Pregabalina para cães: dose e para que serve
Ver fichas de Cachorros
A pregabalina é um princípio ativo que pode ser utilizado em cães, sempre sob prescrição veterinária. É usada principalmente para o manejo da dor neuropática crônica e, às vezes, também como coadjuvante na epilepsia refratária canina. Este medicamento é útil porque se liga a uma parte fundamental na liberação de neurotransmissores excitatórios dos neurônios, relacionados com a atividade elétrica cerebral e a transmissão da dor, o que contribui para melhorar a qualidade de vida dos cães com dor crônica ou com epilepsia de difícil controle.
A dose sempre deve ser ajustada pelo profissional veterinário e, embora possa ser usada com medicamentos anti-inflamatórios, anticonvulsivantes ou opioides, é importante vigiar possíveis efeitos adversos como ataxia, vômitos, fraqueza ou sonolência. Se quer saber mais sobre pregabalina para cães: dose e para que serve, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
- O que é pregabalina para cães?
- Para que é usada a pregabelina em cães?
- Qual é a dose de pregabalina para cães?
- Como administrar pregabalina em cães?
- A pregabalina pode ser combinada com outros medicamentos?
- Quais são os efeitos colaterais da pregabalina em cães?
- Quais são as contraindicações da pregabalina em cães?
O que é pregabalina para cães?
A pregabalina é um fármaco usado com frequência na medicina humana, embora também possa ser utilizada em cães, sempre sob prescrição veterinária e somente quando o profissional considerar necessário para a saúde do seu companheiro canino.
Este medicamento atua modulando a atividade do sistema nervoso, para controlar e reduzir a dor ou as convulsões. Seu mecanismo consiste em se ligar à subunidade α2-δ dos canais de cálcio neuronais dependentes de voltagem. Ao fazer isso, diminui a entrada de cálcio nos neurônios e, consequentemente, reduz a liberação de neurotransmissores excitatórios como a noradrenalina, o glutamato e a substância P, todos eles relacionados com a percepção da dor e o surgimento de convulsões.
Para que é usada a pregabelina em cães?
A pregabalina é usada fundamentalmente como tratamento de apoio no manejo da dor neuropática crônica, ou seja, aquela que se origina de disfunções ou lesões nos nervos dos nossos amigos caninos. Este tipo de dor, muitas vezes, é difícil de tratar com anti-inflamatórios ou analgésicos convencionais, pois, diferentemente dos anti-inflamatórios que atuam diretamente sobre a inflamação, a pregabalina reduz a percepção da dor, aliviando quadros mais complexos.
Esta dor costuma se apresentar em casos de:
- Artrose avançada;
- Compressões nervosas;
- Lesões da medula espinhal;
- Neuropatias periféricas.
Além disso, a pregabalina pode ser usada como tratamento complementar na epilepsia refratária, quando os anticonvulsivantes habituais para cães não conseguem um controle adequado das crises. Aqui contamos como agir diante de um ataque epiléptico: "Epilepsia canina - o que fazer perante um ataque epiléptico?".
Qual é a dose de pregabalina para cães?
No Brasil, "[...] a dose da pregabalina recomendada para cães é 4 mg/kg a cada 12 horas (SALAZAR et al., 2009), mas o seu emprego não é corriqueiro na medicina veterinária (MOORE, 2016)"[1].
A dose deve ser sempre ajustada por um veterinário, levando em conta fatores como o peso, a idade, a resposta do animal, outros tratamentos em andamento e seu estado de saúde geral. Uma dosagem inadequada pode aumentar o risco de efeitos colaterais indesejáveis.
Como administrar pregabalina em cães?
A pregabalina para cães é geralmente administrada por via oral na forma de cápsulas, comprimidos ou soluções líquidas, cujo preparo geralmente se dá em farmácias de manipulação, para facilitar sua dosagem em nossos companheiros caninos.
É importante respeitar tanto a dose quanto a frequência indicada, seja duas ou três vezes ao dia, e pode ser administrada com ou sem comida. No entanto, oferecê-la com um pouco de alimento melhora sua tolerância no sistema digestivo.
Não se deve suspender o tratamento de forma brusca nem modificar a dose estabelecida pelo veterinário, pois isso poderia causar falhas na terapia ou até mesmo uma overdose.
A pregabalina pode ser combinada com outros medicamentos?
Sim, a pregabalina pode ser usada com outros tratamentos farmacológicos em cães, mas sempre sob supervisão veterinária. Alguns dos fármacos com os quais ela pode ser combinada são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), os opioides ou a gabapentina, visando melhorar o controle da dor em quadros complexos ou crônicos.
Também pode ser combinada com anticonvulsivantes como o gadernal, o levetiracetam ou o brometo de potássio, como tratamento complementar na epilepsia refratária. No entanto, essas combinações podem potencializar efeitos colaterais como sedação, ataxia ou fraqueza, devido à depressão do sistema nervoso central. Além disso, deve-se sempre levar em conta a função renal do cão, já que a pregabalina é eliminada principalmente pelos rins.
Quais são os efeitos colaterais da pregabalina em cães?
A pregabalina em cães costuma ser um medicamento bem tolerado, embora possa produzir efeitos colaterais, especialmente no início do tratamento ou quando são administradas doses altas. Os principais efeitos colaterais são:
- Sonolência ou letargia;
- Ataxia ou falta de coordenação motora;
- Fraqueza generalizada;
- Alterações no apetite.
Outros efeitos possíveis incluem vômitos, diarreia, mudanças na sede ou no volume de urina e desconfortos gastrointestinais. Com menor frequência, também podem aparecer hiperatividade, tremores e mudanças de comportamento.
Além disso, como a pregabalina é eliminada principalmente pelos rins, os cães com insuficiência renal apresentam um risco maior de toxicidade e efeitos colaterais.
Quais são as contraindicações da pregabalina em cães?
A pregabalina, como qualquer outro medicamento, apresenta uma série de contraindicações que devem ser consideradas antes de iniciar a terapia com este princípio ativo. As principais contraindicações da pregabalina em cães são:
- Não usar em cães com hipersensibilidade ou alergia ao remédio, ou aos excipientes do medicamento;
- Não utilizar em cães com insuficiência renal, já que é eliminada principalmente pelos rins;
- Usar com cautela em cães com doença hepática ou problemas neurológicos graves;
- Administrar com depressores do sistema nervoso central somente sob supervisão estrita do veterinário e apenas se for realmente necessário;
- Não usar em cadelas gestantes ou lactantes.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pregabalina para cães: dose e para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.
- DE MOURA, Raiane Araújo et al. Avaliação e manejo farmacológico da dor crônica em cães–revisão de literatura. 2019.
