Curiosidades do mundo animal

Animais que se alimentam de sangue

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 13 outubro 2020
Animais que se alimentam de sangue
Imagem: Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

No mundo animal, existem espécies que se alimentam de diversos tipos de matéria: herbívoros, carnívoros e onívoros são os mais comuns, mas também existem espécies que, por exemplo, só se alimentam de frutas ou de carniça, e até mesmo algumas que buscam seus nutrientes nos excrementos de outros animais!

Entre todos estes, existem alguns animais que gostam de sangue, inclusive humano! Se você quiser conhecê-los, não pode perder este artigo do PeritoAnimal sobre animais que se alimentam de sangue. Confira uma lista com 12 exemplos e nomes.

Índice

  1. Como são chamados os animais que se alimentam de sangue
  2. Animais que se alimentam de sangue
  3. Insetos que se alimentam de sangue humano

Como são chamados os animais que se alimentam de sangue

Os animais que se alimentam de sangue são chamados de animais hematófagos. A maioria deles são parasitas dos animais dos quais se alimentam, mas não todos. Essas espécies são vetores de doenças, pois transmitem bactérias e vírus encontrados no sangue de suas vítimas de um animal para outro.

Ao contrário do que é mostrado no cinema e na televisão, estes bichos não são feras insaciáveis ​​e sedentas por essa substância vital, isso simplesmente representa outro tipo de alimentação.

A seguir, descubra quais são esses animais. Quantos deles você já viu?

Animais que se alimentam de sangue

A seguir, te mostramos alguns animais que têm o sangue como base de sua dieta:

Morcego-vampiro

Fazendo jus à fama que o cinema lhe deu ao relacioná-lo com o Drácula, existe uma espécie de morcego-vampiro que se alimenta de sangue que, por sua vez, apresenta 3 subespécies:

  • Vampiro-comum (Desmodus rotundus): é comum no Chile, México e Argentina, onde prefere viver em áreas com muita vegetação. Apresenta pelagem curta, focinho achatado e pode se mover sobre os 4 membros. Este sugador de sangue se alimenta de gado, cães e, muito raramente, de humanos. O método que ele usa consiste em fazer um pequeno corte na pele de suas vítimas e sugar o sangue que flui por ele.
  • Vampiro-de-perna-peluda (Diphylla ecaudata): apresenta um corpo castanho nas costas e cinzento no abdômen. Ele prefere viver nas florestas e cavernas dos Estados Unidos, Brasil e Venezuela. Alimenta-se principalmente do sangue de aves, como galinhas.
  • Vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi): habita áreas arborizadas no México, Venezuela e Trindade e Tobago. Tem uma pelagem castanha clara ou canela com as pontas das asas brancas. Ele não suga o sangue de sua presa subindo em seu corpo, mas se pendura nos galhos das árvores até alcançá-las. Alimenta-se do sangue de aves e gado; além disso, pode transmitir raiva.

Animais que se alimentam de sangue - Animais que se alimentam de sangue

Lampreia

A lampreia é um tipo de peixe muito semelhante à enguia, cujas espécies pertencem a duas classes, Hyperoartia e Petromyzonti. Seu corpo é longo, flexível e sem escamas. Sua boca conta com ventosas que usa para aderir à pele de suas vítimas, e depois ferir com seus dentes a área da pele de onde irão extrair o sangue.

Inclusive, é dessa maneira descrita que a a lampreia pode viajar pelo mar presa ao corpo de sua vítima sem ser notada até que tenha saciado sua fome. Suas presas variam, desde tubarões e peixes até alguns mamíferos.

Animais que se alimentam de sangue -

Sanguessuga medicinal

A sanguessuga medicinal (Hirudo medicinalis) é um anelídeo encontrado em rios e riachos de todo o continente europeu. Mede até 30 centímetros e adere à pele de suas vítimas com a ventosa que é sua boca, dentro da qual possui dentes capazes de penetrar na carne para iniciar o sangramento.

Antigamente, as sanguessugas eram utilizadas para sangrar pacientes como método terapêutico, mas hoje sua eficácia é questionada, principalmente pelo risco de transmissão de doenças e de alguns parasitas.

Animais que se alimentam de sangue -

Tentilhão-vampiro

O tentilhão-vampiro (Geospiza difficilis septentrionalis) é um pássaro endêmico da ilha de Galápagos. As fêmeas são marrons e os machos são pretos.

Esta espécie se alimenta de sementes, néctar, ovos e alguns insetos, mas também bebe o sangue de outras aves, especialmente do atobá-de-Nazca e do atobá-de-pés-azuis. O método que usa é fazer um pequeno corte com o bico para que o sangue saia e, assim, bebê-lo.

