Remédio caseiro para micose em cachorro

Remédio caseiro para micose em cachorro

A dermatofitose (conhecida como micose ou 'tinha') é caracterizada por uma infeção das camadas superficiais da pele. Trata-se de uma das doenças de pele mais comuns nos cachorros e é causada por fungos que invadem a pele do cachorro e se alimentam de tecido queratinizado (como pele, pelos e até unhas). Os gatos também podem sofrer deste problema.

O tratamento da micose em cachorros pode ser demorado e levar de 1 a 3 meses. Saiba que você não verá resultados logo no primeiro dia de tratamento, mas não desespere pois com o tempo você consegue eliminar esses fungos do seu cachorro. Em complemento ao tratamento prescrito pelo veterinário, existem tratamentos alternativos que podem ajudar a aliviar o sintomas. Então, neste artigo do PeritoAninal explicamos o tratamento para micose canina e remédios caseiros para fungos em cachorros.

É essencial que o seu animal seja visto por um médico veterinário para que ele possa diagnosticar e definir o tratamento mais adequado. Pois, tal como qualquer outra doença, sem um diagnóstico correto é muito difícil combater o problema.

Tratamento para micose em cachorro

Os médicos veterinários, conforme a gravidade do problema, optam por tratamentos sistêmicos e/ou localizados em quadros de micose de cachorro. A avaliação veterinária é fundamental para um diagnóstico correto, já que nem todos os problemas de coceira e fungos em cães sempre são causados por micoses.

Em fases iniciais, uma melhora da imunidade do cachorro pode ser suficiente para que a micose desapareça. Mas, no geral, é importante cuidar dos sintomas causado pelo fungo em cães para evitar a sua propagação e evitar o desconforto nos cachorros.

O tratamento para micose em cachorros costuma durar de 1 a 3 meses e mesmo que o animal aparente estar curado, é importante seguir o tempo prescrito pelo veterinário. Testes veterinários determinarão se micose foi, de fato, curada.

Se realmente trata-se de um quadro de dermatofitose, os tratamentos comumente receitados podem ser:

  • Tratamento sistêmico: este tratamento atua nos folículos pilosos, atuando no local onde estão localizados os fungos e permitindo assim eliminá-los. A dose de medicação deve ser sempre indicada pelo veterinário.
  • Tratamento local: existem diferentes shampoos, pomadas, cremes e pós antifúngicos receitados por veterinários que ajudam a resolver o problema localmente e servem essencialmente para prevenir a contaminação do meio ambiente. No caso das loções, elas podem ser aplicadas com mais facilidade quando aplicadas com uma escovinha, pois isso já ajuda a eliminar esporas fúngicas acumuladas no pelo do cachorro.

Descontaminação do meio ambiente

Este é um ponto essencial no tratamento deste problema. Você deve limpar todos os locais frequentados pelo cachorro e todos os objetos e acessórios dele. Desde a caminha, comedouros, escovas, etc. Se tem tapetes ou carpetes em casa, deve destruí-los ou lavar com água quente acima de 43ºC (temperatura mínima para destruir os esporos fúngicos).

Fungos em cães: tratamento caseiro

O vinagre é um bom remédio caseiro para fungos em cachorros, assim como o alho, óleos essenciais ou chá de casca de ipê-roxo, que possuem potente ação antifúngica e antibacteriana. Os probióticos podem ser misturados diretamente na comida do animal enquanto os outros devem ser aplicados sobre a pele ou nas patas (como no caso de fungos nas patas dos cães).

Antes de qualquer aplicação, consulte o seu médico veterinário de confiança e siga os conselhos dele. Como referimos, em primeiro lugar ele terá de confirmar que se trata de uma infeção fúngica. O método de diagnóstico mais utilizado é a cultura fúngica (retiramos alguns pelos da área em redor da lesão com uma pinça ou escova e colocamos numa placa própria de cultura para fungos).

