Prevenção

Pode dar paracetamol para cachorro?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 21 agosto 2023
Pode dar paracetamol para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alguns tutores têm o hábito prejudicial de recorrer à sua própria caixinha de medicamentos sempre que o cachorro apresenta algum sintoma que se assemelha a uma doença humana, como um resfriado ou vômitos. Assim, eles medicam seus cães com remédios comuns de uso humano, como ibuprofeno, paracetamol ou aspirina, sem perceber que estão colocando seus cachorros em perigo.

Mas será que pode dar paracetamol para cachorro? É sobre isso que falaremos especificamente neste artigo do PeritoAnimal. Descubra a dosagem, contraindicações e mais.

Também lhe pode interessar: Posso dar paracetamol ao meu gato?

Índice

  1. Pode dar remédio de humano para cachorro?
  2. O que é o paracetamol?
  3. Pode dar paracetamol para cachorro?
  4. Intoxicação em cachorros por paracetamol
  5. Precauções com os medicamentos

Pode dar remédio de humano para cachorro?

Embora seja algo que não precise ser dito, reforçamos que apenas os profissionais da medicina veterinária podem prescrever medicamentos para animais de estimação. Não é correto presumir que o que funciona em humanos também funcionará em cães.

É verdade que existem medicamentos cujo princípio ativo serve tanto para humanos quanto para cães, mas enfatizamos que é o veterinário quem deve prescrevê-los. Mesmo medicamentos de uso comum e aparentemente inofensivos, como o paracetamol, têm efeitos diferentes dependendo da espécie, uma vez que são metabolizados e eliminados de maneira diferente.

Além disso, mesmo que possamos compartilhar certos medicamentos com nossos cães, a dose varia muito, apresentando significativa diferença quanto à metabolização. Em relação à se os cães podem tomar paracetamol, a resposta é sim, mas sempre sob rigoroso controle veterinário, como veremos a seguir.

Pode dar paracetamol para cachorro? - Pode dar remédio de humano para cachorro?

O que é o paracetamol?

Nós humanos estamos tão acostumados à prática da automedicação que, muitas vezes, desconhecemos a natureza dos medicamentos comuns, bem como suas indicações e mecanismos de ação, o que é perigoso para nós e ainda mais para nossos animais de estimação. Portanto, antes de avaliarmos os efeitos do paracetamol em felinos, vamos explicar brevemente que tipo de medicamento é este.

O paracetamol pertence ao grupo farmacológico dos AINEs (Anti-Inflamatórios Não Esteroides), atuando principalmente como anti-inflamatório, diminuindo a síntese de substâncias envolvidas na cadeia da inflamação (prostaglandinas), embora também seja um excelente antipirético (reduz a temperatura corporal em caso de febre).

Em humanos, o paracetamol é tóxico em doses que excedem as máximas recomendadas e é especialmente prejudicial para o fígado, o principal órgão responsável por neutralizar os agentes tóxicos provenientes do medicamento para que possamos eliminá-los posteriormente. O consumo elevado e frequente de paracetamol em humanos pode causar danos irreversíveis ao fígado.

Pode dar paracetamol para cachorro?

O paracetamol é um medicamento muito comum nas caixinhas de medicamentos de todos os lares. Pode ser comprado sem receita médica e geralmente não causa efeitos colaterais. É usado como analgésico para aliviar dor leve a moderada e como antipirético para reduzir a febre.

Talvez essa facilidade de aquisição e uso nos faça esquecer que se trata de um medicamento e, como tal, terá uma série de efeitos colaterais que, em cães, serão mais graves do que em humanos. Além disso, como mencionamos, não é metabolizado da mesma forma em todas as espécies, e nos cães pode causar danos ao fígado, levando ao quadro clínico que veremos na seguir.

Então, pode dar paracetamol para cachorro? Sim, mas de forma totalmente controlada e mas nunca sem consultar o nosso veterinário, uma vez que a dose e o tempo de administração devem ser determinados por ele. De qualquer forma, atualmente temos alternativas medicamentosas com resultados melhores em cães e menos riscos para sua saúde.

Destacamos que o paracetamol pode oferecer diversos riscos ao pet se for dado de maneira incorreta sendo, inclusive, um dos medicamentos letais para gatos e faz parte até mesmo da lista de remédios proibidos para cachorros.

Intoxicação em cachorros por paracetamol

Pelas razões expostas anteriormente, é importante enfatizar que o veterinário será o único profissional responsável por prescrever a medicação para o nosso animal de estimação. Como mencionamos, somente ele decidirá se nossos cães podem tomar paracetamol. Se medicarmos nosso cão com paracetamol por conta própria, corremos o risco de intoxicá-lo, o que pode ter consequências fatais. Os sintomas que podem ser observados em um cão intoxicado por paracetamol são os seguintes:

  • Vômitos;
  • Fraqueza;
  • Dor abdominal;
  • Salivação excessiva;
  • Falta de apetite;
  • Depressão;
  • Dificuldade respiratória.

Se observarmos esses sintomas e tivermos dado paracetamol ao nosso cão ou suspeitarmos que ele possa tê-lo ingerido acidentalmente, devemos procurar um veterinário, informando-o sobre o que foi ingerido. O maior problema do paracetamol em cães é o dano ao fígado. Também pode ocorrer hemólise, um processo que envolve a rápida quebra dos glóbulos vermelhos. A bile e a hemoglobina resultantes dessa quebra se acumulam no organismo, causando uma coloração amarelada nas membranas mucosas (icterícia) e a excreção de urina marrom devido ao seu conteúdo de hemoglobina.

Dependendo das circunstâncias, o veterinário determinará o tratamento mais adequado, que pode incluir indução do vômito, administração de fluidoterapia ou até mesmo uma transfusão de sangue. Nos casos mais graves, o cão pode falecer. Isso deve ser o bastante para nos fazer refletir sobre a importância de nunca medicar nosso cão por conta própria.

Pode dar paracetamol para cachorro? - Intoxicação em cachorros por paracetamol

Precauções com os medicamentos

Vimos que os cães só podem tomar paracetamol sob controle veterinário, então, para evitar acidentes que podem ter consequências fatais, devemos observar as seguintes precauções:

  • Nunca medicar o nosso cachorro sem prescrição veterinária;
  • Sempre manter os medicamentos fora do alcance dos nossos cães;
  • Quando precisarmos medicá-los, devemos fazê-lo sempre seguindo rigorosamente as instruções do médico veterinário, em termos de dose e duração do tratamento;
  • Se suspeitarmos que nosso cão tenha ingerido uma quantidade elevada de paracetamol ou se nós mesmos tivermos administrado o medicamento, devemos levá-lo ao veterinário imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar paracetamol para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode dar paracetamol para cachorro?