Curiosidades do mundo animal

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 7 novembro 2016
Os 7 animais marinhos mais raros do mundo

O mar, infinito e enigmático, está cheio de mistérios e a maior parte deles, ainda não foram descobertos. Nas profundezas do oceano, não só existe escuridão e barcos antigos afundados, também existe vida.

Existem centenas de criaturas que vivem debaixo da superfície, algumas espetaculares e coloridas, outra no entanto, estão dotadas de características estranhas e formas muito peculiares.

Estes animais são tão interessantes que no Perito Animal queremos falar sobre eles. Continue lendo este artigo e descubra quais são os animais marinhos mais raros do mundo.

Também lhe pode interessar: Os animais mais raros do mundo

Índice

  1. O engolidor-negro
  2. Cymothoa exigua
  3. Stargazer do norte
  4. Tubarão tapete
  5. Tubarão-cobra
  6. Peixe-bolha
  7. Polvo-dumbo

1. O engolidor-negro

Este peixe também é conhecido como "o grande-engolidor", isto porque tem uma capacidade extraordinária para engolir por completo a sua presa. O seu estômago alonga-se o suficiente para que possam caber. Vive em águas profundas e pode engolir qualquer criatura, desde que meça no máximo até duas vezes o seu tamanho e dez vezes a sua massa. Não se deixe enganar pelo seu tamanho, porque embora seja pequeno, este é considerado um dos peixes mais temíveis do oceano.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 1. O engolidor-negro

2. Cymothoa exigua

Cymothoa exigua, também conhecido como "peixe comedor de língua" é um animal muito estranho que adora viver dentro da boca de outro peixe. É um piolho parasita que trabalha arduamente para atrofiar, desintegrar e destruir, completamente, a língua do seu hospedeiro. Sim, esta é uma criatura realmente digna de investigação, que em vez de artrópode, sempre quis ser uma língua.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 2. Cymothoa exigua

3. Stargazer do norte

O Stargazer parece uma escultura de areia na praia. Esta criatura enterra-se na areia enquanto espera pacientemente o momento para emboscar a sua presa. Adoram os peixes pequenos, caranguejos e crustáceos. Os Stargazer do norte tem um órgão na cabeça que pode lançar uma carga elétrica que desorienta e confunde as suas presas e que, além disso, os ajuda a se defenderem dos predadores.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 3. Stargazer do norte

4. Tubarão tapete

Sem dúvida, é um dos tubarões mais raros do mundo. Fisicamente não é tão temível como os seus irmãos. No entanto, não devemos desvalorizar o seu corpo achatado, uma vez que esta espécie de tubarão é igualmente um predador e bom caçador como os seus outros familiares. Há que reconhecer que a sua habilidade para se mimetizar com o meio ambiente é uma grande vantagem para eles e uma excelente estratégia.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 4. Tubarão tapete

5. Tubarão-cobra

Falando em tubarões, temos o tubarão-cobra, também conhecido como tubarão-enguia, totalmente diferente do tubarão-tapeta mas igualmente único e raro. Não é de estranhar que este exemplar, extremamente antigo, habite as profundezas do oceano atlântico e pacífico . Embora seja um tubarão, a forma de comer as suas presas é igual à de algumas serpentes: dobram o seu corpo e lançam-se em frente enquanto engolem toda a sua vítima.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 5. Tubarão-cobra

6. Peixe-bolha

A forma do Psychrolutes marcidus é realmente estranha e diferente à dos outros peixes do oceano. Isto acontece porque habita as águas profundas fora da Austrália e Nova Zelândia a profundidades de mais de 1.200 metros, onde a pressão é várias dezenas de vezes maior que à superfície e como resultado faz com o que o seu corpo seja uma massa gelatinosa. É fascinante ver como as condições do cada ambiente condicionam as criaturas que vivem nele.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 6. Peixe-bolha

7. Polvo-dumbo

O polvo-dumbo recebe este nome graças ao famoso elefante animado. Apesar de não ser aterrador como os seus outros companheiros da lista, é um dos animais marinhos mais raros do mundo. É um animal pequeno que mede até 20 cm e que pertence a um subgênero de polvos que gostam da vida na escuridão, flutuando entre os 3.000 e os 5.000 m de profundidade. Foram vistos em lugares como as Filipinas, Papua, Nova Zelândia e Austrália.

Os 7 animais marinhos mais raros do mundo - 7. Polvo-dumbo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 7 animais marinhos mais raros do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Os 7 animais marinhos mais raros do mundo