É ruim não deixar sair o seu gato para a rua?

É ruim não deixar sair o seu gato para a rua?

Um gato precisa sair para passear? O que acontece se não deixar o gato sair? Os gatos são por natureza bastante independentes, curiosos e amantes das novas aventuras. Muitas pessoas pensam que os gatos precisam de ambientes abertos e liberdade para serem felizes e manter o seu instinto selvagem, mas há muitos tutores de felinos que não se sentem cômodos ou sentem medo de permitir que eles saiam para a rua.

Deixar um gato sair pode ser benéfico para a sua saúde física e emocional, mas ao mesmo tempo, é importante fazê-lo com precaução e estar atento a possíveis complicações que isso possa implicar.

Se se estiver perguntando se é ruim não deixar sair o seu gato para a rua, a resposta está no equilíbrio. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos ensinar a chegar a esse ponto em que o seu gato se encontre feliz e você possa estar tranquilo.

Benefícios de deixar sair o seu gato para a rua

Não, um gato não precisa sair para passear como acontece com os cachorros. Mas muitos sentem, sim, essa necessidade. Para os felinos domésticos, escapar de casa uma vez por dia, oferecer-lhes estímulos naturais positivos, tanto que lhes pode parecer um autêntico parque de diversões. Além disso, ajuda-os a estar de bom humor: árvores para trepar, ramos para brincar, ratos e insetos para perseguir e a luz do sol para sentir o calor e ter uma sesta reparadora depois da aventura.

Os gatos que podem sair à rua podem ter a liberdade de fazer as suas necessidades em outros lugares com um aspeto e sensação mais natural, reduzindo ou eliminando assim a necessidade dos seus tutores de limpar a caixa de areia e comprar areia com tanta frequência.

Diz-se que os gatos domésticos não têm a extrema necessidade de sair à rua e que, um gato de casa não tem que se converter em um pet preguiçoso e obeso como o gato "Garfield", mais ainda se cuidar dele e lhe proporcionar uma boa e interessante vida dentro do calor de casa.

No entanto, não podemos negar que os gatos gostam de sair e andar livres como o vento sem responder a ninguém. Eles podem se beneficiar dessa atividade física e da distração que quiserem. Se é a favor de que os gatos sejam donos da sua própria liberdade, que possam sair e entrar quando quiserem de casa e quer dar esse benefício ao seu felino, é importante que primeiro tome certas precauções que depois o irão proteger quando se encontrar sozinho no "mundo selvagem":

  • Certifique-se de levar o seu felino ao veterinário para revisar o seu estado de saúde e o calendário de vacinação para gatos.
  • Se o vai deixar sair é muito importante que esterilize ou castre o seu felino. Os gatos que andam livremente pelo exterior e que não receberam esta atenção contribuem para a criação não desejada de pets, dos quais a grande maioria, acabam vagueando pelas ruas abandonados.
  • Coloque no seu gato um arnês ou coleira com uma etiqueta de identificação que tenha os seus dados de contato.
  • Se cortou por completo as unhas do seu gato (algo que muitos donos fazem mas que não é nada saudável para o felino) não deveria deixá-lo sair fora de casa, uma vez que não terá a capacidade suficiente para se defender de outros animais.
  • Coloque-lhe um microchip. Muitos gatos saem em busca de aventuras mas se perdem na tentativa e depois não encontram o caminho para casa. O microchip vai permitir encontrá-lo e identificá-lo.

Desvantagens de deixar o gato sair para a rua

Todas as decisões que você tomar em relação ao seu pet terão um efeito importante na sua vida, seja a curto ou a longo prazo. Deixá-lo sair quando quiser poderá influenciar diretamente na sua expectativa de vida. Por isso, sempre é válido conversar com um veterinário antes de permitir tal comportamento.

Os gatos que fazem vida no exterior têm uma esperança de vida mais curta que os gatos que vivem cômodos na segurança de casa porque correm o risco de contrair doenças e de sofrer acidentes como brigas como outros animais, roubos, atropelos e podem até ser envenenados por pessoas que não gostam muito de gatos.

Muitos gatos que vivem na rua podem ser portadores de doenças que depois podem transmitir ao seu pet. Algumas podem ser graves ou até mortais, sem esquecer as que podem contrair devido a alimentos podres e agentes no meio exterior. Entre elas podemos mencionar:

  • Aids felina
  • Leucemia felina
  • Cinomose felina
  • Peritonite infecciosa felina
  • Pulgas e carrapatos
  • Lombrigas intestinais
  • Infecções por fungos

É melhor deixar o gato sair de casa ou não?

Bom, como você viu, os tutores não precisam passear com os gatos na rua, a não ser que eles queiram e se sintam confortáveis com isso. E para que não corram riscos, antes de tomar tal decisão, verifique a região antes. Há cachorros agressivos por perto? Há muitos gatos de rua? Há animais doentes? Locais perigosos com objetos cortantes?

Uma outra opção é passear com o gato com guia. A prática tem se tornado cada vez mais comum e, assim, vemos uma maneira mais controlada de permitir que o gato vá para a rua.

E agora que você já sabe que nenhum tutor tem que levar o gato para passear, apesar disso poder ser positivo para ele, neste outro artigo, também falamos das vantagens e desvatangens de passear com um felino fora de casa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a É ruim não deixar sair o seu gato para a rua?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.