Partilhar

Porque os cães se esfregam em animais mortos?

 
Por Aline Nunes. 5 setembro 2018
Porque os cães se esfregam em animais mortos?

Ver fichas de  Cachorros

Muitos cães têm esse comportamento desagradável. Podemos pensar que simplesmente são um pouco repugnantes, porém, por trás dessa conduta existem razões pelas quais o seu cão pode precisar de assistência veterinária relativamente urgente.

Você quer saber porquê os cães se esfregam em cadáveres ou porquê, às vezes, os comem ou, comem fezes encontradas na rua? Neste artigo do Perito Animal, explicaremos porquê os cães realizam esse comportamento e o que podemos fazer para evitá-lo. Descubra abaixo porquê os cães se esfregam em animais mortos:

Informação para a manada

Entre os lobos, esfregar-se sobre animais mortos ou outros detritos, é uma forma de transmitir informações ao resto da manada. Quando um lobo encontra um novo cheiro, o olfateia e depois rola sobre ele, adquire o aroma em seu corpo, especialmente no rosto e no pescoço. Quando ele regressa ao resto da manada, o cumprimentam e investigam o novo cheiro que ele traz e seguem o rastro até a sua origem. Obtendo assim alimento sob a forma de carniça. Os lobos e cães selvagens podem agir como carniceiros quando a população de presas diminui.

Alguns especialistas especulam que esse é um comportamento típico de alguns canídeos e cumprem a mesma função que para os lobos. Embora isso não explique por quê eles se esfregam em fezes, o que serve somente para animais mortos.

Porque os cães se esfregam em animais mortos? - Informação para a manada

Marcação

Alguns amantes dos cães sugerem que eles o fazem por uma razão completamente oposta. Em vez de buscar adquirir o cheiro, eles deixam o seu próprio odor no cadáver ou nas fezes. As fezes dos cães estão banhadas em feromônios que dão muita informação. Quando um cão se esfrega, geralmente, começa pelo rosto, onde possuem algumas glândulas produtoras de feromônios.

Isso responderia à pergunta "por quê meu cachorro se esfrega em coisas repugnantes", já que isso explicaria por que se afundam em cadáveres e em fezes.

Cubrir o seu próprio cheiro

Outra opção bastante ponderada pode ser que os ancestrais dos cães modernos usavam odores para camuflar o seu próprio. A presa também tem um olfato muito desenvolvido, de modo a detectar o seu predador se o vento estiver contra ele. Assim, pode ser que os primeiros cães mascarassem o seu cheiro dessa maneira. Existem evidências de que os lobos modernos fazem o mesmo.

Por outro lado, quando banhamos o nosso cão com shampoos perfumados ou aplicamos perfumes, o animal não se sente confortável, não é ele mesmo e precisa adquirir um cheiro mais natural. Por essa mesma razão, um cachorro pode levar para a cama, os restos de lixo encontrados em casa.

Porque os cães se esfregam em animais mortos? - Cubrir o seu próprio cheiro

Chamada de atenção

Em alguns casos, um cachorro pode ter esse comportamento porque gosta da atenção que recebe do seu cuidador quando o faz. É um comportamento condicionado e pode ser causado por estresse, solidão, tédio ou falta de estímulo.

Em casos extremos, quando este comportamento foi reforçado em várias ocasiões (o cão se esfrega em animais mortos e damos atenção a ele) pode ser apreciado e transformar-se em um hábito, algo positivo para eles que não podem evitar a repetição.

Como evitar que os cães se esfreguem em animais mortos?

Primeiro, devemos entender que este é um comportamento natural e saudável para o cão, porém, se queremos evitá-lo, o ideal é começar a ensinar os comandos básicos de obediência, como "vem", "quieto" ou "sentado"."Se o seu cão foi devidamente treinado pelo uso de reforço positivo (recompensas, palavras gentis e carícias), será fácil para você parar o cão antes que ele se suje, usando a obediência como um mecanismo de controle.

Após ter evitado que o cão se esfregue em animais mortos, será essencial removê-lo da área e recompensá-lo por obedecer às instruções. Além disso, podemos reforçar ainda mais o fato de ignorar os cadáveres através de jogos e posteriores carícias.

Porque os cães se esfregam em animais mortos? - Como evitar que os cães se esfreguem em animais mortos?

Por quê um cachorro come fezes ou cadáveres em vez de se esfregar?

Se o seu cachorro come fezes, a primeira coisa a fazer é visitar o veterinário, pois, uma das razões pela qual um cão ingere detritos de outros animais, é por apresentar uma deficiência enzimática, por não conseguirem digerir certos alimentos e desenvolvem deficiências nutricionais. Uma insuficiência pancreática exócrina também pode causar má absorção, o cão vai perder peso, ter diarreia e tentará desesperadamente comer qualquer coisa para obter nutrientes.

Se você tem outros animais em casa, como gatos, coelhos ou roedores, é muito comum um cão comer as fezes. As fezes de coelho e roedores são ricas em vitaminas, especialmente as do grupo B. Se o seu cão tem falta de vitaminas, pode ser que a ração que você utiliza não atenda a todas as suas necessidades.

Outra razão é que o animal tem parasitas intestinais, como vermes. Os parasitas intestinais absorvem os nutrientes que o seu cão obtém dos alimentos. As fezes atuam como um vermífugo natural. Em todo caso, é muito importante visitar o veterinário e realizar uma análise para ver se o seu cão absorve corretamente todos os nutrientes ou se está com parasitas.

Porque os cães se esfregam em animais mortos? - Por quê um cachorro come fezes ou cadáveres em vez de se esfregar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os cães se esfregam em animais mortos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Porque os cães se esfregam em animais mortos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque os cães se esfregam em animais mortos?
1 de 5
Porque os cães se esfregam em animais mortos?

Voltar ao topo da página