Dietas equilibradas

O que os agapornis comem?

O que os agapornis comem?

Quer saber o que dar de comida para os agapornis? Essas aves granívoras baseiam sua alimentação no consumo de sementes. No entanto, sua dieta também inclui outros alimentos como frutas, hortaliças e alimentos de origem animal. Para satisfazer as necessidades nutricionais e comportamentais dos agapornis devemos lhes oferecer uma dieta variada e equilibrada, implementando ao mesmo tempo métodos de enriquecimento ambiental que permitem estimular suas condutas naturais.

Se você está se perguntando o que os agapornis comem, te recomendamos que leia este artigo do PeritoAnimal em que te explicamos que alimentos deve incluir em sua alimentação e como devem ser oferecidos.

Também lhe pode interessar: O que os tatus comem?

Índice

  1. Necessidades nutricionais dos agapornis
  2. Alimentação dos agapornis
  3. Como alimentar um agapornis?
  4. Alimentos proibidos para agapornis

Necessidades nutricionais dos agapornis

A comida dos agapornis deve ser composta por:

  • 40% de ração: as rações para agaporins devem ter aproximadamente 15% de proteína, 8% de gordura e 3% de fibras.
  • 30% de frutas e hortaliças: são uma fonte de fibra, vitaminas e minerais.
  • 30% de outros alimentos: como legumes, massas, arroz, couves e proteína animal. Permitem completar e balancear a dieta.

Devemos saber que as necessidades nutricionais do animal varia de acordo com o tamanho corporal. Por exemplo, as espécies de agaporins maiores tendem a necessitar de quantidades maiores, seu nível de atividade, idade, momento do seu período reprodutivo e condições ambientais também são fatores que determinarão a proporção da sua comida. Por isso, é importante ter em mente cada um desses aspectos para oferecer aos agapornis uma dieta ajustada às suas necessidades.

Neste outro artigo te damos várias sugestões de nomes para pintinhos.

Alimentação dos agapornis

Existem 9 espécies de agapornis selvagens. Dentre elas, os Agapornis roseicollis, personatus e fischeri são muito comuns como animais domésticos. Outros como os Agapornis lilianae, nigrigenis, pullarius, canus e taranta são pouco frequentes como aves domésticas e os Agapornis swinderniana não é encontrado em cativeiro. No decorrer do texto vamos falar sobre a alimentação dos agapornis, mas primeiro vamos fazer uma distinção entre a alimentação dos agapornis selvagens e dos domésticos.

Alimentação dos agapornis selvagens

Em seu habitat natural, a maioria das espécies de agapornis têm uma dieta muito parecida. São aves principalmente granívoras, pois grande parte da sua dieta é baseada no consumo de sementes. Em menor quantidade também consumem algumas folhas, brotos, bagas e frutas. Além disso, curiosamente, também podem consumir algumas flores e larvas de insetos. Cabe mencionar que existem três espécies de agapornis com uma dieta um pouco diferente, mesmo que também sejam granívoras.

  • Na dieta do Agapornis pullarius tem um pouco mais de importância a proteína animal, por isso consomem mais larvas de insetos do que as demais espécies.
  • O Agapornis taranta é muito mais frugívoro que os demais (consome frequentemente os frutos da figueira).
  • E o Agapornis swinderniana têm especial importância as frutas e as larvas de insetos.

No entanto, estas três espécies são pouco comuns como animais domésticos, por isso a maioria dos tutores dessas aves não precisam considerar os requisitos específicos.

Alimentação dos agapornis domésticos

Como já explicamos, os agapornis são aves granívoras cuja alimentação se baseia no consumo de sementes, mas também consomem outros tipos de alimentos habitualmente. Por isso, uma dieta adequada para os agapornis domésticos deve combinar diversos alimentos na proporção adequada. A seguir, enumeramos os alimentos que devem fazer parte da dieta dessas aves:

