Partilhar

Os 5 animais mais perigosos do mundo

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Os 5 animais mais perigosos do mundo

O reino animal é surpreendente e muito amplo, uma vez que o ser humano atualmente ainda não descobriu todas as espécies de animais que existem, de fato, isto implicaria um grande investimento econômico para a ciência, e ainda assim, nada garante que a ampla biodiversidade do planeta pudesse ser descoberta na sua totalidade.

Alguns animais são considerados por nós como os nossos melhores amigos, esse seria o caso dos gatos e dos cachorros, por outro lado alguns são admirados pela sua beleza selvagem como é o caso dos lobos, por exemplo.

No entanto, neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe aqueles animais que jamais desejaria ter no seu caminho, os animais mais perigosos do mundo. Em seguida mostramos-lhe 5 espécies que simplesmente são letais!

Também lhe pode interessar: Os 5 animais marinhos mais perigosos do mundo

1. Taipan da costa

Pensava que a mamba negra era a serpente mais venenosa do mundo? Sem sombra de dúvidas encontra-se entre os primeiros lugares desse ranking, no entanto, a serpente mais venenosa do mundo é a taipan da costa, conhecida com o nome científico de Oxyuranus scutellatus.

Esta serpente é originária da Austrália e deve precisamente o seu nome ao lugar de Taipan. Trata-se de uma serpente diurna que é especialmente ativa durante a manhã e que caça usando uma visão muito desenvolvida.

Existe um antídoto para o veneno neurotóxico desta serpente, no entanto, o mesmo pode causar a morte de um ser humano em questão de minutos. Um último dado para ter uma ideia da letalidade desta serpente: a quantidade de veneno que liberta em uma única mordida seria suficiente para acabar com a vida de 10 homens.

2. Viúva-negra

É conhecida com o nome científico de latrodectus e a verdade é que este aracnídeo está na lista dos animais mais perigosos do mundo e é uma classificação mais que justa, tendo em conta que apesar do seu pequeno tamanho, uma picada desta aranha é 15 vezes mais tóxica que de uma cascavel. Esta aranha é uma das mais venenosas do Brasil.

Existem várias espécies de viúva-negra e isso causa uma distribuição mundial muito ampla. O veneno que contém é neurotóxico e apesar de ser verdade que raramente chega a causar a morte, as pessoas imunodeprimidas, as crianças e os idosos podem ter sintomas muito severos, de fato, referem-se aos mesmo como se se tratasse de um infarto de coração.

Conheça também a aranha de Sydney, considerada uma das mais venenosas do mundo.

3. Rã dardo venenosa dourada

Conhecida cientificamente como a espécie Phyllobates terribilis, esta rã chama a atenção à primeira vista pelas suas cores vistosas, podendo apresentar em cor verde menta, amarelo ou laranja.

Obviamente não se trata de uma das rã que podemos ter como pets, uma vez que a sua pele está impregnada com um potente veneno, concretamente uma neurotoxina, ou seja, que afeta o sistema nervoso e por isso todo o organismo. Mas até que ponto esta rã é venenosa? Então, cada rã produz veneno suficiente para matar 10 homens.

4. Mosquito Anopheles

Quem poderia pensar que um simples mosquito estaria incluído no ranking dos animais mais perigosos do mundo? Obviamente não estamos falando de um mosquito qualquer, e sim do mosquito Anopheles fêmea.

O perigo deste mosquito é que atua como vetor da malária ou paludismo, uma doença que a cada ano causa a morte de entre 700.000 a 2.700.000 pessoas.

Quando uma fêmea do mosquito Anopheles é portadora de malária e pica alguém, os parasitas responsáveis por esta doença infiltram-se no ser humano através da saliva do mosquito, atravessando rapidamente a corrente sanguínea até chegar ao fígado, onde se multiplicam.

5. Enguia elétrica ou Poraquê

O Poraquê é conhecido cientificamente como o nome de Electrophorus electricus e caracteriza-se por ser capaz de emitir descargas elétricas de até 850 volts graças a um grupo de células especializadas que lhes permitem este tipo de ataque.

As descargas elétricas são muito intensas mas muito curtas, isto leva-nos à seguinte pergunta, um Poraquê pode matar alguém? A resposta é sim, embora o mecanismo usado vá além de uma simples descarga elétrica.

Este animal poderia matar alguém que depois de uma ou várias descargas ficasse incapacitado e se pudesse afogar, embora habitem águas pouco profundas. Outro possível mecanismo seriam as descargas elétricas consecutivas que poderiam originar uma paragem cardíaca.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 5 animais mais perigosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Os 5 animais mais perigosos do mundo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 5 animais mais perigosos do mundo
1 de 6
Os 5 animais mais perigosos do mundo