Medicamentos

Endogard para cães: para que serve e como usar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 3 abril 2025
Endogard para cães: para que serve e como usar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A convivência entre homem e cães não é um fato novo, muito pelo contrário, os cães foram domesticados há cerca de 20 mil anos atrás! A diferença que ocorre nos dias atuais é que esse contato ficou muito mais próximo do que era antigamente, aumentando a exposição humana a agentes causadores de zoonoses. As parasitoses causadas por helmintos é um problema grave devido a sua alta ocorrência e por serem, algumas delas, transmitidas para as pessoas.

No entanto, tal fato não pode se tornar impeditivo de um convívio mais próximo entre homens e cães, visto que temos no mercado um grande número de medicamentos para o combate de verminoses em cães e gatos. O Endogard, por exemplo, é um antiparasitário muito conhecido devido a sua eficácia e facilidade de uso. E para o leitor ficar por dentro do assunto, o PeritoAnimal explicará para que serve e como utilizar o Endogard em cães, além de outros tópicos elucidativos sobre o assunto. Aproveite para se informar e ficar sempre perto do seu melhor amigo, sem se preocupar com a transmissão de doenças! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: NexGard para cães - Bula e para que serve
Índice
  1. Para que serve o Endogard para cães?
  2. Como usar o Endogard em cães?
  3. Doses do Endogard para cães
  4. Efeitos colaterais do Endogard em cães

Para que serve o Endogard para cães?

O Endogard é um vermífugo conhecido no mercado pet, composto por uma associação sinérgica de febantel, pamoato de pirantel, praziquantel e ivermectina em doses seguras, garantindo amplo espectro de ação contra vermes que atacam os cães. O medicamento pode ser utilizado em casos comprovados de infestação por vermes intestinais ou como preventivo. Pode ser administrado em cães adultos e filhotes com mais de 8 semanas de vida. A segurança do produto não foi avaliada em fêmeas prenhes, não sendo indicado nesses casos. O produto também não deve ser utilizado em animais gravemente debilitados.

Como usar o Endogard em cães?

O Endogard deverá ser utilizado com a orientação do médico veterinário. O medicamento é eficaz contra os principais parasitas de cães: Dirofilaria immitis, Toxocara canis, Ancylostoma caninum, Ancylostoma braziliense, Truchuris, Echinococcus granulosus, Dipylidium caninum e Giardia canis.

Seu uso pode ser tanto para tratamento e controle das infestações parasitárias como para a prevenção. Cães filhotes com mais de 8 semanas de vida podem ser vermifugados a cada 14 dias. Os cães adultos devem ser vermifugados trimestralmente, principalmente aqueles que vivem em áreas endêmicas ou convivem com vários animais no mesmo ambiente.

O produto vem na apresentação de comprimidos, em embalagens com 6 ou 2 unidades. Os comprimidos permitem sua divisão exata ao meio, sem desperdícios, garantindo a dosagem correta. O medicamento pode ser administrado diretamente na boca, colocado na base da língua do cachorro, para facilitar a deglutição, ou misturado a algum alimento de preferência do cachorro.

Endogard para cães: para que serve e como usar - Como usar o Endogard em cães?

Doses do Endogard para cães

O Endogard pode ser encontrado nas seguintes indicações:

  • Endogard 2,5: deve ser administrado 1 comprimido para cada 2,5 kg de peso corporal;
  • Endogard 10: deve ser administrado 1 comprimido para cada 10kg de peso corporal;
  • Endogard 30: deve ser administrado 1 comprimido para cada 30kg de peso corporal.

Os comprimidos podem ser partidos sem comprometimento das doses, caso seja necessário. O tratamento específico para giárdia deve ser realizado com a administração de uma dose de Endogard a cada 24 horas, durante 3 dias consecutivos. Para todos os outros parasitas, deve-se administrar dose única e repetir após 15 ou 21 dias, conforme orientação do médico veterinário. Para grandes aglomerados de cães, um melhor nível de proteção contra parasitas internos pode ser obtido com a administração de uma dose mensal de Endogard em todos os cães do ambiente.

Endogard para cães: para que serve e como usar - Doses do Endogard para cães

Efeitos colaterais do Endogard em cães

Quando utilizado na dose correta, conforme orientação do médico veterinário, não produz efeitos colaterais. A ivermectina possui uma qualidade que apenas uma quantidade extremamente pequena (menos de 1 mg/kg) é necessária para a atividade anti-helmíntica, tanto por via de administração oral como parenteral ou tópica. Mas, essa dose não é segura para algumas raças de cães (linhagens de collie, pastor australiano, old england sheepdog e pastor de shetland), não sendo aprovada sua utilização para os mesmos.

A toxicidade da ivermectina em cães dessas raças está relacionada às altas dosagens e à predisposição racial, incluindo ainda os pastores alemães, afgan hounds e whippets de pelos longos, ou seus mestiços. Isso acontece porque são particularmente sensíveis, pois têm a barreira hematoencefálica mais permeável às ivermectinas, ocasionando depressão do sistema nervoso central.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Endogard para cães: para que serve e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos.

Bibliografia
  • Endogard: uma revisão técnica. Disponível em https://br.virbac.com/files/live/sites/virbac-br/files/Endogard%20Revisao%20Tecnica_final%20(1).pdf. Acesso em 10/03/2025.
  • Ribeiro, V. M. Controle de helmintos de cães e gatos. XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária e I Simpósio Latino-Americano de Ricketisioses, Ouro Preto, MG, 2004. Disponível em http://www.lamdosig.ufba.br/Disciplinas/mev160/arquivos/CONTROLE%20DE%20HELMINTOS%20DE%20C%C3%83ES%20E%20GATOS.pdf. Acesso em 10/03/2025.
  • Portela, C.L., Linck, I.M.D., Silva, A.A. Efeito colateral das ivermectinas: intoxicação em algumas raças caninas. XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019. Disponível em https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2019/XXIV%20SEMINARIO%20INTERINSTITUCIONAL/Mostra%20de%20Iniciacao%20Cientifica/Ciencias%20Exatas,%20agrarias%20e%20engenharias/RESUMO%20EXPANDIDO/EFEITO%20COLATERAL%20DAS%20IVERMECTINAS%20-%20INTOXICA%C3%87%C3%83O%20EM%20ALGUMAS%20RA%C3%87AS%20CANINAS%20-%208687.pdf. Acesso em 10/03/2025.
  • Antiparasitários – Endogard. Disponível em https://br.virbac.com/products/antiparasitarios-internos/endogard. Acesso em 10/03/2025.
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Endogard para cães: para que serve e como usar