Partilhar

Catahoula cur

Atualizado: 23 fevereiro 2021
Catahoula cur

O cão leopardo de catahoula, também conhecido como catahoula cur, não recebe esse nome por acaso, pois sem dúvida ao olhar uma foto dele dá para ver as semelhanças entre ele e os leopardos selvagens. Mas não se destaca só por isso, pois é uma raça única, fonte de um caldeirão de raças caninas que chegaram a América de diferentes partes da Europa e raças nativas americanas.

Além disso, o catahoula cur é uma raça com muitos mistérios quanto à sua história e origens, constituindo um enigma em si mesmo. Da mesma forma, existe tanta variedade entre espécimes de leopardo de catahoula que cada um deles é praticamente único. Você quer saber por que isso acontece? Continue lendo para descobrir em PeritoAnimal todas as características do catahoula cur, ou leopardo de catahoula, e muito mais.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do catahoula cur

O catahoula cur é um cão originário dos Estados Unidos, mais especificamente do estado de Louisiana, por isso também é conhecido como Catahoula Louisiana. O momento em que a raça surgiu é desconhecida, embora a teoria com mais força parece ser a de que são cães descendentes do cruzamento entre mastins e cães de raças europeias trazidas para a América pelos colonos no século XVI. Outras teorias defendem o estabelecimento da origem do cão leopardo de catahoula em um ponto mais recente de nossa história, mas a falta de evidências concretas é um grande obstáculo que ainda não foi superado para conhecer o momento exato em que a raça fez seu primeiro aparecimento.

O catahoula cur exercia funções de cão de caça, participando na caça de presas como javalis, ursos ou renas. Diz-se que seu nome vem de uma palavra indígena “choctaw”, que era o nome dado à uma tribo de nativos americanos, que evoluiu para se tornar "catahoula".

Apesar dos muitos enigmas que rodeiam a raça do leopardo de catahoula, o indubitável é que ao longo do tempo se tornou a raça de Louisiana por excelência, sendo decretada como o cão oficial do estado de Louisiana em 1979. Além disso, a UKC[1] desenvolveu seu primeiro padrão oficial, ou o que é o mesmo, o reconhecimento oficial da raça, no ano de 1994.

Características do catahoula cur

O catahoula cur é um cão de raça grande, que apresenta um peso que varia entre 20 e 34 quilogramas nos machos e 16 e 29 no caso das fêmeas. Também há diferenças de altura de acordo com o sexo, pois os machos apresentam uma altura de garrote entre 56 e 58 centímetros, enquanto as fêmeas é entre 53 e 63 centímetros.

O corpo desses cães é alongado, assim como seus membros, que apresentam um bom comprimento. Isto, combinado com seu desenvolvimento muscular, torna-os cães extremamente ágeis, além de flexíveis e resistentes. Sua cauda, de inserção baixa, apresenta diferentes comprimentos em cada espécime. Continuando com as características do catahoula cur, este cachorro tem uma cabeça proporcionalmente maior que o corpo, mas sem parecer desproporcional. Possui um crânio achatado, com um focinho aparentemente igual em comprimento, o nariz pode apresentar diferentes cores ou combinações. As orelhas são variáveis, pois em alguns parecem dobradas, enquanto em outros estão muito mais erguidas ou projetadas para trás. Seu tamanho também muda, pois em alguns são mais curtas e em outros um pouco mais longas. Os olhos são de tamanho médio, arredondados e de praticamente qualquer cor ou tonalidade possível.

A pelagem desses cães é bem, pois é o que os faz receber o nome de leopardo. A pelagem é unicamada, com um comprimento variável entre curto e médio, sempre liso e rente ao corpo. Também pode apresentar diferentes texturas, mais macias ou mais ásperas.

Cores do catahoula cur

As cores do cachorro catahoula cur compreendem uma ampla gama de cores, misturas e tonalidades. A maior parte dos exemplares tem uma pelagem manchada ou malhada, o que lhes dá o nome de leopardo, devido à sua similaridade com este felino selvagem. No entanto, também existem exemplares monocolores de cor sólida. Qualquer combinação ou pelagem monocromática é aceita em todos seus tons de: preto, branco, marrom, azul e canela.

O filhote do catahoula cur

Uma das características desses cães é que os filhotes de leopardo de catahoula costumam manter a pelagem com que nascem durante toda sua vida, e frequentemente não mudam em termos de padrão, no caso dos malhados, nem em termos de cor e tom que apresentam.

Também se destacam pela imensa gama de variantes que ocorrem até dentro da mesma ninhada, uma vez que o sortimento é incrível em termos de fatores como as cores, o comprimento da pelagem, o formato das orelhas ou o comprimento de sua cauda. Por esta razão, a raça ainda não foi reconhecida por alguns organismos cinológicos internacionais como a FCI.

Caráter do catahoula cur

Apesar das diferenças no aspecto entre alguns exemplares e outros de leopardo de catahoula, geralmente não diferem muito no que diz respeito ao caráter. Em geral, o catahoula cur é um cachorro com um temperamento forte, enérgico e desafiador.

