosidades sobre pandas, eles têm uma capacidade intereressante: podem defecar entre 20 e 100 vezes por dia.

Isso já era esperado, afinal, se eles podem comer tantos quilos de bambu diariamente, você já pode imaginar o resultado: podem fazer até 28 quilos de cocô em um único dia.

Curiosidades sobre pandas - 3. Pandas adultos podem fazer quase 30 kg de cocô em um dia

4. Por que os pandas rolam?

Você certamente já viu pandas rolando e dando cambalhotas em vídeos na internet ou na televisão. Mas por que os pandas rolam? De acordo responsáveis por estes animais em reservas e zoológicos chineses, a explicação é simples: eles fazem isso quando estão entusiasmados. É um comportamento comum quando vêem neve, por exemplo.

E por que os pandas rolam em fezes de cavalo?

Esta é outra das curiosidades sobre pandas que foi observada em uma série de indivíduos na Reserva Natural Nacional de Foping, na China. Entre 2016 e 2017, estudiosos investigaram o motivo que levava os pandas a se esfregarem nas fezes dos cavalos para entender essa atração. Após acompanhar isso de perto e simular a mesma situação com ratos, os cientistas descubriram que há alguns compostos nas fezes desses equinos capazes de aumentar a tolerância ao frio nos pandas, ou seja, as fezes do cavalo auxiliam na termorregulação durante o inverno.

5. Por que os pandas-gigantes têm seis dedos?

As patas traseiras dos pandas contam com seis dedos e, segundo vários estudos, incluindo uma publicação científica publicada em 2022 na revista Nature [1], o sexto dedo, semelhante a um polegar pequeno, pode ser uma adaptação evolutiva para agarrar os bastões de bambu.

Curiosidades sobre pandas - 5. Por que os pandas-gigantes têm seis dedos?
Imagem: reprodução/WWF Sharon Fisher

6. Existem apenas 2 mil pandas no mundo

Outra das curiosidades sobre pandas é que eles são naturais da China, Mianmar e Vietnã. Atualmente, existem cerca de 2.000 indivíduos no mundo, sendo que cerca de 400 deles vivem em cativeiro, de acordo com dados do Departamento de florestas da China.

Curiosidades sobre pandas - 6. Existem apenas 2 mil pandas no mundo

7. Podem pesar mais de 150 quilos

Um panda-gigante pode chegar a 2 metros de altura, embora a média seja de 1,40 a 1,80 metro. Os machos são maiores que as fêmeas. Estes animais são corpulentos e de aparência arredondada.

8. Conseguem se camuflar em seu habitat!

A pelagem dos ursos pandas têm duas funções distintas: camuflagem e comunicação. Um estudo realizado por pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no jornal Behavioral Ecology mostrou que a parte negra do corpo do panda (o traseiro e as patas) servem para camuflagem, mais especificamente em áreas de sombras nas grandes florestas. Já a pelagem branca, que ocupa maior parte de seu corpo, serve para ajudá-lo a se esconder em habitats com neve.

Já as marcas no topo de suas cabeças são utilizadas para a comunicação entre indivíduos, com vital importância para determinar disputas por território e até o cortejo entre machos e fêmeas.

9. Podem nadar e subir em árvores

Que os pandas podem subir em árvores você já devia saber. Eles aprendem a fazer isso por volta dos 5 meses de idade. Mas outra curiosidade sobre os pandas é que eles são bons nadadores! Você já viu algum nadando?

Curiosidades sobre pandas - 9. Podem nadar e subir em árvores

10. Os pandas são animais solitários

Diferentemente dos outros ursos, os pandas não hibernam. Por isso, vivem como peregrinos migrando para áreas menos frias para se alimentar, já que os brotos e plantas das quais se alimentam desaparecem no inverno. Por isso, outra interessante curiosidade sobre os pandas é que eles costumam ser independentes e solitários. Eles inclusive marcam seu território com arranhões nos troncos das árvores, com fezes ou urina para afastar outros animais e evitar confrontos.

