Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o elefante

 
Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 18 setembro 2023
Curiosidades sobre o elefante

Os elefantes são os maiores mamíferos do planeta que vivem sobre a crosta terrestre. Eles só são superados em peso e tamanho por alguns dos gigantescos mamíferos marinhos que habitam os oceanos.

Existem duas espécies de elefantes: o elefante africano e o asiático, com algumas subespécies que habitam diferentes habitats. Entre as curiosidades sobre os elefantes mais interessantes é que eles são conhecidos por serem animais que trazem boa sorte.

Continue lendo o PeritoAnimal e conheça mais sobre as curiosidades sobre o elefante que vão te interessar e surpreender, sejam relacionadas à alimentação, às suas atividades diárias ou seus hábitos de sono.

Também lhe pode interessar: Memória de elefante é boa mesmo?

Índice

  1. Tipos de elefantes que habitam o mundo
  2. Elefante-da-floresta
  3. Elefantes asiáticos
  4. Curiosidades físicas dos elefantes
  5. Curiosidades sociais dos elefantes
  6. A memória de elefante
  7. O must e a previsão sísmica

Tipos de elefantes que habitam o mundo

Para começar, vamos explicar sobre os três tipos de elefantes que existem no planeta Terra e, em seguida, sobre as curiosidades e elementos peculiares que alguns deles apresentam.

Elefante-da-savana

Na África existem duas espécies de elefante: o elefante-da-savana, Loxodonta africana, e o elefante-da-floresta, Loxodonta cyclotis.

O elefante-da-savana é maior do que o da floresta. Há exemplares que medem até 7 metros de comprimento e 4 metros na cernelha, chegando a pesar 7 toneladas. Os elefantes na natureza vivem cerca de 50 anos, e morrem quando seus últimos dentes se desgastam e não conseguem mastigar mais a comida. Por esse motivo, os elefantes em cativeiro podem viver por muito mais tempo, pois recebem mais atenção e cura de seus cuidadores.

A disposição das unhas em suas patas é a seguinte: 4 nas dianteiras e 3 nas traseiras. O elefante-da-savana é uma espécie ameaçada. Suas maiores ameaças são os caçadores furtivos que buscam o marfim de suas presas e também a urbanização de seus territórios.

Curiosidades sobre o elefante - Tipos de elefantes que habitam o mundo

Elefante-da-floresta

O elefante-da-floresta é menor que o da savana, normalmente não excede 2,5 metros de altura até a cernelha. A disposição das unhas nas patas é semelhante à dos elefantes asiáticos: 5 nas patas dianteiras e 4 nas traseira.

Esta espécie de probóscide habita as selvas e as florestas equatoriais, se escondendo em sua espessa vegetação. Esses elefantes têm um precioso marfim rosa que os torna muito vulneráveis à caça pelos caçadores sem coração que os perseguem. O comércio de marfim é proibido internacionalmente há anos, mas o comércio ilegal continua e representa uma grande ameaça a espécie.

Curiosidades sobre o elefante - Elefante-da-floresta

Elefantes asiáticos

Existem quatro subespécies de elefante asiático: o elefante-do-ceilão, Elephas maximus maximus; o elefante-indiano, Elephas maximus indicus; o elefante-de-Sumatra, Elephas maximus sumatrensis; e o elefante-pigmeu-de-bornéu, Elephas maximus borneensis.

As diferenças morfológicas entre os elefantes asiáticos e os africanos são notáveis. Os elefantes asiáticos são menores: entre 4 a 5 metros, e 3,5 metros até a cernelha. Suas orelhas são visivelmente menores e na coluna ele tem uma leve corcunda. As presas são menores e as fêmeas não possuem presas.

Os elefantes asiáticos estão em sério risco de extinção. Embora existam muitos deles domesticados, com o fato de que em estado cativo eles quase nunca se reproduzem e que o avanço da agricultura reduz seu habitat natural, sua existência está seriamente ameaçada.

Curiosidades sobre o elefante - Elefantes asiáticos

Curiosidades físicas dos elefantes

Continuando nossa lista sobre as curiosidades do elefante, você deve saber que as orelhas dos elefantes são órgãos grandes e muito irrigados vascularmente, que garantem uma termorregulação eficaz. Dessa forma, suas orelhas os ajudam a dissipar o calor do corpo ou você nunca notou como eles se abanam com as orelhas para se arejar?

