Partilhar

Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 23 agosto 2019
Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns

O ouriço pigmeu africano, também conhecido como hedgehog, é a variedade desta espécie que tem ganho mais popularidade nos últimos anos como pet, devido ao seu pequeno tamanho e o seu aspecto atrativo. Estes pequenos mamíferos têm hábitos noturnos e são capazes de percorrer grandes distâncias em relação ao seu pequeno tamanho, todos os dias, por isso devem ter espaço para se exercitarem.

Embora seja relativamente fácil cuidar destes animais, eles são muito vulneráveis a contrair doenças tal como todos os outros animais. Por esse motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo sobre as doenças mais comuns do ouriço pigmeu africano.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos coelhos

Pele seca

Os problemas de pele são muito comuns nos hedgehogs. Pode existir queda de alguns espinhos, descamação, zonas de vermelhidão e crostas nas orelhas e endurecimento da pele nessa zona.

Existem várias causas, desde a presença de parasitas na pele até problemas nutricionais. Para combater esta situação é necessário ir ao veterinário e descobrir qual é a origem do problema. É possível que ele recomende algum tratamento oral ou até a hidratação das zonas afetadas com alguns óleos naturais ou pomadas.

Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns - Pele seca

Fungos e parasitas

Tal como acontece com gatos e cachorros, o ouriço é hospede de diversos carrapatos, ácaros e fungos na pele dele. Como sabemos, os carrapatos se alimentam do sangue dos animais podendo causar anemia no seu ouriço pigmeu, para além de poderem transmitir outras doenças ao pet.

Os ácaros podem provocar sarna, o que provoca queda de espinhos, prurido e pontos negros que se observam na pele. Para além disso, fazem ninhos em móveis e almofadas, infetando toda a casa. Os fungos podem ser perigosos se o hedgehog estiver doente e débil e se propagam facilmente.

O médico veterinário lhe indicará quais os tratamentos tópicos, ou outros que achar mais indicados, para acabar com estes invasores chatos, assim como os passos a seguir para higienizar a sua casa. Se recomenda que limpe a fundo a jaula, comedores, camas e brinquedos do ouriço.

Diarreia e constipação intestinal

Estes são os problemas gastrointestinais mais comuns deste pequeno mamífero. A diarreia costuma ser causada por uma mudança brusca da alimentação ou por falta de água, enquanto que a constipação intestinal é causada muitas vezes pelo estresse, chegando a ser mortal nos ouriços mais jovens se não for detetada a tempo.

Se você notar qualquer mudança na defecação do seu hedgehog, deve consultar um especialista rapidamente. Nunca mude repentinamente o alimento do seu ouriço, ele deve ser acostumado desde pequeno a uma dieta variada e você deve mudar a água todos os dias. Evite situações que o deixem nervoso, como manipular ele demasiado ou expô-lo a ruídos fortes. É muito importante ter sempre os cuidados básicos que permitem o seu animal viver feliz e saudável!

Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns - Diarreia e constipação intestinal

Obesidade e anorexia

O ouriço pigmeu africano tem tendência a aumentar de peso rapidamente se for sobrealimentado e não fizer exercício físico diariamente, pois na natureza estes pequenos animais caminham grandes distâncias para conseguir alimento. Este excesso de peso pode originar lipidose hepática e problemas de pele, porque a umidade fica presa nas pregas dele.

É recomendado que controle as porções da comida dele e deixe ele andar no jardim diariamente debaixo de sua supervisão, ou saia com ele ao parque. Uma roda para hamster, adequada ao tamanho dele, pode ser uma boa opção para o tempo que você está ausente.

No outro extremo temos a anorexia, que também é comum nos hedgehogs. Caracterizada por rejeição da comida, tendo várias causas possíveis como dores na boca, problemas digestivos e lipidose hepática. Descobrir o motivo da anorexia é essencial para saber como a tratar, mas é necessário atuar rápido para que o animal coma novamente, podendo ser necessário fazer alimentação forçada.

Doenças respiratórias

Resfriados, pneumonias e rinites se encontram entre as doenças do sistema respiratório que atacam com maior frequência o ouriço pigmeu africano. Podem aparecer mucos, calafrios, perda de apetite e consequentemente de peso, espirros, entre outros. Se o hedgehog apresentar estes sintomas deve ser examinado por um veterinário para descartar um simples resfriado e confirmar que não se trata de algo mais grave, como uma pneumonia.

Os fatores que desencadeiam as doenças respiratórias costumam ser temperaturas demasiado baixas, sendo o ouriço altamente sensível, ambiente com muito pó e sujo (que pode também originar conjuntivite) e inclusive deficiências nutricionais, pois as defesas do mamífero ficam mais baixas, tornando-o vulnerável ao vírus.

Pode acontecer que, durante os passeios no jardim, o ouriço ingira lesmas e se contagie por parasitas pulmonares, que podem originar tosse, dispneia e eventualmente a morte se não se atuar a tempo.

Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns - Doenças respiratórias

Problemas dentários

A saúde dentária do ouriço é crucial, não só para evitar o desconforto do animal, mas também porque os problemas dentários podem trazer outros problemas, como a anorexia e suas respetivas consequências.

Uma boca sã se traduz numa gengiva de cor rosada e dentes brancos, sendo qualquer outra tonalidade um sinal de um possível problema. A periodontite é a doença mais frequente, podendo provocar a queda dos dentes.

A melhor maneira de evitar problemas como este é cuidar a alimentação do seu ouriço. Uma alimentação ideal, que conserva o bom estado da dentadura e a saúde geral do seu animal, deve ser variada, incluindo comida crua e macia com alimentos secos. Mesmo assim, vigie que não fiquem restos entre os dentes e consulte o seu veterinário para verificar a possibilidade de implementar uma rotina para escovar os dentes se ele achar necessário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
tatiane muller
meu ouriço não come a dias. só quer dormir.
gostaria de saber se isso seria o ibernar dele,ou se pode estar doente?!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiane! Ele pode estar doente, é importante você visite um médico veterinário de animais exóticos que o examine.

Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns
1 de 4
Ouriço pigmeu africano - Doenças mais comuns

Voltar ao topo da página