Animais que se alimentam de sangue -
Imagem: Montagem com reprodução/galapagosislands.com

Candiru

O candiru ou peixe-vampiro (Vandellia cirrhosa) é parente do bagre e habita o rio Amazonas. Alcança até 20 centímetros de comprimento e seu corpo é quase transparente, o que o torna quase indetectável nas águas do rio.

A espécie é temida pelas populações da Amazônia, pois tem um meio de alimentação bastante violento: entra pelos orifícios de suas vítimas, inclusive os genitais, e atravessa o corpo para se alojar e se alimentar do sangue ali. Embora não esteja provado que já afetou algum ser humano, há um mito de que pode fazê-lo.

Animais que se alimentam de sangue -
Imagem: Montagem com reprodução/Culturamix

Insetos que se alimentam de sangue humano

Quando se trata de espécies que se alimentam de sangue, os insetos são os que mais se destacam, especialmente aqueles que sugam o sangue humano. Aqui estão alguns deles:

Mosquito

Os mosquitos ou pernilongos fazem parte da família de insetos Culicidae, que inclui 40 gêneros com 3.500 espécies diferentes. Medem apenas 15 milímetros, voam e se reproduzem em áreas com depósitos de água, tornando-se pragas muito perigosas em regiões tropicais úmidas, já que transmitem a dengue e outras enfermidades. Os machos da espécie se alimentam de seiva e néctar, mas as fêmeas bebem o sangue de mamíferos, incluindo humanos.

Carrapatos

Os carrapatos pertencem ao gênero Ixodoidea, no qual estão inclusos diversos gêneros e espécies. São os maiores ácaros do mundo, se alimentam do sangue dos mamíferos, incluindo o ser humano, e transmitem perigosas doenças, como a doença de Lyme. Já fizemos um artigo sobre remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente, confira!

O carrapato não é apenas perigoso pelas doenças que transmite e porque pode se tornar uma praga ao infestar uma casa, mas também porque o ferimento que faz para sugar o sangue pode infeccionar se o inseto for arrancado da pele de forma incorreta.

Chato

O chato (Phthirus pubis) é um inseto que parasita pelos e cabelos humanos. Mede apenas 3 milímetros e seu corpo é amarelado. Embora seja mais conhecido por infectar os órgãos genitais, também pode ser encontrado no cabelo, nas axilas e nas sobrancelhas.

Alimentam-se de sangue várias vezes ao dia, o que provoca coceira na área que invadem, sendo este o sintoma mais notório da infestação.

Mosquito-palha

O mosquito-palha ou flebotomíneo (Phlebotomus papatasi) é um inseto parecido com o mosquito, e pode ser encontrado principalmente na Europa. Mede 3 milímetros, tem uma cor quase transparente ou muito clara e seu corpo possui vilosidades. Vive em locais úmidos e os machos se alimentam de néctar e outras substâncias, mas as fêmeas sugam sangue quando estão em fase de reprodução.

Pulga

Sob o nome de pulga se incluem os insetos da ordem Siphonaptera, com cerca de 2.000 espécies diferentes. Eles podem ser encontrados em todo o mundo, mas prosperam principalmente em climas quentes.

A pulga não só se alimenta do sangue de sua presa, mas também se reproduz rapidamente, infestando seu hospedeiro. Além disso, transmite doenças, como o tifo.

Sarcoptes scabiei

O Sarcoptes scabiei é responsável pelo aparecimento de escabiose ou sarna em mamíferos, incluindo humanos. É um parasita muito pequeno, tem entre 250 e 400 micrômetros, que entra na pele do hospedeiro para se alimentar de sangue e "cavar" túneis que permitem que ele se reproduza antes de morrer.

Percevejo-de-cama

O percevejo-de-cama (Cimex lectularius) é um inseto que costuma viver em casas, pois se aloja em camas, travesseiros e outros tecidos onde possa ficar perto de suas presas à noite.

Medem apenas 5 milímetros de comprimento, mas têm uma cor marrom avermelhada, então é possível vê-los se prestarmos bastante atenção. Alimentam-se do sangue de animais de sangue quente, incluindo humanos, e deixam marcas de suas picadas na pele.

Quais destes insetos que se alimentam de sangue você já viu?

Animais que se alimentam de sangue - Insetos que se alimentam de sangue humano
Imagem: Mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que se alimentam de sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)
Imagem: Montagem com reprodução/galapagosislands.com
Imagem: Montagem com reprodução/Culturamix
Imagem: Mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus)
1 de 7
Animais que se alimentam de sangue