Curiosidades do mundo animal

Como saber a idade de um coelho?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 21 setembro 2022
Como saber a idade de um coelho?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Em geral, ao adotar um coelho, é raro que os adotantes sejam informados sobre a data de nascimento do animal. Portanto, é comum que os novos tutores muitas vezes tenham dúvidas sobre como saber a idade de um coelho. Embora não exista um método realmente preciso, há uma série de parâmetros que podem ser úteis para estimar a idade desses animais.

Quer saber a idade do coelho? E também quanto tempo um coelho vive, seja macho ou fêmea? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual mencionaremos os principais métodos que você pode usar para estimar a idade dos coelhos.

Também lhe pode interessar: Como saber a idade de um gato

Índice

  1. Quanto tempo um coelho vive?
  2. Como saber a idade de um coelho? - Principais -parâmetros
  3. Observe seus calcanhares
  4. Verifique suas unhas
  5. Analise os dentes do coelho
  6. Repare no estado da pele e do pelo do coelho
  7. O tamanho como indicador da idade de um coelho
  8. Observe o nível de atividade dos coelhos

Quanto tempo um coelho vive?

Quanto tempo um coelho vive é uma dúvida bastante comum e que deve ser tomado em consideração antes de adotar este pet. A expectativa de vida dos coelhos domésticos é entre 8 e 10 anos, embora você deva saber que existem coelhos que vivem há mais de 15 anos.

Estimar a idade exata dos coelhos é uma tarefa complicada, no entanto, com as pistas mencionadas neste artigo você poderá dizer se seu coelho é:

  • Um coelho filhote: até 6 meses de idade.
  • Um adulto jovem: de 6 a 12 meses de idade.
  • Um coelho adulto: de 1 ano a 5 anos de idade.
  • Um coelho idoso: mais de 5 anos de idade.

Como saber a idade de um coelho? - Principais -parâmetros

Para determinar a idade de um coelho, existem alguns métodos de observação. A seguir detalharemos cada um deles.

1. Observe seus calcanhares

Mesmo que pareça um pouco estranho, a condição dos calcanhares de um coelho é um dos indicadores mais confiáveis para determinar a idade de um coelho. Por exemplo:

  • Em filhotes e coelhos jovens: os calcanhares apresentam pelagem macia, abundante e frondosa .
  • Em coelhos adultos: com o passar do tempo, os calcanhares se desgastam. Portanto, em coelhos adultos, é comum ver menos pelos nesta área.
  • Em coelhos mais velhos: calos ou rachaduras podem se formar na pele dos calcanhares.

Você pode se interessar neste outro artigo sobre cuidados com o coelho para obter mais informações sobre este assunto.

Como saber a idade de um coelho? - 1. Observe seus calcanhares

2. Verifique suas unhas

Embora seja um pouco menos indicativo que os calcanhares, o estado das unhas também nos ajuda a estimar a idade de um coelho.

  • Coelhos jovens: têm unhas curtas, finas e, acima de tudo, pontiagudas.
  • Coelhos adultos e idosos: tendem a ter unhas mais longas e amareladas.

3. Analise os dentes do coelho

Em algumas espécies animais, tais como cavalos ou cães, é possível estimar a idade com bastante precisão com base no nível de desgaste de seus dentes. No caso dos coelhos, este método não é útil porque são animais com um crescimento contínuo dos dentes.

Entretanto, existem alguns parâmetros relacionados aos dentes dos coelhos que podem nos dar algumas informações sobre sua idade.

  • Coelhos jovens: geralmente têm dentes brancos, curtos e bastante regulares.
  • Coelhos adultos: com o tempo, os dentes tendem a ficar mais amarelados. Além disso, quando não têm uma dieta adequada, frequentemente aparecem alterações dentárias, como o crescimento excessivo dos incisivos, maloclusão, etc.
Como saber a idade de um coelho? - 3. Analise os dentes do coelho

4. Repare no estado da pele e do pelo do coelho

Outra maneira utilizada para saber a idade de um coelho é observar a pele e o pelo, que também podem fornecer informações relevantes sobre a idade desses peludos. Desta forma, podemos ver que:

  • Coelhos jovens e adultos: tendem a ter pele macia e um pelo brilhante e abundante.
  • Coelhos mais velhos: têm a pele mais dura e um pelo mais áspero e opaco. Além disso, é comum que os coelhos mais velhos se limpem com menos frequência.

Neste outro artigo tiramos uma dúvida muito comum devido às confusões causadas pela páscoa: coelho bota ovo?

Como saber a idade de um coelho? - 4. Repare no estado da pele e do pelo do coelho

5. O tamanho como indicador da idade de um coelho

Atualmente, existe uma enorme variedade de raças de coelhos, desde raças anãs até raças gigantes. Este fato deve ser levado em conta ao estimar a idade destes animais com base em seu tamanho. Neste sentido, será essencial conhecer o tamanho e o peso que um exemplar adulto da raça correspondente deve ter, a fim de poder fazer uma estimativa adequada. Confira as fichas das raças de coelhos aqui do PeritoAnimal para saber mais sobre cada uma delas.

Os coelhos são animais de crescimento muito rápido. Até atingirem a maturidade sexual, por volta dos 6 meses de idade, sua taxa de crescimento é muito alta. Depois disso, eles continuam a crescer mais lentamente até cerca de um ano de idade. A partir daí, eles atingem o tamanho adulto e param de crescer.

Estes parâmetros de crescimento podem ser úteis para estimar a idade dos coelhos. É suficiente pesar o animal uma vez por semana em uma balança de precisão (por exemplo, uma balança de cozinha) para analisar a taxa de crescimento:

  • Se você observar um aumento significativo no peso a cada semana, significa que seu coelho ainda é um filhote com menos de 6 meses de idade.
  • Quando você observa que o nível de crescimento diminui notavelmente: isto significa que seu coelho tem entre 6 e 12 meses de idade, ou seja, é um adulto jovem.
  • Quando você percebe que seu coelho atingiu o peso médio de um adulto de sua raça: isto significa que seu animal de estimação tem pelo menos um ano de idade.
Como saber a idade de um coelho? - 5. O tamanho como indicador da idade de um coelho

6. Observe o nível de atividade dos coelhos

Embora os coelhos sejam geralmente animais curiosos e ativos, os coelhos jovens são particularmente nervosos, brincalhões e travessos. Entretanto, com a idade, seu nível de atividade diminui, portanto é comum que os animais mais velhos passem uma boa parte do dia descansando.

Finalmente, não hesite em consultar o seguinte post do PeritoAnimal sobre quanto tempo vive um coelho.

Com esses 6 métodos você agora tem como saber a idade de um coelho. Não perca, ainda, o vídeo a seguir no qual falamos sobre os sinais de que o seu coelho te ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de um coelho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como saber a idade de um coelho?