Prevenção

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

O ser humano sempre esteve vinculado ao reino animal, por isso não devemos estranhar que precisamente agora, onde a maior parte da população habita em núcleos urbanos, se esteja diversificando muitíssimo o mundo dos animais de estimação.

Isto é muito positivo e apesar de os animais de estimação por excelência serem os cães e gatos, estes nem sempre se adaptam às características individuais de todas as pessoas, assim sendo, cada vez são mais os que escolhem pets menos convencionais, como furões, porquinhos vietnamitas, serpentes ou tartarugas.

Se está pensando em acolher uma tartaruga ou se já partilhar o seu lar com uma delas, este artigo do PeritoAnimal é para si, uma vez que lhe mostramos as doenças mais comuns em tartarugas.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns em cachorros

Índice

  1. Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga
  2. Infecções respiratórias
  3. Diarreia e constipação
  4. Problemas oculares
  5. Piramidismo
  6. Lesões e carapaça nas patas

Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga

Tal como acontece conosco e com muitos animais, quando o organismo de uma tartaruga não se encontra saudável, isso manisfesta-se através de vários sinais, aos quais devemos estar atentos. Os principais sinais são:

  • Inchaço dos olhos;
  • Tosse ou espirros;
  • Alterações de apetite;
  • Mudanças de comportamento;
  • Diarreia.
Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga

Infecções respiratórias

As mudanças de temperatura bruscas, que podem ser provocadas por um mau ajuste da temperatura da água ou por correntes de ar, são a principal causa que faz com que a tartaruga acabe contraindo um infecção respiratória, porque tal como acontece conosco, são susceptíveis aos resfriados.

Os sintomas que observamos neste caso são os seguintes:

  • Respiração com a boca aberta;
  • Mucosidade e secreções nasais;
  • Perda de apetite;
  • Debilidade e letargia.

É prioritário ter atenção aos cuidados das tartarugas de água como, aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunitário, se dentro de uns dias não observar melhoras deve recorrer imediatamente ao veterinário para evitar que o resfriado acabe desencadeando uma pneumonia.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Infecções respiratórias

Diarreia e constipação

Ambos os transtornos do trânsito intestinal são causados por uma má alimentação. No caso das diarreias, esta costuma acontecer devido a um caso de alimentação excessiva, a um excesso de fruta e verdura ou à ingestão de um alimento em mau estado. Se a condição se trara de constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora este transtorno também possa aparecer se o aquária for muito pequeno.

Para tratar a constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções na alimentação correspondentes, você pode oferecer à sua tartaruga um banho de água morna que cubra a parte de baixo da sua carapaça.

Para tratar e prevenir a diarreia é importante manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga. Além disso, devemos diminuir a quantidade de água na alimentação até se observar que o trânsito intestinal tenha voltado ao normal.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Diarreia e constipação

Problemas oculares

As tartarugas são muito susceptíveis a doenças oculares e podemos avistá-las de forma muito fácil se observarmos os olhos fechados e inchados na tartaruga, além da falta de apetite.

A causa costuma ser um déficit de vitamina A ou a água suja. Como primeiro tratamento devemos proceder a uma limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vez ao dia.

Se não verificar uma melhoria deve recorrer ao veterinário para que este decida se é necessário um tratamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.

Descubra quais são as diferenças entre tartarugas de água e da terra nesse artigo do PeritoAnimal.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Problemas oculares

Piramidismo

O piramidismo afeta as tartarugas e terra e trata-se de um transtorno que se percebe muito facilmente através da carapaça, uma vez que a carapaça engrossa e eleva-se, nos casos mais graves, pode chegar a ser um problema muito severo para as tartarugas.

Esta doença relaciona-se diretamente com uma má alimentação, embora a falta de umidade e exposição solar assim como as doenças endócrinas também possam causar piramidismo.

Apesar de o piramidismo não ter tratamento, a avaliação precoce será muito importante para reduzir esta doença e melhorar a qualidade de vida da tartaruga.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Piramidismo

Lesões e carapaça nas patas

Por último mencionamos estas lesões, que sem serem uma patologia, são comuns nas tartarugas e devem ser tratadas atempadamente, caso contrário, podem aparecer complicações graves. As tartarugas podem magoar-se em quedas, arranharem-se ou morderem-se umas às outras, caso convivam outros répteis herbívoros.

