Doenças virais

Cinomose em gatos

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 13 julho 2023
Cinomose em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A panleucopenia felina ou enterite infecciosa felina é conhecida popularmente como cinomose. Trata-se de uma doença especialmente grave, pois há um alto risco de mortalidade entre os indivíduos afetados, daí a importância da vacinação, especialmente em filhotes e em gatos que apresentam fatores de risco.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos em detalhes sobre a cinomose em gatos, as formas de contágio mais comuns, os sintomas mais frequentes e o tratamento recomendado pelo especialista na clínica veterinária. Felizmente, o número de gatos com cinomose tem diminuído consideravelmente nos últimos anos, graças à prevenção e ao uso de vacinas, que têm se mostrado muito eficaz.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para cinomose em cachorros

Índice

  1. O que é a cinomose em gatos?
  2. Transmissão da cinomose em gatos
  3. Sintomas da cinomose em gatos
  4. Diagnóstico da cinomose em gatos
  5. Tratamento da cinomose em gatos
  6. Tratamento caseiro para cinomose em gatos
  7. Como prevenir a cinomose em gatos
  8. Como cuidar de um gato com cinomose felina? - 5 dicas
  9. Gatos podem transmitir a cinomose para humanos?

O que é a cinomose em gatos?

A cinomose em gatos ou panleucopenia felina é uma doença viral contagiosa e grave que afeta principalmente filhotes e gatos jovens e, na maioria dos casos, resulta em morte. O termo "panleucopenia" refere-se a um nível anormalmente baixo de glóbulos brancos no sangue.

Etiologia

O agente causador da enterite infecciosa felina é um vírus de DNA do gênero Parvovirus (da família Parvoviridae) que requer células com alta atividade mitótica para se replicar. Ele se replica rapidamente nas células renais do gato, o que leva à formação de inclusões intranucleares.

Trata-se de um vírus especialmente resistente e estável, pois pode sobreviver por mais de um ano em ambientes internos à temperatura ambiente. Também é resistente a congelamento e ao tratamento com vários tipos de desinfetantes, incluindo éter, cloroformo, álcool, fenol, tripsina, iodados diluídos em compostos orgânicos e compostos de amônio quaternário. No entanto, pode ser destruído em um minuto a 100 ºC.

Existem duas formas de infecção da panleucopenia felina:

  • Infecção sistêmica: o vírus se replica durante as primeiras 18-24 horas e, a partir do sétimo dia, se dissemina por todo o organismo. Pode afetar diversos tecidos, como o linfóide, o trato intestinal ou a medula óssea. Danifica áreas vitais para a defesa do organismo, tornando os indivíduos afetados suscetíveis a infecções bacterianas secundárias.
  • Infecção uterina e do sistema nervoso: quando ocorre durante o primeiro terço da gestação, pode causar morte fetal precoce, reabsorção e nascimento de animais mortos. Quando ocorre no segundo ou terceiro terço da gestação, pode causar hidrocefalia, hipoplasia cerebelar e lesões na retina e no nervo óptico.
Cinomose em gatos - O que é a cinomose em gatos?

Transmissão da cinomose em gatos

A panleucopenia felina ocorre principalmente em gatos domésticos, embora existam outros animais suscetíveis a ela. Embora possa afetar gatos de todas as idades, os felinos jovens são os mais vulneráveis, especialmente a partir dos três meses de idade, quando deixam de receber os anticorpos necessários fornecidos pelo colostro da mãe durante a amamentação.

O vírus da enterite infecciosa felina está presente em todas as secreções de animais doentes, incluindo saliva, fezes, vômitos e urina, especialmente nos estágios iniciais da doença. Também pode ser encontrado no sangue do animal infectado.

As vias de contágio da cinomose em gatos, são:

  • Contato direto entre gatos doentes e gatos suscetíveis.
  • Materiais contaminados, como comida, camas, gaiolas e roupas.
  • Transmissão por vetores, como pulgas e carrapatos.

