Partilhar

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 25 julho 2016
Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

O ser humano sempre esteve vinculado ao reino animal, por isso não devemos estranhar que precisamente agora, onde a maior parte da população habita em núcleos urbanos, se esteja diversificando muitíssimo o mundo dos animais de estimação.

Isto é muito positivo e apesar de os animais de estimação por excelência serem os cães e gatos, estes nem sempre se adaptam às características individuais de todas as pessoas, assim sendo, cada vez são mais os que escolhem pets menos convencionais, como furões, porquinhos vietnamitas, serpentes ou tartarugas.

Se está pensando em acolher uma tartaruga ou se já partilhar o seu lar com uma delas, este artigo do Perito Animal é para si, uma vez que lhe mostramos as doenças mais comuns em tartarugas.

Também lhe pode interessar: Alimentação das tartarugas de terra

Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga

Tal como acontece conosco e com muitos animais, quando o organismo de uma tartaruga não se encontra saudável, isso manisfesta-se através de vários sinais, aos quais devemos estar atentos. Os principais sinais são:

  • Inchaço dos olhos
  • Tosse ou espirros
  • Alterações de apetite
  • Mudanças de comportamento
  • Diarreia
Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga

Infecções respiratórias

As mudanças de temperatura bruscas, que podem ser provocadas por um mau ajuste da temperatura da água ou por correntes de ar, são a principal causa que faz com que a tartaruga acabe contraindo um infecção respiratória, porque tal como acontece conosco, são susceptíveis aos resfriados.

Os sintomas que observamos neste caso são os seguintes:

  • Respiração com a boca aberta
  • Mucosidade e secreções nasais
  • Perda de apetite
  • Debilidade e letargia

É prioritário aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunitário, se dentro de uns dias não observar melhoras deve recorrer imediatamente ao veterinário para evitar que o resfriado acabe desencadeando uma pneumonia.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Infecções respiratórias

Diarreia e constipação

Ambos os transtornos do trânsito intestinal são causados por uma má alimentação. No caso das diarreias, esta costuma acontecer devido a um caso de alimentação excessiva, a um excesso de fruta e verdura ou à ingestão de um alimento em mau estado. Se a condição se trara de constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora este transtorno também possa aparecer se o aquária for muito pequeno.

Para tratar a constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções dietéticas correspondentes, podemo oferecer à nossa tartaruga um banho de água morna que cubra a parte de baixo da sua carapaça.

Para tratar e prevenir a diarreia é importante manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga. Além disso, devemos diminuir a quantidade de água na alimentação até se observar que o trânsito intestinal tenha voltado ao normal.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Diarreia e constipação

Problemas oculares

As tartarugas são muito susceptíveis a doenças oculares e podemos avistá-las de forma muito fácil se observarmos os olhos fechados e inchados na tartaruga, além da falta de apetite.

A causa costuma ser um déficit de vitamina A ou a água suja. Como primeiro tratamento devemos proceder a uma limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vez ao dia.

Se não verificar uma melhoria deve recorrer ao veterinário para que este decida se é necessário um tratamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Problemas oculares

Piramidismo

O piramidismo afeta as tartarugas e terra e trata-se de um transtorno que se percebe muito facilmente através da carapaça, uma vez que a carapaça engrossa e eleva-se, nos casos mais graves, pode chegar a ser um problema muito severo para as tartarugas.

Esta doença relaciona-se diretamente com uma má alimentação, embora a falta de umidade e exposição solar assim como as doenças endócrinas também possam causar piramidismo.

Apesar de o piramidismo não ter tratamento, a avaliação precoce será muito importante para reduzir esta doença e melhorar a qualidade de vida da tartaruga.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Piramidismo

Lesões e carapaça nas patas

Por último mencionamos estas lesões, que sem serem uma patologia, são comuns nas tartarugas e devem ser tratadas atempadamente, caso contrário, podem aparecer complicações graves. As tartarugas podem magoar-se em quedas, arranharem-se ou morderem-se umas às outras, caso convivam outros répteis herbívoros.

Se a tartaruga apresenta um pequeno arranhão, bastará limpar a região afetada com água e sabão neutro, para posteriormente desinfectar com uma solução de iodo dissolvida em água. Por outro lado, se a ferida é profunda, é imprescindível recorrer ao veterinário com a maior urgência possível.