  • Ração peletizada: são elaboradas com grãos de cereais, sementes de leguminosas e frutas oleaginosas. Devem ser a base da alimentação dos agapornis. Cada grão de ração contêm a proporção adequada de nutrientes que a ave necessita, o que torna a ração extrusada em alimentos perfeitamente balanceados e homogêneos.
  • Mesclas de sementes (mistura): as misturas para agapornis podem incluir painço, cânhamo, linhaça, girassol, aveia, etc. Embora essas misturas de sementes são tradicionalmente usadas para alimentar as aves, possuem uma grande desvantagem com relação à rações peletizadas. Ao se misturas as diferentes sementes, as aves podem selecionar somente aquelas que preferem e descartar o restante, o que pode tornar sua dieta desequilibradas e produzir carências nutricionais. Por isso, é preferível que a base da sua dieta seja a ração peletizadas e oferecer as sementes de forma ocasional.
  • Frutas e hortaliças: são alimentos risco em vitaminas e minerais que também suprem uma parte importante da dieta dos agapornis. Na dieta se deve incluir frutas e verduras ricas em carotenoides e vitamina C (como cenoura, pimentão, tomate, repolho e brócolis) e folhas verdes ricas em vitamina K (como alface, espinafre e rúcula). Também podemos incluir outros vegetais como aipo, feijão verde, abóbora, batata doce, morangos, figos, etc.
  • Sementes germinadas: como trigo sarraceno, milho, cevada, aveia, trigo ou sementes de cânhamo. Pode comprar diretamente ou germinar as sementes você mesmo.
  • Leguminosas cozidas: grão de bico, lentilha ou soja.
  • Macarrão e arroz cozido: incluindo as massas e arroz integrais.
  • Proteína animal: ovo cozido e laticínios (queijo fresco sem sal ou iogurte natural).
O que os agapornis comem? - Alimentação dos agapornis

Como alimentar um agapornis?

Nesta seção te explicamos como e com que frequência você deve oferecer os diferentes tipos de alimentos ao agapornis:

  • Ração: se deve oferecer diariamente, já que é a base da sua alimentação.
  • Frutas e verduras: devem ser oferecidas diariamente e ir variando a cada dia da semana. Cada dia oferecemos três a quatro tipos de frutas e verduras diferentes, especificamente as frutas ou hortaliças ricas em vitamina C ou carotenoides, ou alguma folha rica em vitamina K. As frutas oferecemos cruas e as hortaliças podemos servir cruas ou cozidas. Preferencialmente cozinhar aqueles vegetais que melhoram seu valor nutritivo quando cozidas como as cenouras ou abóbora.
  • Legumes cozidos: oferecemos três vezes na semana. Podemos combinar os legumes com macarrão ou arroz cozido para melhorar a qualidade nutricional da mistura. É recomendável ir mudando o tipo de massa (espaguete, parafuso, etc) já que as diferentes formas e cores também são uma fonte de estímulo.
  • Misturas de sementes: servir uma vez na semana.
  • Sementes germinadas: oferecer uma vez por semana. Deve saber que os germinados são produtos de fácil contaminação por fungos, então antes de servir, precisa verificar se estão bem conservados.
  • Proteína animal (ovos ou laticínios): oferecer uma vez na semana. Pode servir os ovos com a casca se deseja ter um acréscimo de cálcio na dieta.

Neste ponto, é importante mencionar que os agapornis são pássaros muito ativos que, no seu habitat natural, são habituados a forragear grande parte do tempo e voar longas distâncias. Considerando que os animais domésticos não podem realizar estes comportamentos, é importante que proporcionamos outras estratégias para que mantenham seu nível de atividade elevado.

Por um lado, devemos oferecer uma dieta variada e diferente a cada dia, já que assim conseguiremos os estimular sensorialmente e reproduzir bastante o que seria sua dieta natural. Por outro lado, é importante que oferecemos alimentos na sua dieta com métodos de enriquecimento ambiental para estimular suas condutas naturais. O objetivo é esconder a comida e dificultar o acesso para que tenham que investir tempo para conseguir o alimento. Para isso, pode usar brinquedos com cavidades interiores ou elaborar brinquedos caseiros com rolos de papel, cordas, etc. Com essas estratégias conseguirá atender suas necessidades físicas, emocionais e favorecerá o desenvolvimento de comportamentos instintivos.

O que os agapornis comem? - Como alimentar um agapornis?

Alimentos proibidos para agapornis

Em geral, os agapornis podem consumir a maioria dos alimentos de origem vegetal. No entanto, existem alguns ingredientes que devemos excluir da sua dieta:

  • Abacate.
  • Beringela.
  • Salsinha.
  • Feijão ou feijão cru: contém inibidores da protease, mas se inativam com o calor, assim podem ser oferecidos cozidos.
  • Alimentos de origem animal: carnes, embutidos e peixes.
  • Queijos salgados
  • Doces e chocolates.
  • Café.

Agora que você já sabe tudo sobre a comida dos agapornis, não perca este outro artigo sobre as seis melhores espécies de pássaros domésticos para ter em casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os agapornis comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • McDonald D. (2006). Nutritional considerations. En Clinical avian medicine. Spix Publishing. Pp. 86-107.
  • Soto, C.J., Bert, E. (2011). Principios de la alimentación de psitácidas. REDVET; 12(11):1-39
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Eduarda
Muito bom os conteúdos
1 de 3
O que os agapornis comem?