Se a tartaruga apresenta um pequeno arranhão, bastará limpar a região afetada com água e sabão neutro, para posteriormente desinfectar com uma solução de iodo dissolvida em água. Por outro lado, se a ferida é profunda, é imprescindível recorrer ao veterinário com a maior urgência possível.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Lesões e carapaça nas patas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
93 comentários
A sua avaliação:
Adriana
Tenho tartaruga tigre d'água, ela tem as vezes um desespero se fecha e demora oara sair do casco. Fiz exames não deu nada. Não sei mais o que fazer
A sua avaliação:
Rosana Maria Pavanello
Minha tartaruga jaboti comeu minhas plantas (Tinhorão) Ela estava comendo todos os dias e não está mais se alimentando da comida do dia a dia Hoje está com muita diarréia O que posso dar pra ela comer até melhorar Me ajuda estou muito preocupada Ela já tem quase 25 anos
A sua avaliação:
Eduardo
A minha tata ta tao tristinha, não abre os olhos e nada de vez enquando
Não parece ter nenhuma doença
É normal? Ou devo me preucupa
Ela era tão animada
A sua avaliação:
Renata
Minha cachorra mordeu a minha tartaruga , fez furos na parte de baixo do casco em alguns até sangrou, saiu uma secreção meio sangnolenta pelo nariz, mas nem pouco. Ela esta diferente, comeu pouco, não está ficando na água e fica meio erguida, acho q para não encostar a parte machucada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Renata. Recomendamos que você consulte um veterinário o quanto antes para saber como a tartaruga está. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
João
minha tartaruga n abre a boca pra comer e nem morder porque e oque eu faço eu é normal?
A sua avaliação:
Vi
Minha tartaruga bebê ela cuspiu uma coisinha vermelha, vcs sabem bem oq é?
A sua avaliação:
Minha tartaruga não quer comer e quando coloco a comida perto dela ela fecha os olhos
Me ajudem
A sua avaliação:
Flavia
Meu jabuti ficou cega dos dois olhos devido um acidente ...ela anda normal mais não come faz 2 meses o que fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Flavia. Você precisa levá-lo a um veterinário urgentemente. Sem se alimentar ele morrerá em breve.
A sua avaliação:
Karolina
Minha tartaruga está com bolhas transparentes nas patas traseiras, o que poderia ser ?
Paulo
Pode ser ictos um tipo de bactéria que vem da água, não é muito grave se tratar logo, indico o produto da alcon -ictos só pingar o volume correto pela quantidade de água que já já somem ( msm assim se ela estiver sem comer e com atividades bem reduzidas leve no veterinário)
A sua avaliação:
Giordana
Meu cagado esta mole sem andar esta comendo bem mais ta muito mole
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Giordana. Tudo bem? Você consegue levá-lo até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
Lucas
Conseguiu resolver o problema? Encontrei a minha há uma semana toda molenga, você virava ela e a gravidade puxava todos os membros e pescoço. Me desesperei, achei que tivesse morta, encontrei uma veterinária. Infelizmente evoluiu para uma pneumonia e ela não resistiu.
Sandra
Olá boa noite gostava de saber como posso saber se é uma tartaruga ou cagado obrigado
A sua avaliação:
Vanessa
Acabei de achar uma tartaruga marinha no meu portão ... O que eu faço? Qual o alimentação ? Deixa ela só na água ??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vanessa. Tudo bem? Você deve ligar o mais rápido possível para o Projeto TAMAR: https://www.tamar.org.br/. Em relação à alimentação da tartaruga, temos este artigo que pode ser útil: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-das-tartarugas-de-agua-21353.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Elisângela Albertina Albino
Minha tartaruga tigre estava trancada no aquário com a cabeça dentro da água não sei por quanto tempo e ágora não sei se ela está morta o q fazer nesse caso.
joão
pq n tinha aberto o aquario ela deve estar com falta de ar as tartarugas presisam respirar, talvez ja esteja morta
A sua avaliação:
Andreia
minha tigre dagua amanheceu toda inchada, parte frontal e traseira. Nao consegue por a cabeça pra dentro do casco e mal consegue andar... o que poderia ser?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Andreia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vanessa costa
Oie a minha está assim também, você levou ela no médico o que eles disseram?
A sua avaliação:
MARCIA APARECIDA DOS SANTOS
A minha piranha quando faz xixi sai um xixi grande e sabendo.o que será isso. É macho. Obrigada
A sua avaliação:
Ágatha
Meu filhote de jabuti está com as patas em algumas partes sem escamas. Não sei se é por causa do crescimento, ou se é doença. Quem souber o que é me fala aqui por favor.
A sua avaliação:
luisa c. oliveira silva
porque largam tanta pele no aquario? e normal?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Júlia
Estou desesperada minha tartaruga tigre d'água estar com o rabo muito inchado e hoje eu vi saindo um coisa preta muito grande e ela ficou toda encolhida depois entrou pra dentro denovo ,até chorei de desespero alguém pode me dizer o que pode ser ? Nunca vo foi a primeira vez depois que entrou ela voltou a ficar normal mas estou muito preocupada .obg
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Fernanda Ferreira Aquino
Oi! Tá acontecendo a mesma coisa com a minha, você levou a sua ao veterinário? Ela conseguiu colocar pra fora depois? Estou preocupada. Se puder me dar um norte. Obrigada desde já!
Gustavo
Esse negócio preto é o órgão sexual das tartarugas, isso quer dizer que sua tartaruga é um macho, então não tem nenhum problema não kkk
A sua avaliação:
ALICE
Minha tartaruga não está comendo é não está abrindo os olhos o que fazer?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lucas
Você poderia dar banho em permanganato de potássio, 30 minutos por dia
A sua avaliação:
Isabela
Minha jabuti está com umas bolinhas de água saindo do olho, como lágrimas só que meio espumando, o que pode ser ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabela! Sem um exame físico, não podemos te ajudar. Recomendamos que você consulte o seu veterinário o mais rápido possível, ele pode fazer os exames pertinentes para fazer um diagnóstico e recomendar um tratamento adequado.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
Giovani
Olá Isabela, minha jabuti está passando pela mesma coisa, você descobriu o que causa isso ? Ela melhorou ?
A sua avaliação:
Ana Carolina
A minha tartaruga tigre d’agua está com o casco descascando, porém o casco “novo” dela é preto, isso é normal?
1 de 7
Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra