menu
Partilhar

Enriquecimento ambiental para aves

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 23 abril 2022
Enriquecimento ambiental para aves

Quer saber tudo sobre o enriquecimento ambiental para aves e também como fazer brinquedos para calopsita com garrafa pet? Se você adotou recentemente uma ave ou se começou a notar comportamentos estranhos em seu dia a dia, você provavelmente precisará proporcionar enriquecimento ambiental a ela, por ser uma forma de estimulação para melhorar seu bem-estar. Saber como cuidar de um passarinho e todas as coisas que ele precisa é fundamental para que tenha uma vivência saudável e feliz.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar todos os pontos que qualquer tutor das aves deve conhecer para oferecer um estilo de vida melhor para a ave de estimação, com destaque para as calopsitas. Descubra como melhorar o enriquecimento ambiental das aves!

Também lhe pode interessar: Enriquecimento ambiental para gatos

O que é enriquecimento ambiental para aves e sua importância

Podemos definir enriquecimento ambiental como um termo que engloba todos os fatores pelos quais se pode proporcionar uma melhor qualidade de vida a um animal. Neste sentido, estamos falando de uma alimentação de qualidade, interação com pessoas e outros animais, atividades físicas, estímulos visuais, odores, tudo relacionado ao espaço físico em que vive, entre outros.

Os pássaros, classificados na ordem dos Passeriformes, são um subgrupo de animais que têm a capacidade de voar. Obviamente, esta qualidade física é totalmente inibida se confinarmos um pássaro em uma gaiola que é muito pequena para ele. Neste outro artigo explicamos a diferença entre pássaro e ave.

Por isso, um passarinho de estimação precisa receber um bom enriquecimento ambiental, seja para periquitos ou calopsitas, por exemplo. Dentre as coisas essenciais para passarinhos, começaremos falando da gaiola objetivamente. Se o pássaro não puder abrir completamente suas asas e voar por um período mínimo de tempo, tal gaiola não não será um bom ambiente.

Como deve ser a gaiola do pássaro?

No PeritoAnimal recomendamos principalmente gaiolas grandes e horizontais que permitam um vôo mais amplo. As gaiolas redondas são as menos adequadas, pois produzem insegurança e uma sensação de exposição nas aves.

Estruturas amplas são ideais se realmente queremos que nossas aves se sintam como se estivessem em seu habitat natural (que é o objetivo do enriquecimento). Por outro lado, ela deve ser feita de materiais seguros que não possam intoxicar a ave.

Além disso, a gaiola deve ter os seguintes elementos, sem interferir ou dificultar os movimentos do pássaro dentro dela:

  • Comedouro
  • Bebedouro
  • Osso de siba
  • Brinquedos
  • Poleiros

Por outro lado, é importante que os poleiros sejam naturais, feitos de galhos de árvores (hoje em dia disponíveis em qualquer loja). Isto permite que as aves usem suas unhas, o que é impossível com poleiros plásticos.

O uso de brinquedos pode ser divertido para aves grandes, embora balanços e sinos possam agradar quase todos os tipos de aves. Evite o uso de espelhos, pois elas podem ficar confusas ou se sentirem ameaçadas.

Finalmente, gostaríamos de destacar a importância da localização da gaiola. Evite lugares com correntes de ar excessivas, pois isso tende a afetá-los facilmente e pode causar resfriados. Um ambiente limpo e livre de poeira reduzirá a possibilidade de problemas respiratórios. Neste outro artigo falamos sobre as doenças mais comuns em aves domésticos.

Por outro lado, lembre-se que as aves devem ser capazes de receber diariamente a luz solar para sintetizar a vitamina D e o cálcio, seja no exterior ou com a janela aberta.

Exercícios físicos para estimular passarinhos e outras aves domésticas

Como já enfatizamos, poder voar e exercitar as asas é fundamental para a felicidade e o bem-estar das aves.

Se cuidamos de um passarinho de estimação jovem, o mundo ideal seria deixá-lo livre para voar dentro de nossa casa. Mas se este não for o caso, devemos tentar encorajá-lo a voar fornecendo-lhe uma grande gaiola e um ambiente favorável.

Enriquecimento ambiental para aves - Exercícios físicos para estimular passarinhos e outras aves domésticas

O banho também é um bom exemplo de enriquecimento ambiental para aves

Os pássaors adoram tomar banho e desfrutar da água. Para eles é uma atividade divertida e relaxante que eles fazem regularmente na natureza, geralmente em grupo. Além de lhes proporcionar um tempo divertido, o banho os ajuda a afastar ácaros e outros parasitas externos.

Em qualquer loja você pode encontrar pequenos recipientes plásticos dedicados exclusivamente ao banho de passarinhos de estimação. Em dias de muito calor, por exemplo, você pode encher uma bacia grande de água em um espaço delimitado, como um quarto ou o banheiro, e deixá-lo livre ali por alguns minutos para poder voar um pouco e dar mergulhos na água, se quiser. Lembre de nunca forçá-los a nada!

Calopsita toma banho?

Sim, inclusive as pet shops contam com banheiras para calopsita tomar banho. Você pode enchê-la de água e colocar dentro de sua gaiola para que ela possa se molhar e se refrescar quando quiser. É uma excelente item para proporcionar o enriquecimento ambiental para calopsitas de forma adequada.

Enriquecimento ambiental para aves - O banho também é um bom exemplo de enriquecimento ambiental para aves

A alimentação também influencia o bem-estar animal

A dieta de um pássaro deve ser sempre de alta qualidade e adequada às necessidades nutricionais específicas da espécie. Se você vive com um agapornis, um periquito ou uma calopsita, preste bastante atenção na hora de escolher os alimentos essenciais para cada um deles. Antes de ir a uma loja e comprar qualquer tipo de semente, informe-se sobre a dieta real das espécies na natureza. Cada tipo de ave requer sementes específicas em proporções diferentes.

Algumas aves, por exemplo, são insetívoras em alguma etapa de suas vidas (pintarroxos, melros ou cotovias), por isso precisarão deste extra que somente a pasta insetívora pode fornecer. Da mesma forma, muitas espécies se beneficiam do consumo de certos tipos de brotos verdes, frutas e legumes.

Neste outro artigo te contamos quais são as 6 melhores opções de pássaros de estimação para viver em casas.

Enriquecimento ambiental para aves - A alimentação também influencia o bem-estar animal

A música é um extra no enriquecimento ambiental para aves

As aves são realmente sensíveis quando falamos sobre sua audição, elas adoram os sons proporcionados pelo ambiente e a música emitida por seus companheiros animais. Para elas, não é apenas uma forma de comunicação, mas também as relaxa e lhes traz felicidade.

Por esta razão, é muito importante fornecer um estímulo sonoro a um pássaro de estimação. Os melhores momentos do dia para fazer isso são: de manhã cedo, ao meio-dia e à noite. Estes três momentos do dia são os mais ativos e receptivos.

Você pode procurar na internet vídeos de passarinhos cantando (da mesma espécie), uma música convencional que eles gostem, ou mesmo você pode cantar para eles!

Neste outro artigo apresentamos uma lista de passarinhos que cantam com vídeos de vários deles cantando!

Enriquecimento ambiental para aves - A música é um extra no enriquecimento ambiental para aves

A socialização é fundamental para ter uma boa qualidade de vida

A maioria dos pássaros são animais verdadeiramente sociais que vivem em grandes comunidades. Por esta razão, se você notar que o pássaro que vive com você está indiferente e não responde ativamente a todos os elementos de enriquecimento ambiental que sugerimos, isso pode ser devido a causas sociais.

Informe-se sobre o comportamento natural do passarinho de estimação com membros da mesma espécie e pergunte-se se ele deve ou não ter um companheiro. Lembre-se, no entanto, que você deve escolher cuidadosamente o companheiro ou companheira dele. O parceiro errado pode ser uma verdadeira dor de cabeça não só para o animal, como também para você.

Enriquecimento ambiental para aves - A socialização é fundamental para ter uma boa qualidade de vida

Se deseja ler mais artigos parecidos a Enriquecimento ambiental para aves, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Enriquecimento ambiental para aves
1 de 6
Enriquecimento ambiental para aves

Voltar ao topo da página