Os animais mais raros do mundo

Os animais mais raros do mundo

A natureza é maravilhosa e nunca deixa de nos surpreender com animais estranhos recém-descobertos e suas características ou comportamentos incomuns. Eles podem ser aves, répteis, anfíbios, mamíferos, insetos ou a enorme (e desconhecida) quantidade de vida marinha que habita os mares e oceanos.

Portanto, a lista que mostraremos hoje está condenada a ser efêmera, pois constantemente novas espécies são descobertas e incorporadas à lista dos animais mais raros do mundo. Outra triste realidade é que, devido à ameaça, alguns animais se tornarão os mais raros do mundo devido ao seu pequeno número. Continue lendo para descobrir neste artigo do PeritoAnimal 30 nomes de animais mais raros do mundo com fotos e exemplos.

Musaranho-elefante (Macroscelidea)

Atualmente existem 16 espécies de musaranho-elefante. Além de possuírem uma espécie de tromba, esses musaranhos são os maiores do planeta, com indivíduos que podem pesar até 700 gramas. Embora tenham uma semelhança óbvia com os musaranhos, os musaranhos-elefantes são maiores. Seus olhos são grandes e redondos.

Eles são encontrados apenas na África e se alimentam principalmente de insetos. Embora os musaranhos-elefantes não estejam ameaçados, três de suas espécies foram classificadas como espécies em perigo de extinção:

  • Musaranho-elefante de tromba dourada
  • Musaranho-elefante de Peters
  • Elephantulus revoili

Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)

O rinoceronte-de-Sumatra é a menor espécie entre os mamíferos perissodáctilos, pesando entre 600 e 800 kg (enquanto os outros rinocerontes chegam a quase 3.000 kg). Algumas das características mais destacadas desses animais raros são a presença de incisivos em rinocerontes adultos e a camada de pelos avermelhados que cobre seus corpos e que eles perdem quando envelhecem. Vale ressaltar que este raro rinoceronte é endêmico de Sumatra e tem sido perseguido por seus valiosos chifres ao longo dos anos.

O rinoceronte está em extinção? Descubra a resposta neste post do ExpertoAnimal que recomendamos.

Macaco-de-nariz-empinado-birmanês (Rhinopithecus strykeri)

O macaco-de-nariz-empinado-birmanês, também chamado de macaco-sem-nariz-de-Mianmar, é um dos animais mais raros do mundo, pois, como um de deus nomes indica, aparentemente não possui nariz. Acredita-se que existam apenas cerca de 100 exemplares vivos deste estranho primata asiático, nativo do norte de Mianmar. Uma curiosidade sobre esse animal raro de nariz chato é que ele espirra muito quando chove, devido à ausência de pele ao redor do nariz. Devido à perda de seu habitat e à caça, esse macaco está ameaçado de extinção.

Descubra mais sobre os tipos de macacos e seus nomes aqui.

Aie-Aie (Daubentonia madagascariensis)

Assim como o animal raro anterior, o aie-aie é um primata, embora neste caso esteja relacionado aos lêmures de origem malgaxe. É o único aie-aie vivo em seu gênero Daubentonia, família Daubentonidae e infraordem Chiromyformes. Não é apenas um dos animais raros que existem, mas também um dos animais com nomes estranhos.

Sua aparência é caracterizada por pelos longos em todo o corpo, o que inicialmente fez com que fosse considerado um esquilo. Geralmente mede cerca de 40 centímetros, pesa no máximo 2 quilos e pode viver cerca de 23 anos aproximadamente. O que mais chama a atenção em sua aparência são suas mãos e unhas perturbadoras, que parecem saídas de uma obra de ficção científica, e suas orelhas enormes.

Aqui você pode consultar mais sobre os Animais de Madagascar que também podem chamar sua atenção.