É um cachorro muito protetor, por isso é um excelente cão de guarda, salvaguardando com grande sucesso tudo o que quer ou considera seu, como sua família ou seu território. Isso os torna desconfiados com os desconhecidos, podendo apresentar comportamentos agressivos diante deles em muitas ocasiões, principalmente se associam ou veem algum tipo de ameaça ou perigo.

São extremamente leais e inteligentes, aprendem muito rápido, embora seu caráter seja tão forte como comentamos, não é nada que não possa ser treinado. No entanto, deve-se levar em consideração que este temperamento forte pode ocasionar problemas de convivência, principalmente em lares com mais animais.

Cuidados do catahoula cur

No caso do catahoula cur, um dos cuidados fundamentais é proporcionar-lhes uma alimentação de qualidade, como em todos os cachorros, mas alguns especialistas destacam que nesta espécie especificamente pode ser altamente recomendada uma alimentação baseada em comida caseira. Claro, qualquer que seja o tipo de alimentação, ela deve ser acompanhada de uma boa hidratação, garantindo que o animal tenha sempre água fresca à sua disposição. Para mais detalhes, não perca este artigo sobre os benefícios da comida natural para cachorros.

A pelagem desses cachorros requer escovação frequente. Além disso, na época de muda, sua pelagem deve ser escovada pelo menos uma vez ao dia, embora possa ser até necessário escová-lo duas vezes ao dia para eliminar o excesso de pelo caído e acumulado. Em relação aos banhos, recomenda-se realizá-los no máximo uma vez ao mês, limitando-se a quando for necessário.

Como mencionado, é um cachorro bastante enérgico, que necessita realizar exercícios diários, exigindo longas caminhadas e exercícios como correr ou jogar bola. Também é frequentemente recomendado que sejam ensinados a pegar disco ou a fazer circuitos de agilidade. Nesta raça, os esportes caninos e os jogos de inteligência em casa são totalmente recomendados, portanto não hesite e aproveite para fazer exercícios com seu cão.

Educação do catahoula cur

O caráter forte do catahoula cur faz com que seu treinamento tenha que ser bastante exaustivo para obter os resultados desejados. No caso do catahoula, a socialização precoce é ainda mais relevante que em outras raças devido ao seu temperamento e por ser geralmente uma raça muito territorial. Neste outro artigo, você encontrará excelentes dicas sobre como socializá-los quando ainda são novinhos: como socializar um filhote corretamente.

Também é muito importante ensiná-lo a reagir de maneiras diferentes para evitar respostas agressivas, algo que não costuma acontecer com sua família, mas com outras pessoas ou animais, frequentemente com outros cães. Da mesma forma, por ser um cachoro bastante possessivo, é possível que desenvolva proteção de recursos, por isso também é conveniente prestar atenção a este ponto para evitá-lo ou saber como tratá-lo. Claro, no caso de adotar um catahoula cur adulto e não saber como solucionar determinados problemas de comportamento, recomendamos ir a um educador profissional ou etólogo.

Finalmente, cabe destacar que, como em todos os cachorros, o reforço positivo é o método de educação e treinamento mais eficaz, portanto evite os castigos, os gritos e nunca utilize a violência física.

Saúde do catahoula cur

Devido ao seu grande porte, o catahoula cur pode sofrer de condições como a displasia do quadril. Essa alteração afeta a articulação do quadril, pois a cabeça da patela se desgasta gradativamente, causando um elevado nível de dor e desconforto no animal, chegando a impedir completamente sua mobilidade. Para prevenir a displasia de quadril existem certas medidas, como realizar radiografias frequentes para agir ao menor sinal de que algo está errado. Algumas recomendações em cães com displasia de quadril são realizar exercícios especiais ou fornecer suplementos nutricionais e medicamentos como os condroprotetores, que ajudam no bom funcionamento das articulações.

Além da referida displasia, existe um alto risco de uma torção gástrica, a qual, se não reagir rapidamente, pode ser letal para o animal. Algumas dicas para evitá-la é ficar atento para que não ingiram grandes quantidades de comida em uma única alimentação e que não façam exercícios ou corram depois de comer.

Onde adotar um catahoula cur?

O catahoula cur é um cachorro bem raro fora da região sul dos Estados Unidos, mas mesmo lá pode ser difícil encontrar um exemplar. No entanto, aqui não queremos apenas mencionar as dificuldades na hora de adotar um desses cães, mas também a importância de conhecer suas características e necessidades específicas antes de adotá-lo.

Deve-se levar em consideração que são uma raça de caráter muito forte, o que pode levar a complicações na convivência com eles se não forem educados e treinados apropriadamente. Isto é algo muito importante, pois se as necessidades de um animal não são avaliadas antes de adotá-lo, infelizmente é comum que acabem sendo abandonados, outra forma de maus tratos de animais. Se depois de avaliar tudo isso você está decidido a adotar um catahoula cur, então recomendamos que vá a protetores, refúgios e associações de animais.

Fotos de Catahoula cur

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Catahoula cur

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Catahoula cur
1 de 4
Catahoula cur

Voltar ao topo da página