Linguagem corporal dos gatos

Linguagem corporal dos gatos

A linguagem corporal dos gatos é muito mais complexa do que alguns tutores imaginam. Não devemos olhar apenas para uma postura ou sinal corporal em particular, mas uma combinação de todos eles. Só assim podemos realmente entender o que um felino quer nos transmitir.

Também não devemos tentar comparar a linguagem desta espécie com a de outra, porque, ao contrário dos cães, os gatos tendem a ser muito inibidos em certas emoções, e é até difícil detectar os sinais que indicam que um gato está doente. Da mesma forma, os sinais de ambas as espécies são muito diferentes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre a linguagem corporal dos gatos, explicando o significado das posturas de gatos mais comuns, as principais características de seu humor e muito mais. Boa leitura.

A linguagem corporal dos gatos

Antes de detalhar a linguagem corporal dos gatos, analisando algumas posturas de gatos específicas, vamos rever as posições de certas partes de seu corpo. Os pilares básicos da comunicação dos gatos são as orelhas, a cauda e a cabeça, tanto direcionada para as pessoas como para outros animais:

Cabeça

O rosto do felino e sua posição indicam muito sobre seu estado de espírito. Uma cabeça para baixo pode sugerir medo, submissão ou até mesmo raiva. Por outro lado, quando está levantada ou para frente, indica bem-estar, confiança e até mesmo tolerância ou um convite para receber carinho. Também olharemos para os olhos. Quando estão um pouco fechados, por exemplo, quando fazemos massagens no felino, podemos perceber isso como um sinal de relaxamento, enquanto os olhos abertos podem ser traduzidos como um estado de alerta, curiosidade ou medo.

Cauda

Uma cauda abaixada em gatos deve ser incomum. É um sinal de que ele está amedrontado, zangado ou deprimido. No entanto, uma cauda voltada para cima também não significa apenas felicidade. Quando está rígida e até vibrante, indica excitação e prazer, enquanto que se está arqueada sugere curiosidade, intriga e até insegurança. Obviamente, quando a cauda do gato está arrepiada, é um sinal de raiva ou nervosismo. O movimento também é revelador, pois quando se move lentamente sugere bem-estar, enquanto que quando se move rapidamente devemos saber que o gato está irritado.

Orelhas

As orelhas dos gatos têm 32 músculos e são tremendamente expressivas. Para cima e em constante movimento demonstram que o gato está atento e alerta para tudo o que está acontecendo. Por outro lado, para trás ou para o lado pode sugerir raiva, medo e, em suma, uma posição defensiva ou ofensiva.

Além disso...

Como já mencionamos, devemos analisar estes sinais como um todo quando falamos da linguagem corporal dos gatos. A posição do corpo, como um todo, também dá vários indícios: ele pode estar tenso ou relaxado, esticado ou arqueado. Também avaliaremos o miado dos gatos e seu significado como uma parte importante de sua comunicação com os humanos.

Outro aspecto chave é o comportamento de se esfregar, que pode indicar que ele está nos "marcando", como parte de seu território, deixando feromônios. Entretanto, esfregar a cabeça usando o pescoço e a boca pode indicar uma saudação amigável. Finalmente, não poderíamos esquecer o ronronar, que, embora normalmente associado ao bem-estar, também pode aparecer em felinos doentes que não estão se sentindo bem.

O comportamento dos gatos

Existem certos comportamentos felinos que podemos interpretar mal, especialmente se os compararmos com a linguagem dos cães, ou se realmente não entendermos o que eles significam. Então continuamos falando sobre a linguagem corporal dos gatos a partir do viés comportamental:

  • Gato com a barriga pra cima: pode até mesmo rolar. Traduz-se como um estado de confiança em relação ao tutor, bem como bem-estar e relaxamento. Entretanto, quando o gato fica de barriga pra cima isso não significa um convite para acariciar sua barriga, na verdade, se o fizermos, é muito provável que o gato nos arranhe e nos morda.
  • Gato agachado: se você observá-lo agachado, atento e pronto para começar a correr, você deve ficar alerta: algo está preocupando ou perturbando seu felino.
  • Gato com as patas pra cima: isso geralmente acontece quando você aproxima sua mão de suas patinhas. Depois de levantar suas patas dianteiras, ele se esfrega contra nós. Esta é uma saudação e um sinal de afeto da sua parte.
  • Spray de urina: isto pode ocorrer tanto em machos quanto em fêmeas. Quando o gato urina em pequenas quantidades e como "spray", devemos prestar atenção a diferentes significados: comportamento sexual, estresse ou marcação.