Peixe-bruxa (myxini)

As águas marinhas ao redor do mundo são uma fonte constante de novas espécies descobertas a cada dia, assim como extinções. O peixe-bruxa, também conhecido como mixino, é um peixe agnato que se alimenta de forma necrófaga e é um predador.

Este peixe cego perturbador se agarra às suas presas, perfura-as e, em seguida, começa a devorá-las por dentro. É um peixe que pode atingir até um metro e meio de comprimento e, embora todos os exemplares tenham ovários e testículos ao mesmo tempo, eles não são hermafroditas. Além de ser um animal estranho, é um dos animais raros de nossa lista.

Deixamos mais informações sobre os Animais predadores: significado, tipos e exemplos neste post do PeritoAnimal que recomendamos.

Vaquita-marinha (Phocoena sinus)

A vaquita-marinha é uma das seis espécies de marsopas que, em 2017, perdeu 67% de toda a sua população. Em 2018, estimava-se que restavam menos de 20 exemplares vivos, e atualmente está em perigo de extinção. É o menor golfinho que existe e também é um predador não seletivo.

Uma curiosidade sobre esses animais raros é que eles usam sons agudos para se comunicar, ou seja, praticam a ecolocalização para se moverem. Eles geralmente evitam se aproximar de barcos e geralmente nadam sozinhos, a menos que estejam acompanhados de seus filhotes.

Axolote (Ambystoma mexicanum)

Caracterizado por sua cor rosa, o axolote é um anfíbio nativo do México e encontrado em Xochimilco. Uma das curiosidades mais marcantes do axolote é que ele é uma espécie de animal raro que não completa sua metamorfose, permanecendo na fase larval mesmo quando atinge a idade adulta.

Trata-se de um animal raro que pode medir até 30 centímetros de comprimento, embora normalmente tenha metade desse tamanho (15 cm). Atualmente, está em estado crítico de conservação, pois no México ele tradicionalmente tem sido consumido como alimento.

Neste artigo, você pode descobrir mais sobre os tipos de axolotes.

Cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex)

No mundo das aves também existem novas descobertas e espécies à beira da extinção. Este animal raro é uma grande ave que habita o leste tropical do continente africano. Trata-se da única espécie viva da família Balaenicipitidae. É um dos animais mais raros do mundo, pois pode medir até 1 metro e 40 centímetros de altura e pesar até 7 quilos. Seu nome vem do seu bico enorme e longo.

Se você quiser saber mais sobre a cegonha-bico-de-sapato: características, habitat, alimentação e reprodução, leia este artigo.

Íbis-eremita (Geronticus eremita)

Esta variedade de íbis está altamente ameaçada e existem apenas 200 exemplares no mundo, o que a coloca em grave perigo de extinção. De fato, só é encontrada no Marrocos e em algumas áreas da Síria. Sua alimentação é baseada em invertebrados, escorpiões e besouros.

É uma das aves mais raras do mundo devido à sua plumagem preta e brilhante, além de seu grande tamanho: mede entre 70 e 80 cm e possui uma envergadura de asas de até 135 cm. Tanto a cabeça quanto a garganta não possuem penas. Uma curiosidade sobre essa ave rara é que os machos têm mais sucesso em encontrar um parceiro quanto mais longo for o bico.

Confira este outro artigo sobre as Aves em extinção.

Beija-flor-das-honduras (Amazilia luciae)

Também conhecido como colibri-hondurenho, essa ave rara, porém bela, está em perigo crítico de extinção, devido à caça e à desflorestação, que são seus principais desafios para sobreviver. Sua cor varia de acordo com a luz que incide sobre seu corpo, mas geralmente apresenta tons de verde e azul contrastando com algumas áreas mais escuras.

Trata-se de uma ave rara endêmica de Honduras, que habita florestas secas e arbustos, sejam tropicais ou subtropicais. Como curiosidade, quando são atacadas, elas se reúnem em bandos para escapar de seus predadores.