Além disso, gatos recuperados podem transportar o vírus em seus tecidos por meses, tornando-se portadores subclínicos, enquanto eliminam os restos do vírus nas fezes e urina por até seis meses. Gatos infectados desde o nascimento podem conter o vírus da panleucopenia felina nos rins por mais de um ano.

Fatores de risco da panleucopenia felina

São especialmente vulneráveis os felinos que vivem em abrigos ou lares temporários, onde há um alto trânsito de animais. Também são vulneráveis os gatos que vivem em casas com várias mascotes e aqueles que têm acesso ao exterior e podem entrar em contato com felinos infectados.

Gato passa cinomose para cães?

Embora os termos usados sejam semelhantes, a cinomose canina e a cinomose felina não são causadas pelo mesmo vírus. Portanto, o vírus da panleucopenia felina não é contagioso para cães. Além disso, também não é contagioso para seres humanos. No entanto, ainda hoje é discutido se o vírus da enterite infecciosa felina é o vírus a partir do qual o parvovírus canino se desenvolveu. Também apresenta uma grande semelhança com o vírus da enterite do vison.

Cinomose em gatos - Transmissão da cinomose em gatos

Sintomas da cinomose em gatos

Existem vários sintomas que podem indicar que algo não está bem. Portanto, a seguir, iremos revisar os sintomas mais frequentes da cinomose em gatos. No entanto, lembre-se de que esses sintomas também podem estar presentes em outras doenças comuns em gatos.

Os sintomas da panleucopenia felina são:

  • Febre: o gato pode experimentar febre entre 40 e 41 ºC por até 24 horas. Geralmente, a temperatura cai e depois volta a subir.
  • Depressão: o gato pode parecer apático, triste ou desanimado.
  • Vômitos: inicialmente, os vômitos podem conter restos de comida, mas à medida que a doença progride, eles se tornarão espumosos e de cor amarelo-esbranquiçada.
  • Diarreia: surge após o período febril, entre dois e quatro dias depois. As fezes líquidas terão uma coloração negra devido ao sangue digerido. Nesse momento, a doença está em estágio avançado.
  • Desidratação e perda de peso: causadas principalmente pelos vômitos e pela diarreia.
  • Anorexia: o gato recusa qualquer tipo de alimento.

Também podemos observar que o gato adota certas posturas para se sentir melhor, como deitar o abdômen em uma superfície fresca, devido à dor e à febre. É provável que ele resista à palpação abdominal, apresente gengivas amareladas (icterícia) e diarreia sanguinolenta.

A presença de um ou vários desses sintomas descritos é motivo de consulta veterinária. Portanto, se você observar que seu felino está apresentando algum desses sinais, não hesite em procurar um veterinário. Em seguida, falaremos sobre os exames veterinários que podem confirmar a presença do vírus da panleucopenia felina.

Cinomose em gatos - Sintomas da cinomose em gatos

Diagnóstico da cinomose em gatos

Na clínica veterinária, o especialista realizará os exames necessários para confirmar a presença do vírus da panleucopenia felina. Além de perguntar sobre a sintomatologia do animal, ele observará sua aparência. É provável que, após os sintomas descritos, o gato apresente resíduos de fezes e vômitos em sua pelagem. Também podem ser observados palidez das mucosas, olhos afundados, desidratação extrema, depressão e até secreção nasal.

Para confirmar que o gato está sofrendo de cinomose, o exame hematológico é o mais comum, pois ajuda a medir os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Também pode ser solicitado um exame bioquímico para avaliar os níveis normais de proteínas séricas, os níveis de glicose ou os aumentos nas enzimas ALT e AST. O método diagnóstico menos utilizado para o moquillo em gatos é a sorologia.

Às vezes, o teste ELISA (comum no diagnóstico do parvovírus canino) também é usado para confirmar a enterite infecciosa felina. No entanto, deve-se ter em mente que ele não é especificamente fabricado para diagnosticar o moquillo felino e pode ocorrer um falso positivo de 5 a 12 dias após a vacinação do gato.