Conheça a seguir tratamentos caseiros para micose em cachorro complementares ao tratamento veterinário:

Vinagre de maçã para micose em cachorro

O vinagre de maçã é conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas e pode aliviar os sintomas em combinação com o tratamento receitado pelo veterinário. Por isso é recomendado para combater fungos em cachorros. Veja como utilizar:

Vinagre no tratamento caseiro da dermatofitose canina

  1. Em uma garrafa de meio litro misture: 125ml de vinagre de maçã + 125ml de chá verde + 250ml de água destilada;
  2. Aplique diretamente sobre a pele limpa e seca do cachorro;
  3. Massaje suavemente a pele do cachorro e deixe agir por 5 minutos;
  4. Lave e seque o cachorro.

Probióticos

Uma vez que a proliferação dos fungos acontece, na maior parte das vezes, quando o sistema imunológico do animal está fragilizado, o probióticos são muito úteis pois ajudam a reequilibrar a flora intestinal, para além de melhorarem o sistema imunológico.

Para isso, basta adicionar iogurte natural ou kefir na ração do seu cachorro. Existem também muitas versões comerciais de probióticos disponíveis para animais. Consulte o seu médico veterinário.

Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média que têm efeitos anti-infecciosos. Este óleo combate, para além dos fungos, bactérias e vírus. Você pode usá-lo de maneira complementaria como tratamento caseiro para fungos em cachorros da seguinte maneira:

Como usar óleo de coco para fungos em cachorros

  1. Limpe e seque muito bem a pele do cachorro;
  2. Aplique uma camada de óleo de coco por todas as zonas afetadas da pele do cachorro.
  3. Repita uma aplicação a cada 3 ou 4 dias.

Chá de casca de ipê roxo para micose de cachorro

Esta é uma planta muito utilizada em naturopatia. É originária da América do Sul e tem múltiplas utilidades terapêuticas. O pau d'arco, ou ipê, ajuda a combater infecções fúngicas da pele e é também um excelente antidiarreico, cicatrizante, anti-inflamatório, diurético e anticancerígeno.

Ele pode ser utilizado para limpar e desinfetar feridas, queimaduras e úlceras da pele como remédio caseiro para micose de cachorro complementar ao tratamento tradicional:

Como usar ipê roxo para micose de cachorro

  1. Ferva 100 ml de água com 3 g da casca do pau d'arco durante 5 minutos;
  2. Deixe repousar 15 minutos após ferver;
  3. Aplique sobre a pele do animal 3 vezes ao dia.

Nota: é muito importante respeitar as proporções porque existe o risco de que o animal lamba a mistura. Se as proporções não estiverem corretas, a mistura pode ser tóxica. Não se esqueça de checar a temperatura da água antes de aplicar, para não correr o risco de queimar o cachorro.

Alho

As propriedades desinfetantes do alho também podem ser usadas no tratamento caseiro para micose de cachorro. Da seguinte maneira:

  1. Pique ou amasse 1 ou 2 dentes de alho;
  2. Misture com vaselina neutra;
  3. Passe sobre as áreas afetadas da micose e tape com uma gaze para uma ação mais eficaz;
  4. Deixe durante toda a noite e siga os tratamentos de banhos recomendados pelo veterinário durante o dia;
  5. Renove a mistura de alho a cada dia e troque a gaze durante 3 dias.

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais também podem ser usados como tratamentos alternativos para problemas de saúde. No caso da micose em cachorros, é possível usar os seguintes óleos essenciais como remédio caseiro:

  • Óleo da árvore do chá: tem propriedades antissépticos e pode ser aplicado diretamente sobre as zonas afetadas em complemento ao tratamento veterinário;
  • Óleo de Neem: sua ação antifúngica permite aplicá-lo diretamente sobre a pele do cachorro duas vezes por dia. Pode ser misturado com gel de aloe vera.

Agora que você conhece 7 remédios caseiros para micose de cachorro, você pode se interessar neste outro artigo sobre doenças mais comuns em cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para micose em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.