menu
Partilhar

Gato ragamuffin

Atualizado: 23 julho 2021
Gato ragamuffin

Os gatos ragamuffins são enormes felinos com uma aparência particular e exótica que chegaram por acaso e conquistaram metade do mundo desde seu surgimento. São gatos pra lá de adoráveis, sem falar que são lindos.

Nesta ficha de raças do PeritoAnimal apresentamos, então, tudo sobre a raça de gato ragamuffin - características, personalidade e cuidados. Boa leitura.

Origem
  • Europa
  • Rússia
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato ragamuffin

Os gatos ragamuffin são descendentes dos gatos ragdoll, pois foi através do cruzamento destes gatos que a primeira ninhada de gatos ragamuffin nasceu, na Rússia, na década de 1990.

Muitos dizem que os ragamuffins são como uma versão diferente dos ragdolls, já que outras cores e padrões de pelagem são aceitos. Devido às diferenças óbvias, os criadores decidiram diferenciar uma raça da outra e nomearam a nova raça de ragamuffin. Esta raça foi reconhecida pela Associação de Criadores de Gatos em 2003 e pela WCF em 2011.

Características físicas do gato ragamuffin

Os ragamuffins são gatos grandes e musculosos, com um tamanho significativo, o que faz com que sejam considerados uma raça felina gigante, pois chegam a pesar até 14 quilos! Estes imponentes felinos podem viver de 12 a 16 anos.

O corpo desta raça é geralmente forte e musculoso, mas muito bem proporcional. Seus peitos são largos e seus ossos são fortes e grossos, o que lhes dá uma constituição bastante ampla e retangular. Seus membros são de comprimento médio e grande em tamanho e têm tufos interdigitais.

A cabeça é de tamanho médio e em forma de cunha, com olhos grandes, arredondados, em cores que vão do verde ao azul, sendo mais apreciados aqueles com aparência expressiva e de cores intensas. As orelhas também são de tamanho médio e triangulares.

A pelagem é mais comprida ao redor da cabeça, fazendo-os parecer como se estivessem usando um colarinho ou cachecol. Os padrões e cores são em muitos casos compartilhados com os dos gatos ragdoll, embora as variedades não incluídas no padrão ragdoll sejam aceitas no ragamuffin. Em todos os casos, a pelagem é de comprimento longo ou semi-longo, com um toque macio e alta densidade.

Personalidade do gato ragamuffin

A personalidade de um ragamuffin é marcadamente sociável e dócil. Afetuoso, é um gato ideal para pessoas solteiras, bem como para a vida familiar. Eles se adaptam muito bem à coexistência com outros animais, sejam eles outros gatos, cães ou outros animais de estimação.

Eles são bastante calmos, embora gostem de brincar e escalar muito, por isso é bom oferecer e que eles sempre tenham ao seu alcance brinquedos e enriquecimento ambiental em casa.

É uma raça propensa à gula, por isso, eles estarão sempre à procura de seu petisco favorito ou pedirão mais comida. Assim, teremos que ser bastante rigorosos sobre isso para evitar que eles desenvolvam excesso de peso ou, até, a obesidade.

Cuidados do gato ragamuffin

Devido às características desta raça, que é muito forte e resistente, o cuidado deve concentrar-se em proporcionar-lhes uma alimentação de qualidade que os mantenha saudáveis e preserve sua força natural.

Além disso, exercícios regulares, assim como manter osolhos e ouvidos limpos, e promover a escovação regular de seu pelo, são ações importantes para manter seu bem-estar e um bom estado geral de saúde.

Saúde do gato ragamuffin

Os ragamuffins são gatos bastante saudáveis, portanto devemos manter sua vitalidade cuidando de sua saúde através de vacinas e desparasitações regulares, uma dieta equilibrada que os ajude a manter um peso ideal e check-ups regulares no veterinário para avaliar sua saúde e o estado de seus ouvidos, boca, olhos e unhas.

Além disso, como eles compartilham muitas doenças típicas da raça ragdoll, tais como infecções do trato urinário ou cardiomiopatia hipertrófica, é aconselhável realizar análises frequentes para detectar possíveis anomalias ou para descobrir se as necessidades nutricionais de nosso animal de estimação estão sendo adequadamente atendidas.

Onde adotar um gato ragamuffin

Nós do PeritoAnimal sempre recomendamos a adoção, e não compra de animais, até mesmo porque há milhões de animais abandonados e a adoção responsável é sempre um gesto de amor e responsabilidade. Para adotar um gato ragamuffin, você pode recorrer a abrigos e associações protetoras de animais e, se não houver nenhum felino desta raça, outra opção seria, de fato, comprá-lo. Destacamos que é uma raça de gato com um preço elevado, podendo ser encontrado em valores que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Fotos de Gato ragamuffin

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato ragamuffin

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato ragamuffin
1 de 2
Gato ragamuffin

Voltar ao topo da página