Partilhar

Melhorar o canto do canário

Vanessa Lopes - Redatora do PeritoAnimal
Melhorar o canto do canário

O canário é o animal de estimação perfeito para todas aquelas pessoas que gostam das melodias desta maravilhosa ave em casa. Alegram a convivência, têm cores preciosas e são muito sociáveis e agradecidos com seus donos.

Cada canário é singular, único e tem uma personalidade própria. Tudo isso se traduz em que cada exemplar de canário vai cantar e compor diferentes canções para seus espetadores.

Se o seu canário canta pouco e quer tirar o máximo potencial dele, deve seguir algumas dicas como as que lhe explicamos de seguida neste artigo de PeritoAnimal sobre como melhorar o canto do canário.

Também lhe pode interessar: Fazer um canário cantar em 5 passos

Começar desde cedo

Os canários aprendem a cantar desde que são pintainhos e, a sua grande memória permite-lhes lembrar, ainda que sendo separados dos seus progenitores desde cedo, as notas e estilos musicais.

Se o que procura é um canário de concurso será imprescindível educar o seu canário e ensinar-lhe desde a fase de juventude. Para isso, será fundamental ter um canário mestre ou utilizar gravações destes, que pode encontrar disponíveis na internet.

Assim deve ter claro que não vai conseguir mudar o canto do seu canário mas pode melhorá-lo um pouco e inclusive potenciá-lo. Uma vez na etapa adulta, as bases já estão na mente do seu pássaro e será impossível reeducar.

Um canário feliz canta melhor

É importante referir que estas aves precisam de cuidados especiais: devemos identificar se em algum momento estão sofrendo de uma doença, se têm água fresca em abundância, comida, se conseguem mexer-se, etc. O bem-estar do seu canário irá repercutir diretamente no seu canto, na sua saúde e na sua expectativa de vida.

Os cuidados básicos do seu canário devem ser:

  • Ter uma gaiola de tamanho médio
  • Recipiente com comida e outro com água
  • Osso de siba ou cálcio
  • Barrinhas de alimentação extra
  • Fruta e verdura
  • Estar tapado à noite
  • Respeitar os seus horários de descanso

Também é importante saber que se se encontrar acompanhando de uma fêmea irá se distrair com mais facilidade e diminuirá a atividade diária de canto, pois passará longos momentos prestando-lhe atenção. O canário é uma ave que não tem problemas em viver sozinho, embora se não lhe dedicarmos tempo pode ficar consideravelmente deprimido.

Truques para estimular o canto do seu canário

Uma vez que o nosso canário se tenha iniciado no canto, devemos manter alguns hábitos para continuar estimulando o ritmo ativo deste como por exemplo deixar que escute diariamente cantos de outros canários.

  • As frutas e as verduras extra que possamos dar ao nosso canário serão um presente para ele. Se as dermos depois de uma bonita sessão de canto estaremos incentivando positivamente este hábito.
  • Obviamente que uma alimentação adequada do seu canário será fundamental para que este cante corretamente.
  • Refresque-o no verão seja colocando-o em uma piscina pequena ou com um spray. Se optar por usar um spray pode misturar água e um pouco de vinagre de maçã, algo que melhorará o seu pelo e sua saúde.
  • O tamanho da gaiola conta com algumas contradições. Se for muito grande vai entreter-se mais a voar e a saltar e, por essa razão cantará menos, pelo contrário, se for demasiado pequena vai sofrer de ansiedade. Os profissionais da criação de canários recomendam o uso de uma gaiola de tamanho intermédio e dispor de voadeiras para que possam se exercitar em horas concretas do dia.
  • Localize a gaiola em um lugar tranquilo e calmo. Sem correntes de ar e alguns raios de sol será a localização perfeito para que desenvolva esta qualidade tão venerada por nós.
  • Também podemos utilizar os suplementos vitamínicos ou misturas especiais, produtos que por seus componentes ajudam na saúde do canário e a incentivar este hábito.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Melhorar o canto do canário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Melhorar o canto do canário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Melhorar o canto do canário
1 de 4
Melhorar o canto do canário