Doenças virais

Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 2 junho 2023
Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Da mesma forma que acontece com as pessoas, os gatos também são infectados por vírus. Esses agentes patogênicos são seres bem simples e pequenos, mas podem causar uma série de sintomas nos bichanos, desde gripes até leucemia.

Neste artigo do PeritoAniamal, vamos falar sobre as principais viroses em gatos, suas causas, formas de transmissão, sintomas, tratamentos e prevenção. Boa leitura.

Principais viroses em gatos

As viroses em gatos são causadas por vírus, parasitas celulares obrigatórios, ou seja, são completamente dependentes de outra célula para se reproduzir. Sua estrutura básica é composta apenas de algum tipo de ácido nucleico (material genético) e um envoltório feito de proteínas (capsídeo). Alguns vírus, principalmente os que infectam animais, possuem também um envoltório mais externo, de fosfolipídeos (gorduras), chamado de envelope.

Os vírus são organismos microscópicos extremamente pequenos, e por isso, na maioria das vezes, só podem ser vistos com o uso do microscópio eletrônico. São muito conhecidos pelas doenças que causam nos animais, podendo provocar sintomas variados, como febre, vômitos, diarreia, espirros, secreção nasal e ocular, letargia, falta de apetite, dentre outros.

Agora vamos conhecer as principais viroses em gatos, como se dá a transmissão e seus sintomas:

1. Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença sistêmica, causada por um coronavírus felino entérico. Essa patologia pode ser classificada em duas formas de apresentação: efusiva e não efusiva, sendo a primeira caracterizada por acúmulo de líquidos na cavidade torácica e/ou abdominal, devido à má circulação sanguínea. A segunda forma, a PIF não efusiva, possui sinais clínicos não específicos, como letargia, falta de apetite, febre e perda de peso.

A transmissão da doença se dá pelo contato com as fezes do gato portador, sendo o vírus eliminado raramente pela saliva ou por outros líquidos corporais. Após a ingestão, o vírus infecta as células do epitélio intestinal e se dissemina para o restante do organismo, causando os sintomas da doença.

Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos - Principais viroses em gatos

2. Complexo Respiratório Felino

A gripe dos gatos, também conhecida por Complexo Respiratório Felino, possui vários agentes causadores: vírus (herpesvírus, calicivírus, reovírus) e bactérias (Chlamydia psittaci, Pasteurella multocida, Mycoplasma felis, Bordetella bronchiseptica). Esses agentes patogênicos acometem os olhos e as vias aéreas superiores do gato (nariz, faringe, laringe e traqueia), podendo chegar aos brônquios. Os sintomas mais comuns são: secreção nasal e ocular, espirros, febre, falta de apetite e desidratação.

Os gatinhos mais novos podem ser infectados por contato direto com a mãe, com outros gatos doentes ou portadores sadios. Os filhotes são mais susceptíveis porque ainda não estão vacinados, além de possuírem o sistema imune em desenvolvimento. Gatos que costumam sair de casa têm mais chance de contrair a doença.

Neste outro artigo te contamos o que fazer no caso de gripe em um gato filhote.

Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos -

3. Panleucopenia Infecciosa Felina

O causador da Panleucopenia Infecciosa Felina é o parvovírus felino, que provoca diversos sintomas no animal, como febre, anorexia, vômito, diarreia e dores abdominais. Trata-se de uma doença infecciosa, que se manifesta, geralmente, em aglomerados de felinos, como gatis, exposição de animais e até em zoológicos. Sim! Esta virose também acomete os felinos selvagens.

A transmissão é realizada, em geral, por inalação de gotas de secreções infectadas suspensas no próprio ambiente e por ingestão do vírus. Na língua dos animais doentes podem ser vistas lesões inflamatórias que levam em geral à ulceração, principalmente nas bordas da língua. As mucosas, como a conjuntiva ocular e a da boca, apresentam-se anêmicas (pálidas). A desidratação pode levar o animal à morte se não tratada da maneira correta.

4. Leucemia Viral Felina (FelV)

A leucemia viral felina é uma doença infecciosa transmitida de forma direta por meio de fluidos corporais, de forma vertical (de mãe para filho) e possivelmente de forma iatrogênica (causada pelo homem) por meio de agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados e transfusão de sangue. O vírus da leucemia felina (FeLV) é um retrovírus oncogênico e imunossupressor de distribuição mundial, podendo afetar tanto felinos domésticos como silvestres.