É claro que o comportamento dos gatos variará dependendo da idade, genética, meio ambiente e muitos outros fatores.

Posturas de gatos e significados

Como você deve ter notado, a grande variedade de posições e sinais que um gato pode emitir torna impossível resumir todas as posturas dos gatos, entretanto, preparamos uma imagem com as mais comuns, que te ajudará a entender melhor a linguagem corporal dos gatos:

  1. Amigável: um gato que está feliz e ansioso para interagir com seus tutores ou outros animais mostrará uma postura corporal relaxada, acompanhada de orelhas para frente e erquidas, assim como uma cauda levantada. Os olhos podem estar abertos e, se o gato confiar em nós, ele se esfregará contra nós ou virá para nos cheirar em uma saudação amigável.
  2. Inseguro: Neste caso a postura é geralmente tensa e é acompanhada por uma cauda completamente reta, exceto na ponta, que fica curvada. As orelhas ficam eretas, os olhos bem abertos e, em resumo, podemos ver que o gato está alerta e aguarda nossa reação.
  3. Relaxado: um gato relaxado terá uma postura corporal muito relaxada, será capaz de se esticar e olhar para o lado sem qualquer preocupação. A cauda pode ou não ser levantada, e as orelhas estarão em uma posição normal. Os olhos também podem estar semi-abertos como um sinal de bem-estar.
  4. Incomodado: Um gato incomodado por alguma razão adotará uma postura reta e tensa, acompanhado por uma cauda em constante movimento, semelhante à de uma cobra. O felino está nos alertando e se não o impedirmos, ele pode fugir, morder ou arranhar. Também observaremos os olhos bem abertos e, em alguns casos, as orelhas voltadas para os lados.
  5. Satisfeito: Um gato satisfeito mostrará os mesmos sinais que um gato amigável, ou seja, postura corporal relaxada, orelhas para frente e cauda levantada. Mas, além disso, se ele estiver muito satisfeito, também podemos observar que ele dá miadinhos e que sua cauda vibra.
  6. Irritado: um gato irritado deixará seus tutores ou outros animais que encontra saber que está com raiva. A postura do corpo será visivelmente arqueada e provavelmente acompanhada por orelhas em forma de galo para o lado e uma cauda visivelmente snifante. Pode cheirar e até miar de uma forma ameaçadora.
  7. Assustado: Um gato passa de irritado a assustado quando os sinais que utilizou não ajudaram ou ele não pode fugir do conflito. A postura e os sinais tornam-se muito mais evidentes, incluindo o miar severo, ele bufa inclusive a boca aberta. Um gato assustado é suscetível de atacar.
  8. Brincalhão: Um gato brincalhão usará muitas partes de seu corpo para se comunicar, buscando atenção. Pode mordiscar ou arranhar como sinal de brincadeira, mas saberemos disso porque não há outros sinais de desconforto óbvio. Observaremos os ouvidos para frente, olhos abertos e outros sinais que indicam que o felino está procurando motivação para brincar.

Vídeo sobre a linguagem corporal dos gatos

Agora que você aprendeu mais sobre a linguagem corporal dos gatos, não perca o vídeo a seguir no qual continuamos falando sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Linguagem corporal dos gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Turner, D. C., Bateson, P., & Bateson, P. P. G. (Eds.). (2000). The domestic cat: the biology of its behaviour. Cambridge University Press.
  • Cat communication. 07/05/2019, de CATS Protection. Disponível em: <https://www.cats.org.uk/>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.