Dietas caseiras

Coelho pode comer morango?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 23 novembro 2022
Coelho pode comer morango?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os morangos se encontram entre as frutas mais comuns e valorizadas, não somente pelo seu sabor, mas também pelos benefícios nutricionais que possuem. Por isso, é frequente que muitos tutores se perguntem se os seus mascotes podem consumir esta fruta, especialmente no caso de tutores de animais herbívoros como os coelhos.

Se você também está se perguntando se coelho pode comer morango ou se faz mal a ele, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos tudo que você precisa saber sobre coelho na alimentação dos coelhos.

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer banana?

Índice

  1. Pode dar morango para o coelho ou faz mal?
  2. Benefícios dos morangos para os coelhos
  3. Como dar morangos para coelho?
  4. Quantidade ideal de morangos para coelhos

Pode dar morango para o coelho ou faz mal?

Os coelhos são animais herbívoros cuja alimentação deve ser baseada em três elementos fundamentais:

  • Feno (80%)
  • Ração (5%)
  • Alimento fresco (15%)

A porção de alimento fresco deve ser composta fundamentalmente por hortaliças de folhas verdes e outras verduras. No entanto, de forma eventual, pode ser oferecida uma pequena quantidade de fruta.

Coelho pode comer morango? Sim, pois os morangos se encontram na lista de alimentos aptos para os coelhos, já que não possuem nenhum composto que seja tóxico para o seu organismo. No entanto, assim como as demais frutas, devem ser oferecidos em quantidades muito limitadas por dois motivos:

  • Seu alto conteúdo de açúcares de fácil digestão pode provocar a proliferação de bactérias danosas em seu trato intestinal ou o acúmulo anormal de gás no aparato digestivo (timpanismo).
  • A maioria dos coelhos pode demonstrar um grande interesse por esta fruta, devido ao seu sabor doce e sua textura suculenta. Por isso, se for oferecido com muita frequência, é provável que os coelhos comecem a recusar o alimento seco (feno e ração), dos quais devem constituir o grosso de sua alimentação.

Por isso, mesmo que os coelhos possam se beneficiar do valor nutricional e do sabor dos morangos, é importante oferecê-los com moderação para evitar qualquer efeito prejudicial sobre sua saúde. Nas próximas sessões detalharemos qual quantidade de morango você pode dar ao coelho.

Coelho pode comer morango? - Pode dar morango para o coelho ou faz mal?

Benefícios dos morangos para os coelhos

Nesta sessão mostramos alguns dos benefícios dos morangos na alimentação dos coelhos, sempre que sejam oferecidos com moderação:

  • São frutas pouco calóricas: o fato de incluir os morangos na dieta dos coelhos não leva a um aumento notável no valor energético de sua ração, o que é uma grande vantagem para manter estável a condição corporal desses animais. Se você se interessar, pode consultar o seguinte artigo sobre Obesidade em Coelhos: detecção e alimentação, para ter mais informações sobre o tema.
  • São uma boa fonte de fibra: a fibra é um nutriente fundamental na dieta dos coelhos. Além de regular o trânsito intestinal e o aporte energético, mantém a saúde intestinal prevenindo a aparição de patologias como a enterite mucoide.
  • São muito ricos em vitamina C: de fato, seu conteúdo nesta vitamina é inclusive superior ao das laranjas.
  • Possui minerais: como ferro, iodo, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
  • Contém flavonoides conhecidos como antocianinas: estes compostos atuam como potentes antioxidantes, ajudando assim a retardar o envelhecimento celular.
  • Seu sabor: os morangos podem ser um prato exótico que poucos coelhos recusam, por isso, é uma das frutas que podem ser utilizadas como petisco para entreter seu coelho. Receber esta recompensa pode ser um grande aliado para a aprendizagem de truques e novos comandos. No entanto, deve lembrar que o fato dos coelhos demonstrarem grande interesse por essa fruta, não significa que possam comê-la em grandes quantidades.

Como dar morangos para coelho?

Você já viu que coelho pode comer morango e já destacamos que você deve limitar a quantidade ingerida. Mas antes de dar morango para o peludo, em primeiro lugar é importante lavá-los bem para eliminar possíveis restos de contaminantes ou pesticidas presentes na superfície. Após isso, deve secar bem, já que se ficarem molhados e seu coelho não consumir no mesmo momento, é possível que fermentem e proliferem bactérias perigosas.

As pessoas estão acostumadas a consumir os morangos eliminando as sépalas ou folhas verdes que coroam o fruto, no entanto, esta é a parte mais recomendada para os coelhos. Por isso, te recomendamos que uma vez lavadas, corte as folhas junto com uma pequena quantidade de fruta (meio centímetro, aproximadamente) e ofereça dessa maneira ao seu coelho. Assim poderá desfrutar de todo o sabor e dos benefícios nutricionais dos morangos, sem que tenha um grande aporte de açúcares indesejáveis.

Por último, cabe mencionar que os morangos devem ser oferecidos somente frescos. Os morangos desidratados ou em preparações como doces ou compotas nunca devem ser oferecidos, devido ao seu alto conteúdo de açúcares. Tampouco se recomenda oferecer muito frios (congelados ou diretamente retirados da geladeira), pois devem estar em temperatura ambiente.

Coelho pode comer morango? - Como dar morangos para coelho?

Quantidade ideal de morangos para coelhos

Como já mencionamos, as frutas não devem formar parte da porção diária de alimentos que os coelhos precisam ingerir nem devem ser oferecidas em grandes quantidades, pois devido ao seu alto conteúdo de açúcares eles podem ter consequências negativas para a saúde.

Por isso, te recomendamos que quando decidir incluir as frutas na alimentaçãoo do seu coelho, o faça com moderação. A forma mais saudável de fazer isso é oferecendo como um prêmio, esporadicamente.

Para te orientar, a quantidade ideal de morango para o coelho seria dar a ele 1 ou 2 morangos por semana (lembrando que é preciso dar a ele as folhas verdes com uma pequena quantidade de fruta), embora esta quantidade possa variar em função da raça e do tamanho do animal.

Agora que você já sabe que coelho pode comer morango e viu que a quantidade ideal para não fazer mal para o peludo, recomendamos o vídeo a seguir no qual listamos 8 alimentos tóxicos para coelhos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer morango?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación (MAPA). Fresa. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/Fresa_tcm30-102645.pdf>. Acesso em 23 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Coelho pode comer morango?