Partilhar

Gato Javanês

Atualizado: 8 maio 2019
Gato Javanês

O gato Javanês também conhecido como Oriental Longhair, é um felino de pelo largo e considerado uma das raças de gato mais cativantes do mundo, inclusive, muitos tutores dizem que é um gato capaz de falar. Essas e muitas outras curiosidades serão desvendadas nessa ficha do PeritoAnimal, na qual explicaremos tudo sobre o gato Javanês.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Características físicas
Tipo de pelo

Gato Javanês: origem

Apesar do nome, gato Javanês, possa fazer você pensar que é originário da Ilha de Java, a verdade é que não tem qualquer relação. O nome diz muito da origem, uma vez que os Oriental Longhair são descendentes dos Oriental Shorthair e do Balinês, que foram cruzados nos anos 60. É por isso que as vezes se considera uma variedade de cor dentro da raça Balinês ou uma sub raça de pelo semi largo dos gatos Orientais.

No entanto, acredita-se que a origem do gato Javanês pode ser mais antiga, já que em 1890 foram datadas espécies que ainda eram catalogadas como Gatos Angorá, porém estavam muito longe dos padrões da raça. Posteriormente, passaram a denominá-los Angorá Britânicos já que não eram iguais aos turcos. Nesses tempos, a única raça de pelo largo oficialmente registrada era o gato Persa.

Em 1983 foi registrado como gato Javanês em TICA e em 1995 a CFA reconhece como raça diferenciada. Ainda hoje existem associações felinas, como a GCCF que o nomeiam como Oriental Longhair. Nos Estados Unidos se encontram reconhecidos dentro da categoria Siamês-Oriental.

Gato Javanês: características físicas

O gato Javanês é considerado de tamanho médio, já que o peso costuma variar entre os 4 e 6 quilos. A esperança de vida, por norma geral, está entre os 14 e 18 anos.

O corpo é esbelto e tubular, com extremidades largas e flexíveis mas também, fortes e musculosas. A cauda é larga e fina, ficando mais estreita na ponta e tem aspecto de espanador. A cabeça do gato Javanês é triangular, larga e estreita, tem o focinho fino e arrebitado. Os olhos são amendoados com inclinação para o focinho, não são muito separados e a cor é compatível com a cor da pelagem, apesar de que, a maioria apresenta cor azul.

Uma das características mais marcantes do gato Javanês são as orelhas, pois são extremamente grandes, largas na base mas marcadas nos extremos, inclinadas ligeiramente para as laterais da cabeça. Por último, o pelo é semi largo, denso e suave, sendo maior na cauda e no pescoço. As cores do gato Javanês, habitualmente são sólidas, apesar de que se aceitam quase todas as cores e padrões. O mais frequente são os de uma cor, bicolor, arlequim, van, cinza, smoke e tartaruga. Por causa das características da pelagem, é um dos gatos recomendados para pessoas alérgicas.

Gato Javanês: personalidade

Essa é uma raça de gato muito valorizada pela personalidade afável e cativante. Tratam-se de gatos carinhosos e comunicativos, que te avisarão sempre que precisarem de algo, chega a manter quase que uma conversa com os adoráveis "miaus" e olhar penetrante.

De uma inteligência notável, é fácil educar o gato Javanês e, inclusive, ensinar truques divertidos como dar a pata. É também, uma das raças de gatos mais recomendadas para morar em apartamento. De forma geral, a personalidade do gato Javanês é destacada pela fácil capacidade de adaptação a diversos tipos de ambiente. É uma ótima escolha caso você tenha criança pequena em casa ou também idosos, pois, a relação entre ambos é mantida com compreensão e respeito mútuo.

Gato Javanês: cuidados

Como gato de pelo semi largo, o Javanês precisa de escovações frequentes para evitar as bolas de pelo. Para ajudá-lo com isso, você pode utilizar produtos que evitem a formação ou facilitem a evacuação, se já estão presentes. A escovação é fácil, uma vez que não apresenta capa lanosa na base, que está presente em outras raças parecidas como o gato Siberiano, e é por isso que o pelo não embaraça e precisa de muito menos esforço para mantê-lo.

Por ser um felino que adora sair ao exterior e gastar toda a energia que possui, talvez não seja apropriado viver em apartamentos pequenos, a não ser que seja proporcionado horas de exercícios diário e brincadeiras suficientes para mantê-lo saudável e tranquilo, para isso, é fundamental ter um bom enriquecimento ambiental. Como qualquer outra raça, é importante manter as unhas, pelagem, olhos e ouvidos limpos e também, vigiar sempre para conseguir detectar possíveis problemas precocemente, evitando complicações. Bem como, proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada para garantir os melhores cuidados ao seu gato Javanês.

Gato Javanês: saúde

De modo geral, o gato Javanês é saudável e forte, no entanto, têm as mesmas doenças típicas do gato Siamês ou de raças similares, como protuberância do esternal cranial ou da fibroelastose endocárdica, que consiste em um engrossamento difuso do endocárdio ventricular esquerdo.

Por não apresentar uma capa lanosa que o proteja do frio e por gostar de passar muito tempo no exterior, é importante ter em conta que é uma raça sensível ao frio e por isso, deve ter cuidado pois pode ficar resfriado ou com alguma doença respiratória com mais facilidade que outras raças de gatos.

Por último, para manter uma ótima saúde do gato Javanês, é necessário seguir o calendário de vacinação marcado por um veterinário de confiança, bem como realizar as desparasitações necessárias para manter o seu felino livre dos parasitas.

Fotos de Gato Javanês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Javanês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Javanês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Javanês
1 de 3
Gato Javanês

Voltar ao topo da página