O que um cão sente quando os donos saem de casa?

O que um cão sente quando os donos saem de casa?

Deixar o cachorro sozinho em casa é um momento um pouco triste para qualquer dono. Por vezes, apesar de sairmos por pouco tempo, ficamos pensando como estará, o que estará fazendo ou se estará sentindo a nossa falta.

Mas deve saber que o seu cachorro também pensa em você durante este tempo. Pois afinal você é o melhor amigo dele, por isso seria normal estar pensando no humano dele.

O que um cão sente quando os donos saem de casa? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que passa pela cabeça do seu amigo de quatro patas quando está fora de casa.

1. Ficam tristes

Os cachorros são capazes de se lembrarem dos diferentes hábitos que você tem no dia a dia, quando você pega nas chaves sabem que vai dar um passeios e se abrir o armário sabem que vai comer. Por esse motivo, antes de se ir embora, eles já sabem que vai embora. Eles conhecem-no na perfeição.

Quando você sai de casa, é inevitável sentirem-se tristes, pois eles não gostam de estar sozinhos. São animais sociais e gostam de compartilhar todos os momentos da sua vida com quem eles amam.

2. Dormem

Se antes de sair de casa você tiver dedicado ao seu cachorro um bom tempo com uma boa dose de exercício, é provável que ele adormeça sem perceber que você não está ali.

Geralmente os cachorros descansam quando a casa está tranquila, mas é inevitável que perante qualquer barulho acordem. Abrir uma bolsa de plástico, movimentar-se pela casa ou o cheiro de comida saborosa são algumas das coisas que despertam rapidamente o sono do seu cachorro.

Por isso, a maioria deles aproveitam o fato de você não estar em casa para descansar sem interrupções. E se pode ser no sofá ou na sua cama, melhor ainda!

3. Ficam aborrecidos e fazem travessuras

Quando já tiver descansado o suficiente, os cachorros começam a ficar aborrecidos de ainda não ter voltado pois ficam com vontade de o ver. Nesta altura começam a ficam nervosos de estarem em casa sozinhos e sem nada para fazer.

Neste ponto, os cachorros que sofrem de ansiedade por separação podem começar a fazer as suas travessuras: chorar, ladrar, morder objetos e inclusive urinar. É muito importante não repreender um cão que sofre deste problema, deve oferecer-lhe brinquedos e acessórios para se puder distrair. Também pode pensar em adotar um companheiro peludo para o seu melhor amigo.

Os cachorros que não passam por este problema jogam simplesmente um pouco com os brinquedos deles, dão uma volta, bebem água,... Tentam se entreter com o que podem ou continuam descansando.

4. Ficam perto da porta, na varanda ou olham pela janela

Quando já dormiram, descansaram, já fizeram das suas e já não têm nada para fazer, ficam esperando e tentam ver se você está quase a chegar a casa. É habitual que os cachorros tentem olhar pela janela a ver se você regressa a casa o quanto antes.

Por este motivo é muito importante ter em conta as medidas de segurança da sua casa. Não se esqueça que o cachorro tem uma inteligência comparável a uma criança pequena, pois ele pode cair da varanda na tentativa de caçar um pombo, por exemplo.

Mas o lugar preferido para ele esperar por você é, sem dúvida, à porta. Assim estará perto para lhe dar as boas-vindas quando voltar de forma exagerada.

5. Ficam loucos com a sua chegada

Ficarem sozinhos é algo bastante chato para o seu cão, mas pode ter algo bom: o fato de você voltar para junto dele. Comprovar dia após dia que você volta sempre para ele é uma demonstração de amor que o seu cachorro reconhece e espera com muita vontade. Fica muito feliz sempre que vê que você abra de novo a porta e o saúda com muito carinho.

Os cachorros ficam muito entusiasmos sempre que alguém abre a porta, quem não viu já o seu pet a dar voltas e voltas, a pular para cima de você e inclusive a urinar de emoção? O seu cachorro gosta de você e quer passar muito tempo do seu lado!

Nunca se esqueça de que você tem amigos e uma vida social fora de casa, mas ele apenas o tem a si, por isso lembre-se sempre dele e não passe demasiado tempo longe do seu melhor amigo, ele precisa de você!

E você, sabe o que os cachorros sentem quando ficam sozinhos?

Muitas pessoas têm a tentação de deixar uma câmera de vídeo ligada para ver o que os cachorros fazem quando você sai de casa, pois isto é uma grande incógnita para qualquer melhor amigo de um cachorro. Se você sabe o que o seu cachorro faz quando sai de casa, deixe um comentário e partilhe tudo conosco!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que um cão sente quando os donos saem de casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.