Cangrejo-yeti (Kiwa hirsuta)

A fauna marinha invertebrada está repleta de espécies de animais estranhos e raros. Recentemente, foi descoberto um caranguejo nas proximidades da Ilha de Páscoa que não possui olhos e vive em torno de fontes hidrotermais a 2.200 metros de profundidade. Ele tem cerca de 15 cm de comprimento e uma das coisas que mais chama a atenção nesse animal raro é a quantidade de pelos ao redor de suas pinças. Sua alimentação é baseada em algas, pequenos camarões e bactérias.

Lula-verme (Teuthidodrilus samae)

A uma profundidade próxima de 3.000 metros, no Mar de Celebes, foi descoberta essa estranha espécie de animal desconhecida pela ciência. Sua alimentação é baseada em plâncton e ele habita as regiões das Filipinas e Indonésia. Possui 25 "patas" ou remos de cada lado de seu corpo alongado, que mede cerca de 9 cm. Além disso, também possui tentáculos em sua cabeça, o que lhe confere uma aparência semelhante à de um polvo.

Uma das maiores curiosidades sobre esse animal raro é que quando jovens eles são transparentes, enquanto quando crescem ficam marrom e gelatinosos.

Rana sevosa (Lithobates sevosus)

As águas de rios, lagos e pântanos também abrigam uma infinidade de espécies estranhas, incluindo a rã escura do Mississippi, um anfíbio anuro que está em perigo crítico de extinção. Uma curiosidade sobre esse animal raro é que as fêmeas são maiores que os machos, que geralmente medem entre 56 e 105 centímetros. Vale ressaltar que as maiores ameaças para esse animal são duas doenças fúngicas.

Sanguessuga Tyrannobdella rex

Seu nome científico, na verdade, significa "sanguessuga rainha tirana", e foi descoberta na Amazônia peruana em 2010, sendo catalogada como um dos animais mais raros do mundo. Uma curiosidade sobre esse animal é que ele gosta de habitar as fossas nasais humanas. Apesar de não ultrapassar os 5 cm de comprimento, trata-se de uma sanguessuga grande.

Se você ficou curioso, aqui está um artigo sobre os animais que se alimentam de sangue, para que você possa obter mais informações sobre o assunto.

Tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa (Pelodiscus sinensis)

Existem algumas espécies de animais que em breve estarão extintas se não ocorrer um verdadeiro milagre. Um exemplo disso são os pouquíssimos exemplares em cativeiro deste animal raro: a estranha e curiosa tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa. Ela tem uma aparência semelhante à tartaruga-de-pescoço-de-porco e é endêmica da China.

Em vez de ter um casco duro com placas, essa tartaruga é coberta por uma pele coriácea com uma aba macia e ligeiramente arredondada. Ela habita as profundezas de lagos e rios e usa seu focinho longo e fino para poder respirar adequadamente. Embora a maioria das tartarugas seja pacífica, a tartaruga chinesa de casco mole tem um comportamento agressivo e costuma se esconder na areia para capturar suas presas.

Tartaruga angonoka (Geochelone yniphora)

A tartaruga angonoka é uma tartaruga terrestre endêmica de Madagascar. Ela é considerada uma das espécies de animais mais raras do mundo e está em perigo crítico de extinção. Geralmente habita florestas secas e uma das características mais marcantes dessa rara espécie é o seu casco curvado para cima, projetando o corpo para a frente. Existe dimorfismo sexual nessa espécie, pois os machos são maiores que as fêmeas e podem medir cerca de 35 cm.

Se você deseja saber mais sobre o dimorfismo sexual, incluindo definição, curiosidades e exemplos, consulte este artigo que recomendamos.

Hirola (Beatragus hunteri)

Também conhecido como antílope-de-hunter ou damalisco-de-hunter, este mamífero artiodáctilo atualmente possui apenas de 500 a 1000 exemplares, estando, portanto, em perigo crítico de extinção. Podemos encontrá-lo na fronteira entre Quênia e Somália e, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, se ele for extinto, estaríamos falando da primeira extinção de mamíferos na África durante a história moderna humana.