A tromba é outro órgão distinto de elefantes, que serve para múltiplas funções: tomar banho, pegar comida e levar até a boca, arrancar árvores e arbustos, limpar os olhos ou jogar terra sobre as costas para se desparasitar. Além disso, a tromba tem mais de 100 músculos diferentes, não é incrível?

As patas dos elefantes são muito particulares e se assemelham a colunas fortes que sustentam a massa gigantesca de seu corpo. Os elefantes caminham a uma velocidade de 4-6 km/h, mas se estiverem irritados ou fugindo, eles podem se deslocar a mais de 40 km/h. Além disso, é curioso mencionar que, apesar de terem quatro patas, seu enorme peso não lhes permite saltar.

Curiosidades sobre o elefante - Curiosidades físicas dos elefantes

Curiosidades sociais dos elefantes

Os elefantes vivem em manadas de fêmeas aparentadas entre si e suas crias. Os elefantes machos deixam a manada quando chegam à adolescência e vivem em grupos isolados ou solitárias. Os adultos se aproximam das manadas quando percebem fêmeas no cio.

Outra das melhores curiosidades sobre o elefante é o fato de a fêmea idosa ser a matriarca que leva a manada a novas fontes de água e novos pastos. Os elefantes adultos consomem cerca de 200 kg de folhas diariamente, por isso precisam se mover continuamente em busca de áreas com novos alimentos disponíveis.

Os elefantes usam diferentes sons para se comunicar ou expressar seu humor. Para se chamarem à distância, utilizam infrassons não audíveis pelo ser humano.

Através das plantas de suas patas, eles sentem as vibrações do infrassom antes de ouvi-las com os ouvidos (o som viaja mais rápido pelo solo do que pelo ar). A diferença de tempo entre captar as vibrações e ouvir o som permite calcular a direção e a distância da chamada com muita precisão.

Curiosidades sobre o elefante - Curiosidades sociais dos elefantes

A memória de elefante

O cérebro dos elefantes pesa 5 kg e é o maior entre os seres terrestres. Nele, a área destinada à memória cobre uma grande parte. Por esse motivo, os elefantes têm uma ótima memória. Além disso, os elefantes são capazes de expressar diversos sentimentos como alegria e tristeza.

Existe um caso famoso que surpreendeu a todos pela capacidade de memória do elefante. Em uma reportagem na televisão em que relatavam a incorporação de uma fêmea de elefante ao zoológico de uma cidade. Em um determinado momento, o microfone usado pelo jornalista foi acoplado, emitindo um sinal sonoro irritante muito próximo da elefante. Ela ficou assustada e, enfurecida, começou a perseguir o locutor, que teve que se atirar na fossa que circundava o perímetro cercado da instalação para fugir do perigo.

Anos depois, a equipe de televisão cobriu outra notícia naquele recinto. Por alguns segundos, o apresentador ficou ao lado de algumas barras que formavam uma porta lateral da instalação dos elefantes, avistando à distância a fêmea com a qual o locutor teve o problema.

Surpreendentemente, a elefanta pegou uma pedra do chão com a tromba e, em um movimento rápido, a jogou com grande força contra a equipe de televisão, errando por milímetros o corpo do locutor. Esta é uma amostra da memória, neste caso rancorosa, que os elefantes possuem.

O must e a previsão sísmica

O must é uma estranha loucura eventual que os elefantes asiáticos machos podem sofrer ciclicamente. Durante esses períodos, eles se tornam muito perigosos, atacando qualquer coisa ou pessoa que se aproxime deles. Os elefantes "domesticados" precisam permanecer acorrentados por uma perna a uma enorme árvore durante todo o tempo que durar o must. É uma prática terrível e estressante para eles.

Os elefantes, assim como outras espécies animais, são sensíveis a catástrofes naturais, podendo intuí-las com antecedência.

No ano de 2004, houve um caso extraordinário na Tailândia. Durante uma excursão turística, os elefantes empregados começaram a chorar e, com as trombas, começaram a pegar os turistas surpresos, depositando-os nos grandes cestos de seus lombos. Depois disso, eles fugiram para as terras altas, salvando os humanos do terrível tsunami que devastou toda a área durante o Natal.

Isso prova que, apesar de o ser humano ter submetido esse belo e enorme animal, ele conseguiu ajudá-lo em determinados momentos da história.

Para saber mais uma curiosidade do elefante confira nosso artigo sobre quanto tempo dura a gestação de um elefante.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o elefante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Vídeos relacionados com Curiosidades sobre o elefante

1 de 3
Vídeos relacionados com Curiosidades sobre o elefante
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Curiosidades sobre o elefante