Partilhar

Cão Lobo checoslovaco

Cão Lobo checoslovaco

O cachorro lobo checoslovaco é um verdadeiro exemplo do grau de parentesco entre cachorros e lobos. Criado a partir do pastor alemão e o lobo dos carpatos, tem qualidades de cachorro pastor e do lobo selvagem, pelo que se trata de uma raça de cachorro muito interessante.

Devido precisamente à sua recente incorporação, muitas pessoas desconhecem as características gerais do cão lobo checoslovaco, assim como os seus cuidados básicos, método de adestramento adequado e possíveis problemas de saúde. Para aclaras estas e outros dúvidas sobre esta raça de cachorro, nesta ficha do PeritoAnimal vamos te explicar tudo sobre o cão lobo checoslovaco.

Origem
  • Europa
  • Eslováquia
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do cão lobo checoslovaco

Esta raça é nova e teve origem numa experiência realizada em 1955 na desaparecida Checoslováquia. Essa experiência pretendia verificar se ela possível conseguir descendência viável a partir de cruzamentos entre cachorros e lobos. Por isso, se cruzaram lobos dos Cárpatos com cachorros pastor alemão.

Uma vez que o cachorro, é na realidade uma subespécie do lobo (embora com características ecológicas e etológicas muito diferentes), dessa experiência surgiram filhotes que podiam se reproduzir entre si, dando origem à raça que hoje em dia conhecemos como cão lobo checoslovaco.

Quando terminou a experiência, começaram a criar esta raça, com a intenção de conseguir um único animal com as melhores qualidades do pastor alemão e do lobo. Em 1982 a raça cão lobo checoslovaco foi reconhecida como raça nacional da, hoje extinta, república da Checoslováquia.

Caraterísticas físicas do cão lobo checoslovaco

O corpo forte e alto destes cachorros é muito parecido com o lobo. São diferentes na medida em que são mais compridos do que altos. Isto faz com que os cachorros tenham uma estrutura quase quadrada. As patas são compridas, sendo as da frente mais finas e as traseiras mais robustas.

A cabeça tem forma típica dos cachorros lupoides. Esta parte da anatomia do cão lobo checoslovaco é a que lhe confere mais semelhanças com o lobo. O nariz é pequeno e de forma oval, sendo os olhos também pequenos, inclinados e de cor âmbar. As orelhas, típicas do lobo, são retas, finas, triangulares e curtas. A cauda deste cachorro também lembra a dos lobos, já que é de inserção alta. Durante a ação o cachorro leva levantada e ligeiramente curvada em forma de foice.

A pelagem é outra característica que nos recorda da linha selvagem deste cachorro moderno. O pelo é reto e aderente mas a pelagem de inverno é muito diferente da do verão. O pelo de inverno apresenta um velo interno muito denso, e juntamente com a camada externa, cobre absolutamente todo o corpo do cão lobo checoslovaco, incluindo o abdômen, a parte interna das coxas, o escroto, o interior do pavilhão auditivo e a área interdigital. Esta raça de cachorro tem a cor cinza, podendo ir desde o cinza amarelado até ao cinza prateado, com uma caraterística face mais clara.

Estes cachorros são maiores que o cachorro de tamanho médio, sendo a altura da mínima da cernelha 65 cm para os machos e 60 cm para as fêmeas. Não existe um limite superior de altura. O peso mínimo dos machos adultos são 26 kg e o das fêmeas 20 kg.

Personalidade do cão lobo checoslovaco

As características primitivas do lobo não se refletem apenas na aparência do cão lobo checoslovaco, mas também no seu temperamento. Estes cachorros são muito ativos, curiosos e corajosos. Por vezes, também são desconfiados e têm reações rápidas e energéticas. Costumam ser cachorros muito leais com a família.

Uma vez que são descendentes diretos dos lobos, estes cachorros podem ter uma margem mais reduzida de sociabilização. Já que ao terem impulsos caçadores muito intensos, precisam de muita socialização com humanos, cachorros e outros animais, o mais cedo possível. Com uma correta socialização não deveriam existir problemas, mas nunca nos podemos esquecer que estes cachorros têm sangue de lobo.

Cuidados do cão lobo checoslovaco

O cuidado do pelo destes cachorros pode ser um verdadeiro problema para quem deseja ter sempre a mobília sem pelos ou para quem tem alergia a cachorro. A pelagem de verão é relativamente mais fácil de cuidar, já que basta ir escovando duas vezes por semana, mas que o pelo de Inverno necessita ser escovado com mais frequência, sendo o ideal diariamente. Estes cachorros perdem pelo regularmente, mas especialmente mais durante as épocas de muda. O banho deve ser apenas ocasional, quando o cachorro está muito sujo.

O cão lobo checoslovaco precisa de muito exercício e muita companhia. São cachorros muito ativos que têm uma forte inclinação para viver em sociedade, pelo que não são cachorros para viverem no jardim. É preciso ter tempo suficiente para proporcionar o exercício e companhia que precisam e merecem.

Apesar do seu grande tamanho, podem se adaptar bem à vida num apartamento se tiverem tempo suficiente de exercício diário ao ar livre, já que são moderadamente ativos em interior e costumam ser silenciosos. De qualquer maneira, o melhor é que você tenha um grande jardim ou uma fazenda para eles poderem passear à vontade.

Adestramento do cão lobo checoslovaco

O cão lobo checoslovaco costuma responder bem ao adestramento canino quando este é feito da forma apropriada. Por serem descendentes de lobos, muitos pensam que o correto é aplicar métodos tradicionais de adestramento, baseados na ideia popular de dominância. Porém, essa não é a forma de adestrar mais recomendável, já que força uma luta de poder desnecessária entre humano e cachorro. Tando os lobos como os cachorros respondem melhor a técnicas de adestramento positivo, como o adestramento com clicker, com os quais podemos obter excelentes resultados sem criar conflitos nem cair em modelos errados de comportamento animal.

Se estes cachorros estiverem bem socializados e viverem num ambiente adequado, não costumam apresentar problemas de comportamento. Por outro lado, com uma pobre socialização e um ambiente muito estressante, podem ser agressivos com pessoas, cachorros e outros animais.

Os cães lobos checoslovacos podem ser excelentes animais de companhia para quem tem experiência prévia com cachorros. O ideal é que os futuros tutores desta raça tenham experiência com outras raças caninas, especialmente do grupo de cachorros pastores.

Saúde do cão lobo checoslovaco

Talvez por ser fruto do cruzamento de duas subespécies, o cão lobo checoslovaco tem uma maior diversidade genética do que as outras raças de cachorro. Ou talvez simplesmente seja por uma boa seleção ou pura sorte, mas o que é certo é que esta raça é mais saudável do que a maioria dos cachorros de raça. De qualquer forma, tem certa predisposição para a displasia do quadril, o que não para surpreender, já que um dos seus ancestrais é o pastor alemão.

Se você oferecer todos os cuidados para o seu cão lobo checoslovaco, uma alimentação de qualidade e visitar o médico veterinário de forma regular para manter em dia o calendário de vacinação e desparasitação, o seu novo companheiro terá uma saúde impecável.

Fotos de Cão Lobo checoslovaco

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cão Lobo checoslovaco

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Cão Lobo checoslovaco

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Cão Lobo checoslovaco
1 de 3
Cão Lobo checoslovaco

Voltar ao topo da página