Partilhar

Pastor Branco Suíço

Atualizado: 2 outubro 2018
Pastor Branco Suíço

De aparência similar a um lobo e pelagem densa branca, o pastor branco suíço é um dos cães mais bonitos que existem. Morfologicamente e filogeneticamente, ele é essencialmente um pastor alemão de cabelos brancos.

Ao longo de sua história, a raça recebeu nomes diferentes entre os que são: pastor americano-canadense, pastor alemão branco, pastor americano branco e pastor branco; até que finalmente acabou chamando pastor branco suíço porque a Sociedade Canina Suíça, foi a primeira a reconhecer esta raça como independente.

Neste artigo da PeritoAnimal, vamos contar tudo sobre esses pastores calmos, inteligentes e fiéis.



Origem
  • Europa
  • Suíça
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Pastor Branco Suíço

Em 1899, o capitão de cavalaria Max Emil Frederick von Stephanitz comprou Hektor Linkrshein, o primeiro cão registrado como pastor alemão. Hektor, que mais tarde foi renomeado como Horand von Grafrath, tinha como seu avô um pastor branco chamado Greif.

Sendo descendente de um cão branco, Horand (ou Hektor, como preferir) transmitiu a seus descendentes os genes para o pelo branco, embora ele não fosse um cão branco. Assim, os pastores alemães originais podem ser escuros, claros ou brancos.

Nos anos 1930, no entanto, surgiu a ideia absurda de que o pelo branco era característico de pastores alemães inferiores e que cães com aquele pelo degeneraram a raça na Alemanha. Essa ideia baseou-se na crença de que os cães brancos eram albinos e, consequentemente, tinham problemas de saúde que poderiam ser herdados por seus filhos.

Cães albinos vs. cães brancos

Enquanto cães albinos podem ter pelo branco, nem todos os cães brancos são albinos. Os cães albinos não têm pigmentação normal, pelo que a sua pele é geralmente rosa pálida e os seus olhos são muito claros e pálidos. Cães brancos que não são albinos, têm olhos e pele mais escuros e geralmente não apresentam problemas de saúde de cães albinos. Esse equívoco resultou no padrão do pastor alemão excluindo cães brancos. Como resultado, os cães brancos não eram mais usados ​​como animais reprodutores e filhotes dessa cor foram eliminados. Após a Segunda Guerra Mundial, o pastor alemão branco foi considerado uma aberração na Alemanha, mas ainda era criado nos Estados Unidos e no Canadá sem apresentar grandes problemas de saúde na raça ou em cães "degenerados".

No final dos anos 1950, o American German Shepherd Club copiou a ideia dos alemães e eliminou os cães brancos do padrão oficial da raça, de modo que os criadores desses cães só puderam inscrevê-los no American Kennel Club, mas não no clube de raça. Na década de 1960, uma criadora americana chamada Agatha Burch migrou para a Suíça com um pastor branco chamado Lobo. Foi com o Lobo, outros cães importados dos Estados Unidos e alguns de outros países europeus, que vários suíços começaram a criar esses cães e desenvolveram a raça na Europa.

Eventualmente, a Swiss Canine Society reconheceu o pastor branco como uma raça independente, sob o nome de pastor branco suíço. Depois de vários esforços e apresentando um impecável livro de origens com oito pedigrees de diferentes linhas, a sociedade conseguiu que a Federação Internacional de Cinecologia (FCI) reconhecesse provisoriamente o pastor branco suíço com o nº 347.

Hoje, o pastor branco suíço é um cão altamente valorizado para várias funções, principalmente em trabalhos de busca e salvamento. Enquanto a raça tem alguma popularidade na Europa e na América do Norte, não é tão conhecida como seu irmão pastor alemão. No entanto, todos os dias tem mais fãs em todo o mundo.

Pastor branco suíço: características

De acordo com o padrão da FCI da raça, a altura na cernelha é de 60 a 66 centímetros para os machos e de 55 a 61 centímetros para as fêmeas. O peso ideal é de 30 a 40 quilos para machos e 25 a 35 quilos para fêmeas. O pastor branco é um cão robusto e musculoso, mas elegante e harmonioso ao mesmo tempo. Seu corpo é alongado, sendo a relação entre comprimento e altura no cruzamento de 12:10. A cruz é bem levantada, enquanto as costas são horizontais e a lombar é muito musculosas. A garupa, longa e moderadamente larga, inclina-se suavemente em direção à base da cauda. O tórax é oval, bem desenvolvido nas costas e com o peitoril marcado. No entanto, o peito não é muito amplo. Os flancos sobem ligeiramente na altura da barriga.

A cabeça deste cão é poderosa, fina, finamente moldada e muito bem proporcionada com o corpo. Embora a depressão naso-frontal seja pouco marcada, é claramente visível. O nariz é preto, mas o "nariz de neve" (totalmente ou parcialmente rosa, ou que perde pigmentação em certos momentos, especialmente no inverno). Os lábios também são pretos, finos e apertados. Os olhos do pastor branco suíço são amendoados, oblíquos, de cor parda a castanho escuro. As orelhas grandes, altas e perfeitamente eretas, são triangulares, dando ao cão a aparência de um lobo.