Neste outro artigo falamos sobre os 10 animais mais solitários do mundo.

11. Os pandas nascem cegos!

Continuamos com as curiosidades sobre pandas destacando os pandas bebês: quando nascem, eles são cegos e sua pele é branca rosada. A gestação de um panda é muito curta, durando entre 95 e 160 dias. Assim, quando nascem, os pandas pesam cerca de 120 gramas, sendo considerados os menores filhotes entre todos os mamíferos placentários na comparação com o tamanho da mãe.

Com o tempo e o crescimento de sua pelagem, observamos suas manchas negras no corpo branco, tão características desses animais.

Abaixo apresentamos uma foto de pandas recém-nascidos.

Curiosidades sobre pandas - 11. Os pandas nascem cegos!
Imagem: Qinling Giant Panda Research Center

12. Têm uma reprodução limitada

A estação de reprodução dos pandas dura entre 1 e 5 dias, uma vez por ano, fase esta que varia de acordo com o clima e a disponibilidade de alimentos. Mas o que isso significa? Se uma fêmea entrar no cio e nenhum macho a encontrar, ela só entrará no cio novamente daqui a um ano, o que acaba dificultando a reprodução e o aumento da população dos pandas.

Explicamos mais sobre a reprodução em animais neste outro artigo.

Curiosidades sobre pandas - 12. Têm uma reprodução limitada

13. A panda mais velha do mundo morreu aos 38 anos!

Um urso-panda pode viver entre 15 e 20 anos na natureza e entre 25 e 30 anos em cativeiro. No entanto, em 2021, o panda An An, que morava em um zoológico de Hong Kong, o Ocean Park, morreu aos 35 anos após problemas de saúde. Acredita-se que o panda mais velho do mundo tenha sido, na verdade, uma fêmea: a panda Jia Jia, que teria falecido aos 38 anos, também no Hong Kong Ocean Park, em 2016.[2]

14. O panda-vermelho não é um urso!

Nativo do sudeste asiático, o panda-vermelho (Ailurus fulgens) foi considerado, por muitos anos, da família dos ursos. No entanto, hoje classificado em sua própria família (Ailuridae), sabemos que o panda-vermelho tem mais semelhanças ao guaxinim do que com os pandas gigantes mas, taxonomicamente, é a única espécie de sua família atualmente.

Os pandas-vermelhos são mamíferos arborícolas que pesam entre 3 e 4,5 quilos, medindo de 30 a 60 centímetros. Se você quiser saber mais características e curiosidades sobre os pandas-vermelhos, leita este outro artigo do PeritoAnimal.

E aí, quais dessas curiosidades sobre pandas você achou mais interessante? Conta pra gente nos comentários!

Curiosidades sobre pandas - 14. O panda-vermelho não é um urso!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre pandas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. NATURE. Earliest giant panda false thumb suggests conflicting demands for locomotion and feeding. Disponível em: Mhttps://www.nature.com/articles/s41598-022-13402-y>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
  2. CNN Brasil. Panda mais velho do mundo, An An morre aos 35 anos. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/panda-mais-velho-do-mundo-an-an-morre-aos-35-anos/>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
Bibliografia
  • IUCN Red List. Giant Panda. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/712/121745669>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
  • WWF China. Panda facts at a glance. Disponível em: <http://www.wwfchina.org/english/pandacentral/htm/wwf_at_work/panda_survey/q&a.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
  • WWF UK. Top 10 facts about pandas. Disponível em: <https://www.wwf.org.uk/learn/fascinating-facts/pandas>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
  • Super Interessante. Preto no branco: a explicação científica para as cores do panda. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/preto-no-branco-a-explicacao-cientifica-para-as-cores-do-panda/>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
  • World Animal Protection. 5 curiosidades sobre os pandas. Disponível em: <https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/5-fatos-sobre-os-pandas>. Acesso em 24 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: reprodução/WWF Sharon Fisher
Imagem: Qinling Giant Panda Research Center
1 de 8
Curiosidades sobre pandas