Trata-se de um daqueles animais raros e bonitos, sendo um antílope de tamanho médio com uma coloração entre marrom e vermelho. Eles têm uma cauda de cor branca e chifres extremamente longos. Conforme cresce e se torna adulto, sua pelagem escurece.

Urso d-água (Tardigrada)

As chamadas ursos-d'água, Tardigrada, são animais minúsculos (mais de 1.000 subespécies de diferentes tamanhos) que não ultrapassam meio milímetro de tamanho. No entanto, não é essa característica que os distingue da imensa maioria da fauna terrestre e os torna um dos animais mais raros do mundo.

Esses animais diminutos e estranhos são capazes de suportar e sobreviver a uma série de circunstâncias diversas que aniquilariam qualquer outra espécie, tornando-os a espécie mais resistente do mundo. A seguir, enumeraremos algumas de suas características prodigiosas:

  • Pressão: são capazes de sobreviver a 6000 atmosferas de pressão. Ou seja, 6000 vezes mais do que a pressão existente na superfície do nosso planeta.
  • Temperatura: são capazes de reviver após serem congelados a -200ºC, ou suportar temperaturas positivas de até 150ºC. No Japão, realizaram um experimento no qual reviveram exemplares de Tardigrada após 30 anos de congelamento.
  • Água: podem sobreviver por até 10 anos sem água. Sua umidade habitual é de 85%, podendo reduzi-la para 3%.
  • Radiação: são capazes de resistir a radiações 150 vezes superiores às que matariam um ser humano.

Esses animais prodigiosos são conhecidos desde 1773. Eles vivem nas superfícies úmidas de samambaias, musgos e líquens.

Uacari (Cacajao)

Os uacaris, ou guacarís, são primatas que fazem parte da fauna das Américas e são considerados um dos animais mais raros do mundo. Uma das características mais marcantes desses animais raros são os incisivos inferiores projetados, além da ausência de pelo em suas cabeças. Algo que também chama bastante a atenção é que, por não terem quase gordura no rosto, sua pele está praticamente aderida ao crânio.

Eles são capazes de dar saltos de até 6 metros de altura e geralmente se agrupam em conjuntos de até 100 indivíduos. Sua alimentação é baseada em frutas frescas, brotos e folhas, além de frutos vermelhos.

Gazela-girafa (Litocranius walleri)

A gazela-girafa é um dos animais mais raros do mundo, encontrado em áreas áridas como Quênia ou Etiópia. A característica mais marcante desse animal é o seu pescoço proeminente e longo, que lembra o de uma girafa. Esse traço facilita sua alimentação, já que ele pode alcançar facilmente seu alimento, mas também o torna muito visível para os predadores.

Outros dos animais mais raros do mundo

A seguir, vamos enumerar outros animais mais raros do mundo que talvez você também não conheça:

  • Morcego Yoda
  • Morcego de Orelhas de Funil Cubano
  • Morcego de Fruta de Nariz de Porco
  • Gorila das Terras Baixas Ocidentais
  • Rata Arbórea de Santa Marta
  • Wombat do Norte
  • Binturong ou Gatos-da-Palmira
  • Ilia Pika
  • Raposa de Darwin
  • Furão-de-Patas-Negras

E os animais selvagens, eles podem ser domesticados? Algum dos animais mais raros do planeta pode ser adestrado para se tornar bicho de estimação? Saiba mais neste vídeo do Perito Animal:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais raros do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. ASIAN TURTLE TRADE WORKING GROUP. Rafetus Swinhoei. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/39621/97401328> Acesso em: 22 de junho de 2023.
  2. NATIONAL GEOGRAPHIC. Peixe raro com "mãos" é visto na Tasmânia. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2018/01/peixe-raro-com-maos-e-visto-na-tasmania> AAcesso em: 22 de junho de 2023.