Linguagem corporal dos gatos

Linguagem corporal dos gatos

Os gatos são animais reservados, não são tão impulsivos nem expressivos como os cachorros, escondem muito bem as suas emoções e ao serem também tão contidos nos seus movimentos elegantes e nos atos que têm conosco, temos que estar atentos para ver o significado de cada ação ou movimento realizado por eles. Além disso, quando estão doentes é difícil para nós descobrir isso, porque escondem-no muito bem.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para que saiba traduzir a linguagem corporal dos gatos.

Regras básicas da linguagem corporal

Embora estejamos falando de gatos, a cauda também é um símbolo de expressão neles e não apenas nos cachorros quando a mexem porque estão excitados quando nos veem ou quando a escondem quando se sentem incomodados. Um gato também usa a cauda para se expressar:

  • Cauda levantada: Símbolo de felicidade
  • Cauda eriçada: Símbolo de medo ou de ataque
  • Cauda baixa: Símbolo de preocupação

Como vê no desenho acima a cauda indica muitos estados emocionais. Além disso, os gatos também mostram as suas emoções com outros movimentos, por exemplo, como todos sabemos eles saúdam-nos e demonstram carinho esfregando-se contra nós. Por outro lado, se querem a nossa atenção ficarão bem visíveis na nossa mesa ou computador, porque se um gato quer ser visto e quer atenção não vai parar porque há um teclado no meio.

Também podemos identificar os seus pequenos beliscões como demonstrações de carinho absoluto e quando se deitam sobre as costas no solo estão nos dando a sua confiança. E não podemos deixar de lado os movimentos do rosto do gato que também nos dão algumas dicas.

O rosto número 1 é o natural, o segundo com as orelhas eretas é uma demonstração de raiva, o terceiro com as orelhas para os lados é agressividade e o quarto com olhos entreabertos é felicidade.

Lendas na linguagem felina

Recentemente a especialista em comportamento animal Nicky Trevorrow publicou através da organização britânica "Cats Protection" um vídeo ensinando o que significam os movimentos dos gatos, dando ênfase especial a tudo aquilo que dávamos como certo e que não é assim.

Entre outras coisas como referimos acima, a cauda levantada em forma vertical é um saúdo e um símbolo de bem-estar que o nosso felino nos mostra e que cerca de 3/4 partes dos 1100 inquiridos desconheciam. Por outro lado, o gato deitar-se de barriga para cima não significa que o gato quer que lhe acaricie a barriga, algo que não gosta e, está apenas dizendo que lhe dá a sua confiança e desfrutará de uma carícia na cabeça. Outros descobrimentos são os que faziam referência ao ronronar que nem sempre expressa felicidade, pois às vezes pode querer significar dor. O mesmo acontece quando o gato lambe a boca, isso nem sempre significa que o gato está com fome, pode querer significar que está estressado. Estes descobrimentos são bastante interessantes para entendermos melhor o nosso felino.

Matriz do estado do gato

Como pode ver na imagem, podemos catalogar o nível de agressividade ou alerta do gato dependendo da sua posição corporal. Na seguinte matriz pode-se ver como a imagem no canto superior direito é a posição de mais alerta que o gato tem e a do canto superior esquerdo é a posição mais relaxada e natural. No outro eixo da matriz temos as posições do gato relacionadas com o medo.

Se o seu gato se comporta de forma estranha e tem uma linguagem corporal anormal, não hesite em contar-nos o seu comportamento embaixo nos comentários.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Linguagem corporal dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.