Cinomose em gatos - Diagnóstico da cinomose em gatos

Tratamento da cinomose em gatos

Se você está se perguntando se cinomose tem cura, saiba que não existe um tratamento específico para tratar a panleucopenia felina. O tratamento se concentra em aliviar os sintomas que o felino apresenta e ajudá-lo a eliminar o vírus. Geralmente, a hospitalização do gato infectado é necessária para administração de líquidos intravenosos e cuidados de suporte. Também pode ser necessário o uso de antibióticos para tratar possíveis infecções bacterianas secundárias.

Portanto, não há uma solução direta e eficaz para a panleucopenia felina, mas são necessários cuidados intensivos para ajudar o felino a se recuperar da doença com sucesso.

A panleucopenia felina é mortal?

Somente um veterinário pode fornecer um prognóstico e, geralmente, é reservado. No entanto, estima-se que quando um animal é capaz de sobreviver por mais de cinco dias após a infecção, há uma chance de recuperação. No entanto, a convalescença do felino pode durar várias semanas e até meses.

A mortalidade em gatos adultos com mais de cinco anos é de cerca de 50-60%, enquanto em gatos com menos de seis meses chega a cerca de 90%. Como podemos observar, é uma doença com alta taxa de mortalidade.

Cinomose em gatos - Tratamento da cinomose em gatos

Tratamento caseiro para cinomose em gatos

Uma vez recebido alta veterinária, podemos levar o gato para casa, no entanto, devemos continuar fornecendo certos cuidados, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Como não há um tratamento caseiro para a cinomose em gatos, muito menos remédios caseiros para curar a doença, mencionaremos alguns remédios naturais que podem ajudar neste momento tão delicado a aliviar a vida do gatinho:

  • Reduzir a febre: podemos aplicar compressas frias no abdômen do animal ou envolvê-lo com uma toalha umedecida e bem espremida. Deixaremos por no máximo um ou dois minutos. Também será importante incentivá-lo a beber para mantê-lo hidratado, o que, por sua vez, ajudará a reduzir a febre.
  • Evitar a desidratação: como mencionado, incentivaremos a ingestão de líquidos, embora não em grandes quantidades de uma só vez. Pode ser interessante adquirir uma bebida enriquecida com eletrólitos (disponível em farmácias). Se o felino se recusar a beber, podemos usar uma seringa sem agulha para administrar lentamente a bebida em sua boca.
  • Controlar os vômitos: após o vômito, retiraremos a comida por pelo menos 12 horas. Em seguida, ofereceremos uma dieta leve, preferencialmente uma ração úmida gastrointestinal prescrita pelo veterinário.
  • Estimular o apetite: para incentivar a ingestão de alimentos, podemos aquecer levemente a comida, misturá-la com água ou caldo (sem sal, cebola ou alho) e oferecer pequenas porções suavemente em seus dentes para que ele possa comer. Também podemos experimentar outros alimentos que sejam mais apetitosos, como carne e peixe cozidos, sempre com cuidado para remover espinhas e ossos.
  • Melhorar o seu estado de ânimo: devemos dedicar tempo para melhorar o seu estado de ânimo e aumentar seu bem-estar, o que terá um impacto direto na sua recuperação. Podemos acariciá-lo, massagear suavemente o seu corpo ou conversar com ele. Em suma, passar tempo com ele.

Antes de aplicar qualquer um dos remédios caseiros para a cinomose em gatos mencionados, é recomendável consultar o veterinário para garantir que eles não afetem de forma alguma o tratamento prescrito pelo especialista.

Cinomose em gatos - Tratamento caseiro para cinomose em gatos

Como prevenir a cinomose em gatos

A prevenção é fundamental para evitar que nosso felino contraia o vírus da cinomose. Os gatos filhotes que não receberam o colostro da mãe não estarão protegidos, portanto, é aconselhável isolá-los do ambiente externo e aumentar as medidas de higiene até o momento de iniciar o calendário de vacinação do gato.