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra - Lesões e carapaça nas patas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
21 comentários
marcelo
bom domingo ! meu cagado de 04 anos não come e esta de boca aberta ha 4 dias atras observei que ela estava espumando com a boca aberta não posso pagar uma consulta pois além de não achar um especialista a consulta é muito cara ;obrigado se peuderem ajudar ou não.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelo! Infelizmente não conseguimos dar nenhum diagnóstico sem ver seu cágado. Recomendamos que você busque ajuda de um profissional, uma boa dica é pesquisar por ONGs ou Associações.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rosangela
Meu jabuti Chico está com a garganta inchada e está fazendo xixi com sangue, oq pode ser ?
Me ajudem por favor.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosangela! Sem ver o Chico não conseguimos dar nenhum diagnóstico. Recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mônica Taunisses
Acho que meu jabuti está soltando uma secreção vermelha. Já vi 2 vezes na casa, por onde anda. O que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mônica! O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de animais exóticos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Tatyana
Boa TARDE !!
Poderia me ajudar !! fui viajar e deixei minha tartaruga com uma pessoa mas não sei q ela fez minha tartaruga sumiu apos um mês foi encontrada no fundo do quintal totalmente suja e desabilitada, não tenho dinheiro para levar ela no veterinário poderia me ajudar dando algumas dicas como posso cuidar dela . Muito obrigada
A sua avaliação:
Duarte Hipólito
Olá eu tenho duas tartarugas que viviam em minha casa e entretanto como cresceram bastante tiveram de se mudar para um tanque que é feito em pedra e na altura quando elas se mudaram para lá eu chamei um veterinário para saber se elas estavam em boas condições e ele mandou-me fazer umas rampas para elas poderem ter uma parte seca e uma parte molhada e eu assim fiz , a situação é a seguinte ➡️ Uma delas está ferida na parte de baixo na frente e eu nao sei o que fazer por favor ajudem me !
Ps : a raça das tartarugas é hieroglíficas.
Roberta Pernambuco
minha jabuti esta com olhos fechados não esta andando não come intestino solto cabeça caida estou lavando olhos com soro não sei o que fazer obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roberta! O que você descreve é grave e precisa de consultar o quanto antes um médico veterinário especialista em animais exóticos.
Regiane
Meu jabuti e macho está com o órgão pra fora na verdade não sei se é o órgão genital pênis ou o ânus sei q está saindo uma secreção e ela já não aceita alimentos nem água ..
Uma amiga veterinária disse q aqui próximo a mim não tem especialista em animal silvestre !
Então por favor preciso de uma orientação e não que me mande ir a uma consulta ! Obrigada desde já !
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Regiane! O que você descreve parece se tratar de um prolapso da cloaca, o que requer uma intervenção cirúrgica.
Regiane
Obrigada
Vou levá-la a uma universidade ! Obrigada
IVANETE LIMA E SILVA
Minha tartaruga Rafaela está inchada, parece retenção de liquido, mais está inchado apenas as patas da frente e o pescoço (foto) as patas de trás estão normais. Vocês já tinham visto isso antes, estou muito preocupada com ela.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ivanete! Existem diferentes possibilidades para o que está acontecendo com ela. Você precisa visitar um médico veterinário de animais exóticos o quanto antes.
Marcelo
AMinha tartaruga ,saiu o ânus para fora e não retorna para dentro oque devo fazer obrigado urgente
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelo! A sua tartaruga está com um prolapso e precisa de ser consultada com urgência por um médico veterinário de animais exóticos. Quanto mais tempo ela estiver assim, mais grave se torna a situação.
Vanessa Teixeira
Gostaria de saber como faço para combater a epidemia de carrapatos que está dando em meu muçuã?
Posso usar remédio de cachorro para combatê-los como por exemplo o botox ou não?
Ficarei no aguarde da resposta.
Atenciosamente V.A.T.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Você deve visitar um médico veterinário, preferencialmente de animais exóticos! Só ele poderá prescrever o tratamento necessário. Obrigada por seguir a nossa página!

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra
1 de 7
Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

Voltar ao topo da página