A infecção pelo vírus da leucemia felina depende de fatores relacionados ao animal, como sua imunidade, doenças concomitantes, condições ambientais e idade. Felinos com idade superior a um ano têm menos chance de se infectar pelo FeLV, devido à imunidade adquirida durante a sua vida.

Nem todo gato infectado apresenta sintomas, mas geralmente a doença causa uma variedade de distúrbios neoplásicos e degenerativos, incluindo linfomas, sarcomas, imunodeficiência e doenças hematopoiéticas. As manifestações da leucemia viral felina são atribuídas aos efeitos oncogênicos e imunossupressores do retrovírus, incluindo-se sinais clínicos inespecíficos como febre, letargia, linfadenopatia, anemia, glomerulonefrite e atrofia tímica, com consequente alta taxa de mortalidade. Esta virose pode desenvolver nos gatos neoplasias nos linfonodos ou na medula óssea e sinais gastrointestinais inespecíficos, como perda de peso, diarreia e vômito.

Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos -

5. Imunodeficiência Felina (FIV)

O vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) pertence ao mesmo gênero do vírus da imunodeficiência humana (HIV). No entanto, o FIV é extremamente espécie-específico e só se replica em células felinas, não havendo risco de contaminação de pessoas por gatos doentes.

O principal modo de transmissão ocorre pela inoculação do vírus pela saliva ou sangue, por meio de mordedura ou feridas secundárias a disputas de territórios ou fêmeas no cio. Os gatos disseminam grande quantidade de partículas virais pela saliva, por isso, uma simples mordida pode ser suficiente para a transmissão do vírus de um gato para outro. O contágio por uso coletivo de vasilhas de comida e lambedura mútua são formas pouco prováveis de transmissão, pois o vírus é relativamente instável no meio ambiente e os gatos ficariam expostos a níveis muito baixos de vírus.

Após a infecção, os gatos desenvolvem imunodeficiência, potencializando a ação de infecções oportunistas. Podem apresentar sinais inespecíficos como febre, letargia, disfunção gastrointestinal, estomatite (feridas na boca), gengivite, dermatites, conjuntivites e doenças respiratórias. Nos estágios finais, é comum encontrar doenças na boca e nos dentes, como úlceras e necrose, neoplasias como linfoma, insuficiência renal, doença neurológica e debilidade geral, semelhante à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) humana.

Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos -

Como tratar a virose em um gato?

O tratamento das viroses em gatos é baseado na terapia de suporte, onde o animal deverá receber medicação de acordo com seus sintomas. O uso de antivirais é realizado em gatos positivos para FelV e com sinais clínicos da doença (o AZT é o mais utilizado), além de fármacos imunomoduladores.

Os gatos acometidos por viroses devem receber hidratação, alimentação constante, antieméticos (em caso de vômitos) e antibióticos (caso haja infecção secundária), segundo prescrição do médico veterinário.

A prevenção ainda é a melhor forma de se evitar essas doenças. Infelizmente, não há vacinas para a Peritonite Infecciosa Felina no Brasil, mas existem para todas as demais viroses citadas neste artigo, que são as vacinas quádrupla e quíntupla felinas. Os gatos devem ser vacinados a partir dos sessenta dias de vida, sendo necessário um reforço vinte e um dias após a primeira dose e, posteriormente, reforços anuais.

Existem remédios caseiros para viroses em gatos?

Não, não existem remédios caseiros para as viroses aqui descritas. O mais importante é oferecer aos felinos doentes um local seguro para descansar, hidratação e uma alimentação equilibrada, como já mencionamos.

Agora que você conheceu as principais viroses em gatos, recomendamos o vídeo a seguir em que listamos as doenças mais comuns nos gatos e seus sintomas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Bibliografia
  • Massitel, I. L. et al. Peritonite infecciosa felina: Revisão. PubVet, v.15, n.1, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/peritonite-infecciosa-felina-revisatil.pdf. Acesso em 10/08/2022.
  • Daniel, A.G.T. Doenças de Trato Respiratório Anterior em Gatos. Boletim Pet, Agener União, 2015, v. 3. Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/vetsmart-contents/Documents/DC/AgenerUniao/Doencas_Trato_Respiratorio_Anterior_Gatos.pdf. Acesso em 10/08/2022.
  • Latif, H.A. et al. Panleucopenia Infecciosa Felina. Rev. Cient. Eletrônica de Med. Vet., n. 12, 2009. Disponível em: http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/M740Ww1C8nWhuyp_2013-6-21-12-3-43.pdf. Acesso em 10/08/2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Viroses em gatos - Sintomas e tratamentos