Partilhar

Gato American Wirehair

Atualizado: 7 fevereiro 2020
Gato American Wirehair

O gato American Wirehair é uma das raças mais novas e especiais da atualidade. Também é chamado de Gato de Pelo Duro Americano, tem uma aparência tão adorável quanto particular. Esses lindos gatos parecem ter chegado para ficar porque sua personalidade afável e leal conquista a todos que têm a chance de conviver com eles. De vida longa e muito adequados para famílias com crianças, esses gatos têm muito a dizer.

Quer conhecê-los? Então continue lendo e descubra tudo sobre o gato American Wirehair, suas características principais, seus cuidados básicos, sua personalidade e possíveis problemas de saúde.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato American Wirehair: origem

Os American Wirehair surgiram relativamente recentemente, na década de 1960. O surgimento da raça ocorreu por volta de 1966, quando a gata de uma família norte-americana que residia em Nova Iorque teve uma ninhada muito especial, já que um dos filhotes tinha a pelagem diferente dos demais. Seu pelo era encaracolado e muito áspero.

Este primeiro exemplar de American Wirehair foi vendido para uma criadora que decidiu desenvolver a raça, já que o gatinho conquistou seu coração devido às suas peculiaridades. Para evitar defeitos congênitos e problemas de consanguinidade, os Gatos de Pelo Duro Americanos foram cruzados com gatos de Pelo Curto Americanos. Desta forma, o número de exemplares de American Wirehair foi aumentando e a raça foi reconhecida em 1978 por entidades como a Cat Fancy Association.

Gato American Wirehair: características

Os American Wirehair são gatos de tamanho médio, com um peso que varia de 6 a 8 quilos para os machos e de 4,3 a 5,5 quilos para as fêmeas. São gatos de vida muito longa, podendo chegar a viver mais de 20 anos, sendo que 20 anos é a expectativa média de vida dos gatos American Wirehair.

O corpo desses felinos possui uma musculatura muito desenvolvida, com membros fortes e resistentes. Sua cauda, assim como suas pernas, tem um comprimento médio. A cabeça tem formato redondo, terminando em um focinho curto com o queixo um tanto proeminente. Seus olhos são bem grandes, separados um do outro, também redondos, muito brilhantes e suas cores variam de acordo com a pelagem do animal. As orelhas são de tamanho médio, com pontas redondas e base estreita.

Quanto ao pelo do American Wirehair, devemos dizer que ele é muito especial, geralmente chama atenção por ser áspero. É como um arame encaracolado por todo o corpo e a intensidade dos cachos varia de acordo com a área. Seus bigodes também são de um pelo duro e muito peculiar que, assim como o resto de sua pelagem, é encaracolado.

Cores do gato American Wirehair

As cores de pelagem do gato American Wirehair são muito variadas e não há restrições quanto a tons e padrões. Desta forma, todas as cores e padrões são aceitos nesta raça de gato.

Gato American Wirehair: personalidade

Os gatinhos American Wirehair são conhecidos por serem gatos extremamente carinhosos. Tanto que, às vezes, seus pedidos de mimos e atenção podem se tornar verdadeiras imposições, pois são bastante imperativos quando buscam o afeto de seus humanos.

Apesar de serem tão atenciosos e carinhosos com as pessoas que conhecem, os American Wirehairs são gatos bastante reservados, muito relutantes em receber carinho ou toques de estranhos porque levam algum tempo para confiar em desconhecidos. Se você acabou de adotar um American Wirehair e isso está acontecendo, não hesite em consultar este artigo sobre como ganhar a confiança de um gato.

Esses gatinhos são extremamente atentos e inteligentes. Gostam muito de jogos, especialmente aqueles que favorecem o desenvolvimento de seu intelecto e habilidades. Por isso, você pode preparar para seu Wirehair jogos de caça ou busca, bem como diversos quebra-cabeças felinos dos quais ele vai gostar muito, especialmente se você também participar do jogo.

Gato American Wirehair: cuidados

Quanto aos cuidados de que o American Wirehair precisa, a pelagem não exige muita atenção, pois sua dureza lhe confere a característica de não emaranhar, então uma escovação semanal para eliminar a sujeira é mais do que suficiente. Sobre os banhos, recomenda-se limitá-los àquelas ocasiões em que são total e estritamente necessários. Se for necessário banhá-lo, você deve usar um xampu adequado para gatos, levando em conta também o tipo de pelo para o qual o produto é fabricado.

Os Wirehair são extremamente ativos e energéticos. Por isso, uma de suas necessidades básicas, além da nutrição adequada e hidratação suficiente, é a realização da atividades físicas diárias. Para isso, é recomendável que ele tenha espaço suficiente para se movimentar, além de brinquedos e passatempos que permitam que ele se divirta, seja quando brincar com você ou quando estiver sozinho.

Gato American Wirehair: saúde

Os American Wirehair se destacam por ter uma saúde muito boa, mas devemos ter em mente que, como é uma raça muito recente, é possível que descubram doenças às quais são mais propensos e com as quais tendem a sofrer mais do que outras raças. No momento, o que se sabe é que eles têm uma pele um tanto delicada, sofrendo de diversas condições cutâneas como a dermatite, por isso é necessário fornecer alimentos adequados, ricos em vitaminas e minerais que mantêm a pele e a saúde geral em boas condições.

Também é muito importante levar o gato American Wirehair ao veterinário regularmente. É aconselhável que a primeira visita seja feita quando ele for apenas um filhote. Dessa forma, será possível realizar todos os exames diagnósticos necessários e tomar medidas preventivas, como as vacinas e desparasitações, que conseguirão manter afastadas uma série de doenças.

Além disso, como em todas as outras raças de felinos, é essencial manter os pelos, olhos, boca, unhas e orelhas limpos e em boas condições, indo ao veterinário assim que alguma anomalia seja detectada para que possa ser resolvida o mais rápido possível e evitar qualquer complicação.

Fotos de Gato American Wirehair

Vídeos de Gato American Wirehair

1 de 3
Vídeos de Gato American Wirehair
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato American Wirehair

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato American Wirehair

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato American Wirehair
1 de 3
Gato American Wirehair

Voltar ao topo da página