Posso dar valeriana para cachorro?

Posso dar valeriana para cachorro?

Cada vez ganhamos mais consciência no que diz respeito à necessidade de tratar dos nossos pets da forma mais natural e respeitosa possível, uma vez que isto implica na maioria das vezes um menor dano sobre o seu organismo e uma menor alteração na fisiologia do mesmo.

No entanto, devemos ter claro que o termo natural nem sempre é sinônimo de inofensivo, menos ainda quando falamos de plantas medicinais, uma vez que estas contêm um ou vários princípios ativos que interagem com o nosso organismo e são metabolizados como se de um fármaco se tratasse.

Para que as plantas medicinais se convertam em aliadas da saúde do nosso pet devemos utilizá-las de forma responsável, por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal respondamos à pergunta de se pode dar valeriana para o seu cachorro.

Indicações da valeriana

A valeriana é uma erva perene cuja raiz é colhida no outono e é precisamente na raiz onde encontramos múltiplos princípios ativos que fazem desta planta uma das ervas medicinais mais conhecidas e utilizadas.

As principais propriedades e indicações da valeriana podem se resumir da seguinte forma:

  • Propriedades sedantes: Está indicada em qualquer transtorno de nervosismo, ansiedade ou estresse, também em comportamentos depressivos.
  • Propriedades hipnóticas: Indica-se para melhorar a insônia, sobretudo quando existe uma grande dificuldade para se relaxar na fase de conciliação do sono.
  • Propriedades relaxantes: Emboras poucas pessoas conheçam este dado, a valeriana atua como relaxante muscular, diminuindo a dor e os espasmos.

A valeriana tem sido objeto de múltiplos estudos e não se observaram efeitos tóxicos nem secundários em humanos nem em animais, sempre que se tenha utilizado adequadamente, por isso, sim pode dar valeriana ao seu cachorro.

Quando posso dar valeriana ao meu cachorro?

Tratar os nossos pets com terapias naturais é sempre uma boa escolha, mas como referimos no início, esta decisão deve ser realizada com conhecimento e responsabilidade. A valeriana é um excelente remédio para cachorros nos seguintes casos:

  • ansiedade
  • nervosismo
  • irritabilidade
  • estresse

Também podemos oferecer valeriana ao nosso cachorro em situações que gerem um grande estresse no cachorro (viagens, no caso de fogo de artifício, etc), assim como para os que sofrem de dificuldade para conciliar o sono ou alterações no ciclo do sono.

Como dar valeriana ao meu cachorro?

Hoje em dia podemos encontrar a valeriana em múltiplas apresentações sendo as mais habituais cápsulas, comprimidos e extrato líquido. Geralmente é mais forte o extrato seco que o extrato líquido, no entanto, a administração de valeriana em forma líquida torna-se muito mais fácil de dar para nossos pets.

Existem vários métodos e recomendações quanto à dose de valeriana para cachorros:

  • 5 gotas, 3-4 vezes por dia.
  • 10-20% da dose para humanos.
  • 10 gotas para cachorros pequenos (do gênero do Yorkshire).
  • 15-20 gotas para cachorros pequenos-médios (Schnauzer, Poodle).
  • 30-40 gotas para cachorros médios (Bull Terrier).
  • 60 gotas para cachorros grandes (Husky Siberiano, Boiadeiro de Berna).

Se administrar valeriana ao seu cachorro porque este sofre de insônia, deve ter em conta que a primeira toma deve ser realizada à tarde e a segunda toma à noite, caso contrário, se lhe administrar a valeriana mesmo antes do horário noturno, poderia ser contraproducente e causar ainda mais insônia, é necessária uma dose anterior para baixar o limiar de alerta.

Antes de administrar valeriana ao seu cachorro...

Se vai administrar valeriana ao seu cachorro é imprescindível que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Cada cachorro merece uma atenção individual, por isso recomendamos que consulte o veterinário se detetar alterações no comportamento do seu pet. Tenha em conta que a ansiedade e irritabilidade podem mascarar condições mais graves.
  • As recomendações quanto às doses de valeriana em cachorros não contam com consenso científico, a melhor pessoa para avaliar a dose que o seu cachorro requer é o veterinário.
  • A valeriana não se deveria administrar a cadelas grávidas ou em período de lactação, a sua segurança não foi avaliada nesse contexto.
  • A valeriana é bastante segura, mas pode interagir com alguns fármacos, especialmente aqueles que atuam sobre o sistema nervoso central. Neste caso, é precisa a supervisão veterinária do tratamento.
  • Consulte o veterinário sempre que tiver dúvidas.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar valeriana para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.