Prevenção

Vacina de gripe para cachorro é necessária?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 11 maio 2023
Vacina de gripe para cachorro é necessária?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitos tutores se perguntam se vacina de gripe para cachorro é necessária. As vacinas foram idealizadas e desenvolvidas para prevenir doenças e salvar vidas, tanto de pessoas quanto de cães e gatos. A vacinação, sem dúvidas, é a estratégia mais utilizada e segura para promover saúde e bem-estar aos animais, reduzindo consideravelmente as chances de cães e gatos contraírem doenças potencialmente fatais, principalmente zoonoses.

A vacinação de cães e gatos ultrapassa a proteção desses animais, pois também protege os seres humanos que convivem com eles, à medida que reduz a transmissão de doenças entre as espécies. Dentre as doenças que podem atingir os cães ao longo de sua vida, destaca-se a gripe canina, também conhecida por “tosse dos canis” ou traqueobronquite infecciosa, causada por vírus e bactérias. A doença atinge o trato respiratório, causando tosse seca, parecida com o grasnido de um ganso.

Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas podem afetar o sistema imunológico dos animais, reduzindo suas defesas contra agentes infecciosos. E é nesse contexto que a gripe canina aparece, podendo infectar cães de todas as raças e idades. Mas o amigo peludo e seu tutor podem contar com a proteção das vacinas. E você sabe como funciona a vacina da gripe canina? É realmente necessário vacinar o cachorro anualmente? Quanto custa essa vacina? Neste artigo, falaremos todos os detalhes sobre a utilização da vacina contra a gripe canina. Se você se interessou pelo assunto e quer deixar seu amigo peludo protegido, continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Índice

  1. Como funciona a vacina da gripe canina?
  2. Devo vacinar meu cachorro contra a gripe?
  3. Pode vacinar cachorro gripado?
  4. Quando dar a vacina de gripe para o cachorro?
  5. Qual o valor da vacina de gripe para cachorro?
  6. Efeitos adversos da vacina da gripe canina

Como funciona a vacina da gripe canina?

De um modo geral, as vacinas funcionam estimulando uma resposta do sistema imunológico a um vírus ou bactéria, criando uma espécie de “memória” no corpo. Mas como isso acontece? Primeiramente, as vacinas contêm partes enfraquecidas ou inativadas de um determinado agente causador de doença, fazendo com que o corpo acredite que está lutando contra o microrganismo de verdade, estimulando a produção de anticorpos e de células de memória. Dessa forma, o corpo fica treinado para combater o organismo causador da doença específica, de forma rápida e eficiente, em uma eventual exposição ao agente.

No caso da vacina contra a gripe canina, o produto é composto por extrato antigênico inativado da bactéria Bordetella bronchiseptica, que, apesar de não ser um fator individual, é o agente etiológico primário no complexo “tosse dos canis”. Esse agente predispõe cães à influência de outros agentes causadores de doenças respiratórias e, frequentemente, há ocorrência simultânea entre eles. Resumindo: a B. bronchiseptica fragiliza o corpo do cachorro, tornando-o vulnerável a outros microrganismos patogênicos.

Devo vacinar meu cachorro contra a gripe?

Já adianto que a resposta é sim! A vacina de gripe para cachorro é necessária por ser uma proteção a mais que o tutor pode oferecer a seu cachorro, além das vacinas múltipla e antirrábica. Cães que passeiam na rua, participam de exposições, festas e outras ocasiões em que ocorre contato frequente com outros cães, devem ser vacinados com uma dose de reforço cerca de um mês antes do evento. A vacina de gripe para cachorro é indicada para cães sadios a partir de 8 semanas de idade.

Quantas doses da vacina da gripe para cachorro são indicadas?

Cães sadios devem receber duas doses da vacina de gripe, com intervalo de 2 a 4 semanas, ficando protegidos 3 semanas após a aplicação da segunda dose. Deverá ser realizado um reforço anual em dose única para todos os cães.

Neste outro artigo detalhamos o calendário de vacinas para cachorros.

Pode vacinar cachorro gripado?

Para que a vacina consiga imunizar de forma efetiva, o cachorro precisa estar sadio. Cachorros gripados ou com qualquer outra doença devem aguardar até sua recuperação total, para então poder tomar a vacina de gripe. Esse cuidado não deve ser tomado apenas com a vacina de gripe, mas com todas as demais.

Caso o animal esteja doente, seu sistema imune estará preocupado em combater a infecção já instalada, produzindo de forma insuficiente os anticorpos vacinais.

Quando dar a vacina de gripe para o cachorro?

Você já viu que a vacina de gripe para cachorro é necessária para proteger o peludo. Ele deve receber a primeira dose a partir da 8ª semana de vida. A segunda dose deverá ser aplicada 21 dias após a primeira. Caso o cachorro seja adulto e nunca tenha tomado a vacina de gripe, deverá ser realizado o mesmo calendário do filhote (2 doses, com intervalo de 21 dias). O reforço da vacina deverá ser anual, em dose única.

A vacina contra a gripe canina não consegue evitar a doença em 100% dos cães que foram vacinados, pois alguns animais podem ser incapazes de desenvolver ou manter uma adequada resposta imune após a vacinação. No entanto, os cães vacinados que contraírem a doença terão sintomas mais brandos que os não imunizados, sendo raros os casos graves da doença.

Falhas vacinais podem estar associadas a situações como animais incubando alguma doença infecciosa, malnutridos ou com parasitas internos e externos, estressados devido ao transporte ou condições ambientais adversas, imunocomprometidos ou até mesmo se a vacina não tiver sido armazenada e administrada da forma correta. Toda vacinação deverá ser precedida por um exame clínico realizado pelo médico veterinário, pois ele saberá se o animal está sadio ou não para receber o imunizante.

Qual o valor da vacina de gripe para cachorro?

Existem várias vacinas contra a gripe canina no mercado, podendo haver variação de preços. Vacinas de qualidade, aplicadas pelo médico veterinário, podem custar de R$ 70,00 a R$ 90,00 a dose.

Efeitos adversos da vacina da gripe canina

A vacina contra a gripe canina é bastante segura, não havendo efeitos adversos na maioria dos animais imunizados. No entanto, alguns cães podem ficar um pouco mais quietos por cerca de um ou dois dias após a aplicação, devido a uma febre leve. Além disso, podem ficar um pouco doloridos no local onde foi aplicada a injeção. E, como todo produto biológico, poderá ocorrer reação alérgica. Nesses casos, procure orientação com o médico veterinário de sua confiança.

Agora que você já sabe que a vacina de gripe para cachorro é necessária se você quer deixar o organismo do seu peludo ainda mais protegido, não perca o vídeo a seguir no qual te contamos 9 remédios caseiros para tosse em cães recomendados por veterinários:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vacina de gripe para cachorro é necessária?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Moura, A.A. Perfil de imunização e ocorrência de enfermidades infecciosas e parasitárias de cães atendidos no hospital veterinário -UFPB no período de 2018, 2019 e 2021. Universidade Federal da Paraíba, 2021. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21972/1/AAM02022022-MV337.pdf. Acesso em 12/05/2023.
  • Bula da vacina BronchiGuard, vacina contra Tosse dos Canis (Bordetella bronchiseptica). Disponível em https://www.zoetis.com.br/global-assets/private/bronchiguard_2.pdf. Acesso em 12/05/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Vacina de gripe para cachorro é necessária?