A cauda deste cão tem a forma de um sabre, tem baixa inserção e deve atingir pelo menos o jarretes. Em repouso, o cão o mantém pendurado, embora possa ter o terço distal ligeiramente curvado para cima. Durante a ação, o cão levanta a cauda, ​​mas não acima da margem das costas.

O pelo é uma das características desta raça. É de camada dupla, densa, média ou longa e bem esticada. O cabelo interno é abundante, enquanto o cabelo externo é áspero e liso. A cor deve ser branca em todo o corpo .

Pastor suíço branco: personalidade

Em geral, os pastores brancos suíços são cães inteligentes e leais. Seu temperamento pode ser um tanto nervoso ou tímido, mas quando são bem educados e socializados, adaptam-se facilmente a situações diferentes, para que possam viver em lugares diferentes e sob condições diferentes.

A socialização dos filhotes é muito importante, pois, pela sua natureza pastoril, os pastores brancos tendem a ser reservados e cautelosos com os estranhos. Eles podem até ser muito tímidos e se tornar agressivos devido ao medo. Eles também podem ser agressivos com outros cães do mesmo sexo. No entanto, quando eles são bem socializados, esses cães podem se dar bem com estranhos, cães e outros animais. Além disso, quando são bem socializados, geralmente se dão muito bem com as crianças e são cães muito afetuosos com suas famílias.

Com uma boa socialização e educação, os pastores brancos podem ser excelentes cães de estimação, tanto para famílias com crianças como para adultos. Naturalmente, você deve sempre monitorar as interações entre cães e crianças para evitar situações de risco ou abuso, seja da criança para o cão ou vice-versa.

Cuidados com o cão pastor branco suíço

O pelo é relativamente fácil de cuidar, já que só precisa escovar uma ou duas vezes por semana para mantê-lo em excelentes condições. Não é necessário dar banho com muita frequência, pois isso enfraquece o cabelo, e você só precisa fazê-lo quando os cães estiverem sujos.

Os pastores brancos geralmente não são muito ativos dentro de casa, mas precisam de uma boa dose diária de exercícios ao ar livre para queimar suas energias. Eles precisam de pelo menos dois ou três passeios diários, além de algum tempo de jogo. Também é bom treiná-los na obediência do cão e, se possível, dar-lhes a oportunidade de praticar algum esporte canino como agilidade.

Esses cães também precisam de companhia. Sendo cães pastores, evoluíram para viver em contato com outros animais, inclusive humanos. Eles não precisam ser valorizados o tempo todo, nem gastar cada minuto do dia com seus donos, mas precisam de tempo de qualidade com eles todos os dias. Embora esses cães possam viver do lado de fora, eles também podem se adaptar bem à vida no de apartamento, desde que recebam exercícios diários suficientes. Claro, é melhor se você mora em uma casa com um jardim e tem acesso a ele para se exercitar. Embora eles possam se adaptar a viver em áreas lotadas, eles estão em melhor situação em áreas mais silenciosas e com menos estresse.

Educação do pastor suíço branco

Pastores brancos suíços são muito inteligentes e aprendem com facilidade. É por isso que o treinamento canino é fácil com esses cães e é possível treiná-los para diferentes atividades, já que são tão versáteis quanto os pastores alemães. Esses cães podem responder bem a diferentes estilos de treinamento , mas os melhores resultados são obtidos por meio de qualquer variante de adestramento positivo, como o adestramento com clicker.

Sendo cães relativamente calmos, os pastores brancos não são muito propensos a desenvolver problemas comportamentais quando foram devidamente socializados. No entanto, é importante dar-lhes bastante exercício e companhia para que não fiquem entediados ou desenvolvam ansiedade. Quando eles não recebem o devido cuidado, podem desenvolver hábitos destrutivos.

Saúde do pastor branco suíço

Apesar de ser, em média, mais saudável do que muitas outras raças de cães, o pastor branco suíço está predisposto a certas doenças. Segundo o United White Shepherd Club, entre as doenças comuns na raça estão: alergias, dermatites, torções gástricas, epilepsia, doenças cardíacas e displasia da anca. Entre as doenças menos comuns da raça estão a doença de Adison, catarata e osteodistrofia hipertrófica.

Fotos de Pastor Branco Suíço

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Branco Suíço

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Branco Suíço

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
A sua avaliação:
Diana marine
muito legal esse cachorro
Antônio Machado Duarte Pinto
Quais os tipos de pelo do pastor suíço branco e qual o mais indicado para um bairro relativamente quente.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antônio! Tal como referido no artigo esse cachorro vive melhor em climas moderados. Seu pelo é de camada dupla, densa, média ou longa e bem esticada. O cabelo interno é abundante, enquanto o cabelo externo é áspero e liso. A cor deve ser branca em todo o corpo.

Pastor Branco Suíço
1 de 10
Pastor Branco Suíço

Voltar ao topo da página