A primeira dose da vacina para Panleucopenia é administrada aos dois meses de idade e, em seguida, há uma segunda dose (tal vacina faz parte da vacina quíntupla felina). A partir de então, o gato deve ser vacinado anualmente para garantir que seu organismo tenha os anticorpos necessários.

A desparasitação do gato é outro método importante de prevenção na luta contra a panleucopenia felina, pois certos parasitas externos podem atuar como vetores da doença e transmiti-la aos nossos gatos. Consultaremos o veterinário para que nos prescreva os produtos mais adequados.

Como cuidar de um gato com cinomose felina? - 5 dicas

Para complementar os cuidados do gato com panleucopenia felina, gostaríamos de oferecer cinco dicas básicas que você deve seguir se tiver um exemplar se recuperando da doença. São elas:

  1. Evite introduzir um segundo gato na casa, pelo menos por um ano.
  2. Ofereça alimentos de qualidade de fácil assimilação.
  3. Deixe água fresca e limpa ao alcance dele, lembrando de renová-la regularmente.
  4. Mantenha a casa limpa regularmente e forneça um ambiente confortável e agradável.
  5. Certifique-se de que ele receba todo o carinho e apoio necessários neste momento.

Você gostaria de adicionar mais alguma dica? Ficou com alguma dúvida? Se você também está passando por essa situação, não hesite em deixar seu comentário e compartilhar sua experiência.

Gatos podem transmitir a cinomose para humanos?

Por fim, lembre-se de que esse vírus é altamente contagioso entre gatos, no entanto, não é transmitido para pessoas ou outros animais, então não precisamos nos preocupar em contrair a panleucopenia felina. Podemos manipular nosso felino e oferecer os melhores cuidados com a tranquilidade de saber que não seremos infectados.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cinomose em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Scheyla Mara
Olá, Bom dia.

Tenho uma gata de 4 anos. Há uma semana, observo que ela, ao acordar, manca das patas traseiras. Ela espreguiça e caminha devagar. Passado algum tempo, o caminhar dela volta ao normal. Não a vejo mancar durante o dia, somente ao acordar. Ela tem sono tranquilo e dorme bastante. O que devo fazer? Desde já, agradeço.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Scheyla. Tudo bem? Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
vanessa
Meu filhote está com uma diarreia persistentte, que mesmo com medicamentos e todo cuidado possível não tem melhora. o que pode ser? a suspeita é de cinomose, mas os sus irmão estão em perfeita saúde, eu só tenho um gato, não deixei ter contato com nenhum outro cão....
Luísa Savala
Oi Vanessa! Temos um artigo sobre as causas e possíveis tratamentos para um gato filhote com diarreia, confira: https://www.peritoanimal.com.br/gato-filhote-com-diarreia-causas-sintomas-e-tratamento-22943.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
VANESSA GUIMARÃES ANDRADE DA SILVA
Boa tarde, o problema que estou tendo é com meu filhote de Boxer, desculpe, não soube me expressar. Eu até tenho gato, mas pelo que pesquisei, a cinomose de gato não afeta cães! Correto??
Janaina
Bom dia meu gato está nessa mesma situaçao.. Não sei que fazer. Estou fazendo que posso😭😭💔💔 Meu gatos está com patas traseiras arriada não sei que fazer
Myrlla
Meu gatinho que tinha 2 meses, começou a apresentar diarréia, tristela, espumando pela boca, morrendo logo em seguida em período de poucas horas.
Karol
Minha gatinha começou apresentar uma fraqueza nas patas de trás, está cada dia piorando, não tem equilíbrio, caminha já se arrastando, não quer comer e nem beber, está se isolando das outras. Todo tempo triste.
A sua avaliação:
mario
Mas ninguém falou se gatos transmitem para cães. Convivendo no mesmo local. Gostaria de saber afinal.
Luísa Savala
Oi Mario! A cinomose nos cachorros e a dos gatos são vírus totalmente diferentes, por isso não existe transmissão de um para o outro.
Miriane
Meu gato não come esta triste mal sai tem 2 dias que esta assim
senilda
ele pode sta com alguma infeccao.


1 de 7
Cinomose em gatos